+

TCC-2018

Defesas de Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia em 2018

DEFESAS EM 2018

 

Nº.

FORMANDO

ORIENTADOR

TCC

01

ALINE GONÇALVES DE CASTRO ZANIN

TEREZINHA OLIVEIRA

Rosvita de Gandersheim: teatro de educação no século x

02

ANA CAROLINA BARRETO

KETHLEN LEITE DE MOURA

A musicalização na primeira infância e o primeiro desenvolvimento das funções psicológicas superiores

03

ANA CAROLINA NUSS RODRIGUES

GILMAR ALVES MOTAGNOLI

Reflexões sobre o papel do professor na aquisição da linguagem escrita

04

ANA CLAUDIA DOS SANTOS GARCIA

ERCILIA MARIA ANGELI

A literatura infantil de Ruth Rocha e os direitos da criança: contribuições para a promoção da cidadania

05

ANA PAULA DOS SANTOS GOMES

MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES

A resistência do movimento estudantil a ditadura civil militar e a reforma universitária de 1968

06

ANNA PAULA DE JESUS ALMEIDA

TEREZINHA OLIVEIRA

Pedro Abelardo e o movimento de revalorização da dialétoca no sec XXI

07

BEATRIZ CORDEIRO ROSA

JANI ALVES DA SILVA MOREIRA

Políticas educacionais e o financiamento da educação infantil: uma análise das reformas educacionais atuais(2014 – 2017)

08

BEATRIZ JARDIM DE OLIVEIRA

ELIANA CLAUDIA NAVARRO KOEPSEL

Redes sociais como espaços de naturalização do pensamento que embala o movimento ‘escola sem partido’’

09

BEATRIZ TAYNA PEREIRA

JOSÉ APARECIDO CELORIO

O atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais em escolas Waldorf: análise de produções científicas (2007 – 2017)

10

BEATRIZ TOMAZOTI DE SOUZA

NATALIANA F . MEZZARI

A função do pedagogo nas produções dos professores PDEs-PR (2010 – 2016)

11

BRUNA CASTELHANO

TEREZINHA OLIVEIRA

A educação pata Jacques Maritain: considerações sobre os conceitos, de democracia, cidadania e liberdade

12

BRUNA CRISTINA RIBEIRO MARQUIS

DANIELA POLLA

Acadêmicas, esposas e mães: concepções e dificuldades acerca da conclusão de curso de pedagogia na universidade estadual de Maringá

13

CARLOS HENRIQUE DE SOUZA

DANIELA POLLA

Instrumentos avaliativos e avaliação da aprendizagem para/nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão da produção acadêmica brasileira de 2007 a 2017

14

CAROLINE VERZA DE CARVALHO

LUCIANA CANALLO

‘’É de mais ou de menos? Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da mat.

15

CHIARA BATAGLINI

REGINA DE JESUS CHICARELLE

O brincar na pedagogia Waldorf: considerações e reflexões sobe as possíveis contribuições a educação infantil brasileira

16

CRISTIANE DE VASCONCELOS LEHMKUHL

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

A importância da família no desenvolvimento da criança com transtorno de espectro autista

17

CREDIANE ALVES DE SOUZA

KETHLEN LEITE DE MOURA

As produções acadêmicas sobre afetividades e suas principais abordagens no curso de pedagogia Universidade Estadual de Maringá

18

CRISLAINE APARECIDA PITA

MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES

As propostas de Anísio Teixeira no debate educacional (1957- 1961)

19

CRISTINA SCHNEIDER WAGNER

JANI ALVES MOREIRA

Políticas para o financiamento da educação básica e custo aluno qualidade(CAQ) e o custo aluno qualidade incial (CAQi): os debates na CONAE e CONAPE

20

DAIANE MIRANDA DOS SANTOS

ELOIZA ELENA DA SILVA

A importância da relação entre a escola e a família para o sucesso da efetivação da inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista

21

DAIANI MANTOVANI

APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO

Gerioteca: uma proposta de humanização em hospitais

22

DANIELI BRAMBILA DE SOUZA

GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR

Autismo e inclusão:graus do autismo e o olhar pedagógico

23

DANIELLE APARECIDA NUNES SIQUEIRA DA SILVA

REGINA JESUS CHICARELLE

O protagonismo infantil na abordaem de Reggio Emilia: uma reflexão sobre as possíveis contribuições a educação infantil brasileira

24

DÉBORA VIDAL DE MORAES

MARIA TEREZINHA BALLANDA GALUCH

Educação de ciganos: dificuldades e desafios no processo de escolarização

25

ELISIA BEATRIZ GRANDE

MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES

Reforma do ensino superior pela lei nº 5.540/68 e a adequação aos interesses do mercado

26

ESTELA MARIS GUIMARÃES

MARTA CHAVES

Contribuição da teoria histórico cultural para o desenvolvimento psíquico na educação infantil

27

FERNANDA EDUARDA MOREIRA

GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR

A pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho: utopia ou realidade

28

GABRIELA PORTO SBORDINI DE SOUZA

ALINE FOLLINI LUNARDELLI LARA

Formação de professores e o debate sobre as dificuldades afetivas encontradas nas situações de estágio supervisionado: análise das opiniões de acadêmicos do curso de pedagogia

29

GABRIELA TEZOLIN

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

A dislexia no contexto escolar:contribuições da neurociência acerca do processo de aprendizagem

30

GABRIELLA VICENTE

ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA

Avaliação não infantil: análise crítica da tendência  a psicologização e a patologização de fenômenos educacionais

31

GRAZIELI BRAMBILA QUEIROZ

APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO

O brincar como elemento teraupêutico e cognitivo da criança hospitalizada

32

GIOVANA BEATRIZ TORTOLA DOS SANTOS

ROZENILDA LUZ

A importância da capacitação dos professores para atender crianças com necessidades especiais

33

GIOVANNA NASCIMENTO BORNELLI

ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA

Contra fatos há argumentos: uma crítica aos critérios diagnósticos de TDAH do DSM V

34

HELOÍSE CRISTINA FERREIRA GÂMBARO

SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO

Centro educacional Carneiro Ribeiro: Um olhar para as escolas-classe

35

ISABELA SIBIN CARRARA

VÂNIA DE FÁTIMA MATIAS DE SOUZA

A infância na escola: do sonhando ao ideal

36

ISABELLA RODRIGUES ALMEIDA

LUCIANA LACANALLO

O desenvolvimento infantil na abordagem de Henri Wallon: a influêcia da afetividade no contexto escolar

37

JAQUELINE APARECIDA RODRIGUES

TEREZINHA OLIVEIRA

Liberdade e emancipação humana segundo reflexões kantianas

38

JAQUELINE BONORA PICÃO

VÂNIA FÁTIMA MATIAS DE SOUZA

Políticas para alfabetização: do plano nacional de educação ao sistema nacional de avaliação da educação básica

39

JAQUELINE DE SOUZA DUTRA

ADEMIR QUINTILO LAZARINI

A educação escolar infantil no contexto da revolução industrial – sec XIX

40

JÉSSICA APARECIDA RAMOS

SUELEM HALIM NARDO DE CARVALHO

Doutrina para crianças de Ramom Llull: um tratado medieval para a educação de crianças (1274 – 1276)

41

JÉSSICA TOMOLEOTTI

MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES

Acordo MEC-USAID: influências nas reformas educacionais brasileiras durante a ditadura civil-militar de 1964-1971

42

JHENIFER GALINDO AVELINO

KETHLEN LEITE DE MOURA

As novas tecnologias na educação infantil

43

JORDANA MARQUES ROCHA

ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA

Patologização da educação: relações entre medicalização e problemas escolares na revista nova escola entre os anos de 2007 a 2017

44

JULIA RAFDAELA CLAUDINO

GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR

Conhecendo a síndrome de Down

45

KAÍQUE RODRIGUES MOREIRA

APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO

Mídias educativas: perspectivas pedagógicas

46

KATHIA AMARANTES KANASHIRO

RUTH SETOGUTI

Educação domiciliar: estudo sobre as famílias educadoras no Brasil

47

KELLY DE SOUZA ALVES

LUCIANA LACANALLO

Apropriação da linguagem matemática:os jogos e os livros didático

48

KHÉSIA PANHOZI VELLOZO

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

Hábitos orais deletérios na infância: implicações na aquisição da leitura e da escrita

49

LAIANI GERACINA OLIVEIRA

MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES

Gestão da sala de aula: a liderança na atuação docente

50

LARISSA BARTIERI DE SOUZA

ANALICE CZYZEWSKI

Relações e diferenças entre as concepções de gestão adotadas em escolas convencionais

51

LARISSA MOREIRA DA COSTA

TEREZINHA OLIVEIRA

A prudência como princípio do projeto educacional de Alberto Magno

52

LARISSA NNES DOS SANTOS

LUCIANA LACANALLO

Estágio supervisionado investigando concepções de acadêmicos do curso de pedagogia

53

LEANDRA CRISTINA SODRÉ DE SOUZA

KETHLEN LEIT E DE MOURA

Planejamento escolar e plano de aula: mapeamento de trabalhos de conclusão do curso pedagogia-UEM (2010-2017)

54

LEIDIANE CALDERAN DE ANDRADE

ANALICE CZYZEWSKI

Alfabetização Waldorf e as teorias que fundamentam a alfabetização a partir do século XIX

55

LETÍCIA ALVES CHAMBÓ

GILMAR ALVES MONTAGNOLI

Educação para o trânsito no ensino fundamental: análise de uma iniciativa

56

LETICIA YOHANA MUNIZ

KETHLEN LEITE DE MOURA

A relevância do estatuto da criança e adolescente na formação de professores do curso de pedagogia das universidades do Paraná

57

LUANA MARCELA PEREIRA DA SILVA

APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO

Pedagogia hospitalar: um olhar humanizado para as crianças adoecidas

58

MARIA ALINE DE LIMA GOUVEIA

APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO

Classe hospitalar: a consolidação de um direito

59

MARIA CÁSSIA DEFENDI

SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO

A organização do conselho de classe: um desafio para o pedagogo gestor

60

MAYSA DE MOURA POMPILHO

MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI

Políticas de formação e valorização de professores: em discussão as metas do PNE/2014

61

MICHELE ANDREIA AVELINO NOGUEIRA

LUCIANA LACANALLO

Vivências do estágio supervisonado: uma situação de formação

62

MICHELLY MILENA SOUZA NASCIMENTO

 

MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES

A reforma educacional de 1971 promulgada na lei 5.692: a profissionalização para os filhos da classe trabalhadora brasileira

63

MILAINE BENTO DE SOUZA

SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO

Centro educacional Carneiro Ribeiro: as atividades artísticas e recreativas desenvolvidas na escola - parque

64

NATÁLIA GIMENES MONTEIRO

MARIA EUNICE FANÇA VOLSI

Educação escolar quilombola

65

PATRÍCIA DA SILVA CAMILO

APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO

O uso da música na recuperação e desenvolvimento de crianças hospitalizadas:perspectiva pedagógica

66

RAFAELA AICE SOREECHIO

LUCIANA LACANALLO

Wallon e Vigotski: aproximações e distanciamentos sobre a concepção de desenvolvimento humano

67

RAFAELA MARTINS

ELISA MIDORI SHIMAZAKI

Erros na escrita em adultos com deficiência intelectual

68

RAUL MATHEUS DA SILVA

ELIANA CLAUDIA NAVARRO KOEPSEL

Um projeto social em disputa: análise do pacote de políticas educacionais do banco mundial aos presidenciáveis de 2018

69

RAYANI ANTONELI DE SOUZA BASSO

SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO

Anísio Teixeira e o centro educacional Carneiro Ribeiro: as práticas pedagógicas do setor do trabalho

70

RENATA POLONIO

LUCIANA LACANALLO

O recurso jogos é necessário para o ensino de matemática? Uma análise de propostas de jogos nos livros didáticos.

71

SABRINA COSTA ROCHA

GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR

Paralisia cerebral: o que as pesquisas abalizam sobe os recursos didáticos

72

SAMANTHA ELLEN SILVA SOUZA

JOSÉ JOAQUIM PEREIRA MELO

Proposta de formação moral para a comunidade de Corinto seungo Paulo Tarso

73

TAINARA LETÍCIA

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

Autismo e inclusão: reflexões sobre a inclusão escolar da criança co transtorno de espectro autista

74

TAYNARA MONTREZOL DE SOUZA

MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES

Os PCNs e o ensino da língua inglesa no ensino fundamental

75

THAIS BAI STALMAN DE FREITAS

CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

Impicações da psicologia histórico – cultural na educação: primeiras reflexões

76

THAISA CAROLINE MENDES

LUCIANA LACANALLO

Medicalização nas escolas

77

THALISSA AMBIEL SANTOS

HETHLEN LEITE DE MOURA

Gestão democrática: a escola como espaço de uma educação para a cidadania

78

VANESSA FERREIRA BUENO

SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO

Educação para a democracia: princípio para a organização escolar Anísio Teixeira

79

ZULEIDE SANTOS GONÇALVES

GILMAR ALVES MONTAGNOLI

O sistema educacional indiano: estudos e experiências