Histórico do Departamento de Fundamentos da Educação

Conheçam a história do Departamento de Fundamentos da Educação e veja nas abas seguintes as Chefias, Docentes e Técnicos que trabalharam na construção dessa trajetória.

O Departamento de Fundamentos da Educação - DFE/UEM

Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), foi criado pela Resolução 042/88-COU, em 28 de novembro de 1988, a partir da divisão do Departamento de Educação (DED) que se desmembrou em dois Departamentos: o Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e o Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP). O antigo Departamento de Educação (DED) foi fundado pela Resolução 01/76-Reforma, de 11/05/1976, quando da implantação da Reforma Universitária de 1968 (Lei 5.540/68), a qual estabelecia os Centros e Departamentos como estruturas organizacionais das Universidades. O Departamento tem por vocação “capacitar profissionais de graduação e pós-graduação”, além de “promover o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão” nas áreas de conhecimento que lhe são pertencentes (Res. 006/2019-CI/CCH).

A partir de 2009, o Departamento de Fundamentos da Educação passou a funcionar no Bloco I-12, bloco didático-administrativo destinado ao desenvolvimento de atividades e ao funcionamento dos departamentos da Área da Educação, tendo, anteriormente, funcionado no Bloco G-34 e no Bloco H-35.

Atualmente, o Departamento é formado pelas áreas de Comunicação e Multimeios; Fundamentos da Educação; Gestão Educacional e Metodologia e Técnica de Pesquisa.

Ensino de Graduação

O DFE é responsável, juntamente com o Departamento de Teoria e Prática da Educação, pelo Curso de Pedagogia na modalidade presencial. Anteriormente à criação de Departamentos na UEM, o Curso de Pedagogia, criado em 30/10/1972 e implantado em 1973, era oferecido pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências, Letras e Artes de Maringá.

Desde 2009, o DFE é responsável pela oferta do Curso de Pedagogia na modalidade a distância, o primeiro Curso de Graduação da UEM ofertado por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil. Entretanto, ele resultou da expertise desenvolvida por um grupo de docentes do Departamento desde 2001, quando iniciou a ofertado primeiro curso de graduação da UEM na modalidade a distância, o Curso Normal Superior, em convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A partir de 2005, a oferta deste Curso passou a ocorrer de forma independente, ou seja, com projeto próprio, sendo transformado, posteriormente, em Curso de Pedagogia.Acesse https://portal.nead.uem.br/site/web/artigo/visualiza/60837d646ee08211bdca850dd6d3ccf58518022f

O Departamento é o anfitrião do Curso de Comunicação e Multimeios, criado em 2010, e que teve sua primeira turma iniciada em 2011.  Seu projeto pedagógico foi idealizado por uma comissão instituída pelo CCH e contou com a participação de um grupo de professores do DFE. Para informações, acesse o site http://www.dfe.uem.br/comunicauem/

Além dos Cursos de graduação dos quais é responsável, o Departamento de Fundamentos da Educação oferta disciplinas em outros cursos de graduação: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Bioquímica, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Matemática, Música, Psicologia e Zootecnia.

Para obter os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia na modalidade presencial,Pedagogia na modalidade a distância e Comunicação e Multimeios, acessar a aba “Graduação”.

Ensino de Pós-graduação

Lato Sensu: Especializações

Ao longo de sua trajetória, o DFE ofertou diversos cursos de especialização, visando à formação continuada de profissionais da educação. Os cursos ofertados, tanto no Campus sede como em outros Campi da UEM, concentram-se nas áreas de gestão educacional, fundamentos da educação e pesquisa educacional.

Stricto Sensu: Mestrado e Doutorado

Com o objetivo de formar pesquisadores, professores da Educação Básica e Ensino Superior na região, em 1990, por iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Fundamentos da Educação,em convênio com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas,teve início oCurso de Mestrado em Educação por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação – área de concentração: Fundamentos da Educação (processo 878/88), aprovado pela resolução 026/89-COU. O Programa sofreu mudanças em sua trajetória, incorporando docentes de outros Departamentos e Instituições de Ensino Superior, assim,sua área de concentração passou a se denominar “Educação”. A partir de 2007, começou a ofertar o Curso de Doutorado em Educação. Para maiores informações, acessar www.ppe.uem.br

Além do Programa de Pós-graduação em Educação, os docentes do Departamento se inserem em outros Programas de pós-graduação da UEM e de outras Instituições de Ensino Superior, com o intento de formar pesquisadores que respondam às necessidades de investigação do campo educacional, assim como de outras áreas do conhecimento.

Atualização: 28/10/2021