O segundo dia do evento Multicom foi marcado por uma mesa redonda de debates, em torno da temática ‘’Linguagem Neutra’’. Para compor o pleito da discussão, estiveram presentes: a Professora Ma. Clara Hanke, Professore Esp. Leila Sassine e o Professor linguista Dr. Flávio Brandão. Como mediadora, Dra. Ana Cristina Teodoro da Silva, professora do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.

Durante a discussão, os três integrantes apontaram considerações gramaticais, estruturais, posicionamentos e reflexões a respeito da linguagem neutra e sua inclusão na linguística atual.

Captura de Tela 2022-09-22 às 18.28.34

#ParaTodosVerem – foto colorida horizontal em que se vê, ao fundo, o cerimonial abrindo a segunda tarde de evento, atrás do púlpito da UEM. Ao lado esquerdo está o público, visto de costas.

 

Por parte da professora Clara Hanke, foi exposta a relação de gênero na linguagem, nos levando a entender que a linguagem é sempre política e tem como uma premissa que a língua é viva, não estática. O professor Flávio Brandão apresentou as diferentes normas que correspondem a diferentes comunidades de fala, evidenciando a distinção delas em relação às regras (que consideram algo como certo ou errado). Destacou também a variação linguística, porém, ela não ocorre da mesma forma, ou seja, com a igualdade, que é premissa para a democracia (tema do evento). Por fim, ê professore Leila trouxe, por meio de dicas e referências, a importância de dar ênfase na necessidade de formalizar mudanças e pautar a existência através da linguagem neutra.

Ao final, a discussão foi aberta à plateia para um momento de perguntas acerca do tema.

 

Oficina 2 – Planejamento de Carreira

Captura de Tela 2022-09-22 às 18.29.19

#ParaTodosVerem – foto colorida vertical das oficineiras Thaynara Felipe e Mirian Ferreira, da Nação Digital, ao lado do pôster do X Multicom, com a logo em destaque nas cores vermelho e preto.

 

A Oficina sobre Planejamento de carreira aconteceu pela manhã com as oficineiras Thaynara Felipe e Mirian Ferreira da Nação Digital, contando sobre as suas respectivas carreiras. Realizaram uma interação com os alunos em que perguntavam o nome e uma curiosidade para que houvesse descontração e cada um se conhecesse.

Abordaram como o mundo VUCA e o mundo BANI afetam as construções de carreiras e como/onde queremos trabalhar. Segundo elas, os dois mundos têm características específicas, vamos falar um pouco sobre cada uma delas?

O mundo VUCA é a nomenclatura que diz respeito do período pós-guerra fria até antes a pandemia, cada letra tem um significado, V (volatile) = Volatilidade, U (uncertain)= Incerteza, C (complexity)= Complexidade e A (ambiguous)= Ambiguidade.

Já o mundo BANI é o “novo normal” = como vamos viver a partir do período pandêmico. O significado de cada letra é: B (brittle) = frágil, A (anxious) = ansiedade, N (nonlinear) = não linearidade e I (incomprehensible) = incompreensível.

Trataram de como dialogar com o medo, para que assim sejamos protagonistas de nossas carreiras, com questionamentos e afirmações:
Usar o medo a favor da pessoa
Qual é o seu medo mais constante ?
Do que esse medo quer te proteger?
O que você pode negociar com ele para ficar mais seguro?

As palestrantes reunirão 3 passos que devemos seguir para potencializar a carreira profissional que são:

1 – Autoconhecimento
2 – Feedback
3 – Autoavaliação
4 – Lifelong Learning – Aprendiz para a vida toda

E para finalizar as 10 habilidades mais procuradas em um profissional:

1- resolução de problema
2- trabalho em equipe
3- proatividade
4- criatividade
5- pensamento analítico
6- resiliência
7- organização
8- autoconfiança
9- liderança
10- accountability – senso de dono – preocupação com a empresa

 

Oficina 3 – Gestor de mídias digitais com foco em performance

Captura de Tela 2022-09-22 às 18.27.30#ParaTodosVerem – foto colorida vertical dos oficineiros Ana Flávia Perini e Flávio Moraes, ao lado do pôster do X Multicom, com a logo em destaque nas cores vermelho e preto.
Ministrada por Flávio Moraes e Ana Flávia Perini, a terceira oficina, já no período da noite, buscou responder a seguinte pergunta: como se tornar um gestor de mídias digitais com foco em performance?
Com ênfase no mercado de trabalho, os integrantes da Nação Digital — empresa de marketing parceira do evento — explicaram quais as funções de um analista de mídia e performance e como funciona o dia-a-dia deles dentro da agência.
Além disso, diversas plataformas foram apresentadas. Entre elas, vale ressaltar o Social Ads (com foco nos dados das redes sociais, como o Facebook Ads) e o Search Ads (direcionado aos programas de pesquisa, como o Google Ads).
Dessa forma, é possível analisar as informações de uma empresa e estabelecer personas, que nada mais são do que a representação fictícia do cliente ideal de uma marca, capaz de alavancá-la no mercado.
Entre outros aspectos, como a importância dos diferentes tipos de mídias, o papel dos números na gestão e o impacto que um plano de ação pode causar, exemplos de negócios administrados pela Nação Digital foram relatados, como forma de colocar em evidência os resultados obtidos diante de um serviço de análise bem feito.
Por fim, os profissionais deram destaque para o âmbito de anúncios, ensinaram aos ouvintes as melhores maneiras de criá-los de acordo com o perfil desejado pelo cliente e deixaram uma reflexão para o público: qual a sua jornada de compra?

 

Oficina 4 de Criação e Criatividade na era da performance digital

Captura de Tela 2022-09-22 às 18.29.41

#ParaTodosVerem – foto colorida horizontal dos oficineiros Matheus Oliveira e William Norberto ao lado do slide em que se lê “Black Premiada”. Em primeiro plano estão os estudantes, atentos à apresentação.

 

Outra oficina que aconteceu no período da noite, foi apresentada por Matheus Oliveira e William Norberto que trabalham na Nação Digital.

No começo da apresentação eles abordaram que um criativo escolhe um estilo de vida, é uma pessoa inquieta e muitas vezes não consegue separar a vida pessoal da profissional, pois várias ideias vão aparecendo no decorrer do dia. Além disso, conceituaram tópicos como mercado de trabalho, branding, foto e vídeo, design, redação, UX/UI, CRM e direção criativa. E mostraram o dia a dia da empresa em cada departamento. No final dessa parte eles abriram para perguntas.

Os dois oficineiros exibiram uma classificação na qual tinha a mídia tradicional, mídias digitais, social media e mídias de performance. Segundo Matheus e William, as mídias de performance são de maneira simplificada os anúncios exibidos no Google, Pinterest e outras páginas.

Na última parte da oficina eles mostraram cases e algumas ideias como insight, estratégia, conceito criativo e desdobramentos de ideias. Por fim, fizeram um pequeno exercício.

Captura de Tela 2022-09-22 às 18.26.54

#ParaTodosVerem – foto colorida horizontal de estudantes participando de oficina no X Multicom.

 

Captura de Tela 2022-09-22 às 18.27.18

#ParaTodosVerem – foto colorida horizontal de estudantes participando de oficina no X Multicom.

Relembre tudo que aconteceu no segundo dia do X Multicom:

TERÇA (13/09)

9h – Oficina 2 – Bloco G34, sala 12

13h30 – Mesa redonda: LINGUAGEM NEUTRA – Prof. Esp.  Leila Antoniassi Sassine,  Prof. Ma. Clara Hanke Ercoles, Prof. Dr. Flávio Brandão Silva – Bloco i12, Auditório 29 de Abril

16h – Mafuá – mostra de filmes selecionados e debate com realizadores – Bloco i12, Auditório 29 de Abril

19h30- Oficina 3 – Bloco G34, sala 12 | Oficina 4 – Bloco H12, Auditório