Depois de 2 anos o Multicom voltou com tudo!

No 1° dia do X Multicom teve uma apresentação cultural, discursos e a palestra do professor e Dr.Viktor Chagas. 

Para abrir o Multicom com chave de ouro, o aluno de Comunicação e Multimeios Lucas Higashi tocou e cantou três músicas autorais: Laranja, 19 e Índigo.

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#ParaTodosVerem – foto colorida em horizontal, plano conjunto do auditório com vários estudantes sentados assistindo a apresentação musical do estudante Lucas Higashi, tocando violão e cantando ao microfone.

 

Logo em seguida, foram chamados ao palco o professor  e diretor da PEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura) Rael Toffolo; a vice-diretora do Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes, Nilza Sanches; a chefe do Departamento de Fundamentos da Educação, Ednéia Rossi; a coordenadora do X Multicom, Graça Rosseto e o coordenador de CMM, Paolo Negri. A professora Graça discursou sobre a importância do tema (Democracia e Comunicação), falou brevemente sobre a Lei Geral das Universidades (LGU) e leu a carta à Comunidade Acadêmica da UEM do Fórum dos Coordenadores de Cursos Novos. O professor Paolo ressaltou alguns pontos envolvendo a carta, como a necessidade das vagas para docentes efetivos e a importância das instâncias da universidade valorizarem o curso de Comunicação e Multimeios, nota 5 na avaliação da SETI. A professora Ednéia Rossi salientou a relevância da discussão sobre democracia interna e externa da UEM e a importância do evento.

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#ParaTodosVerem – foto colorida em horizontal, que mostra a mesa com professores ao fundo e na parede está projetado slide com a logo e as cores do Multicom (vermelho e preto). Ao lado, um estudante atrás de um púlpito com a logo da UEM. Em primeiro plano, aparecem diversos estudantes de costas, assistindo a abertura do evento.

 

Depois começou a palestra do Prof. Dr. Viktor Chagas, da Universidade Federal Fluminense com o tema “Os memes como política vernacular”. Chagas apresentou resultados de estudos que em breve serão publicados em uma revista acadêmica. 

O professor citou que no meme existem elementos críticos que fazem as pessoas rirem, uma manifestação do humor e assim, uma manifestação cultural. E que por muitas vezes a literatura dos memes foi considerada algo banal e desimportante. 

Ademais, elencou o uso dos memes nas eleições internacionais e nacionais. Como por exemplo, o Cabo Daciolo e o grupo Cirilo Gomes Trabalhismo Shitpostagem em 2018 e em 2016 nos Estados Unidos. E afirmou que os memes podem ser utilizados para a disseminação de fake news e usados em manifestações. 

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#ParaTodosVerem – foto colorida em horizontal do Prof. Dr. Viktor Chagas, sentado à mesa enquanto palestra durante a abertura do Multicom. Ao fundo está projetado no slide o título “Os memes como política vernacular”. Em destaque, a logo do X Multicom em vermelho e preto.

 

A origem dos memes é da déc. 70 com o biólogo Richard Dawkins na qual definiu o termo, que tem uma relação com replicadores. Chagas apresentou algumas definições de memes, entre eles a “ideia de que é algo particular apresentada como texto escrito, imagem, linguagem animada, ou alguma outra unidade cultural” sempre relacionada a um contexto. 

O Doutor citou a diferença entre meme e viral, sendo o primeiro uma apropriação, um espalhamento e o segundo uma circulação direta, uma replicação. 

Além disso, Viktor mostra algumas classificações em relação aos memes como a estrutura e composição, os formatos, a estética e as famílias e coleções. Evidencia as diferentes formas e usos dos memes. Em relação a estética, ele mostrou uma estrutura visual nos memes dos grupos bolsonaristas: geralmente tem uma frase mais persuasiva, depois uma frase longa e muitas vezes pode conter uma marca d’água. 

O professor falou também sobre a militância memética, na qual acontecem ações coordenadas, como o vomitaço no Facebook do PMDB e do Temer em 2016. Reforçou que as piadas são diferentes nos países, nas culturas e nas etnias, o que enfatiza a necessidade de cuidado com o que compartilhamos, sobre o que rimos e o que multiplicamos, já que podem até reforçar estereótipos anti-democráticos. 

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#ParaTodosVerem – foto colorida em horizontal mostrando parte do auditório repleto de estudantes.

 

Oficina 1:  Introdução ao marketing digital e as áreas de atuação

Após a abertura, a noite ainda contou com a primeira oficina do evento “Introdução ao marketing digital e as áreas de atuação”, ministrada por Afonso Schnaider da empresa Nação Digital. No início da oficina, Afonso introduziu ao marketing digital, explicando a sua base, seus conceitos, o que é feito na área, e vários outros aspectos. Depois, ele deu ênfase nas áreas de atuação possíveis, foi explicado que existem muitas e Afonso citou 5 principais, exemplificou o que é feito e que tipo de profissionais trabalham na área:

  1. Performance: Mídia analista, criação, designer e redator
  2. Lead Generation: Inbound Analista, conteúdo, redator, criação e designer
  3. Social Media: Social media analista, criação, designer e redator
  4. CRM: CRM consultor, assistente, especialista, criação, designer e redator.
  5. Tech: Data, Web Analytics, tecnologia desenvolvedor.

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#ParaTodosVerem – foto colorida em vertical do oficineiro Afonso Schnaider em pé sorrindo. Atrás, está projetada no slide a logo da Nação Digital em branco e roxo.

 

Relembre como foi a programação do 1° dia do X MulticoM – Comunicação e Democracia:

 

SEGUNDA (12/09)

12h40 – Credenciamento para palestra – Bloco i12

13h30 – Palestra de abertura: O QUE A COMUNICAÇÃO PODE FAZER PELA DEMOCRACIA – Prof. Dr. Viktor Chagas (UFF) – i12, Auditório 29 de Abril

18h30 – Credenciamento para oficinas – i12, Auditório 29 de Abril

19h – Oficina aberta – i12, Auditório 29 de Abril