Em algum momento, todas as pessoas já se questionaram sobre qual é o sentido da vida. Essa dúvida tentou ser respondida algumas vezes através de diversas criações, uma delas foi durante a telenovela Além do horizonte, de 2013. Nela, três jovens saem em busca de pessoas desaparecidas, que posteriormente são descobertas em uma espécie de clínica destinada ao tratamento para a busca da felicidade.

Fonte: Adoro Cinema

Fonte: Adoro Cinema

#ParaTodosVerem – A imagem acima é a capa de apresentação da novela citada anteriormente. Nela, temos a paisagem horizontal de uma praia, composta pela água do mar e um céu em tons de azul claro e escuro, e vermelho. No centro da imagem há o nome da telenovela em branco.

Saindo do campo midiático, outra tentativa de resposta para essa questão foi proposta por Viktor Frankl, um médico de família austríaca e judia, que se dedicou aos estudos da psicoterapia. Uma de suas frases mais emblemáticas é que “nós podemos descobrir o sentido da vida de três diferentes maneiras: fazendo alguma coisa, experimentando um valor ou o amor, e sofrendo”.

-victor-frankl

Fonte: PUCRS

#ParaTodosVerem – Na imagem acima temos a fotografia de Viktor Frankl. Ele é um homem branco, de sobrancelhas e cabelos brancos, óculos aviador em armação de metal. Está de terno cinza, camisa e gravata em tons de rosa claro. Posa para a foto com uma mão no queixo e olha para fora do foco da câmera.

A criação da logoterapia 

De família judia, dois anos após se formar em medicina, em 1930, foi levado pelos nazistas para ser prisioneiro da guerra. Passou por quatro campos de concentração, inclusive dois dos mais letais: Auschwiz e Duchau.

Durante os treze anos em que viveu sob poder dos nazistas, Frankl pode ver as mais tristes e desumanas atrocidades até então já feitas pelo ser humano. Também pode perceber que em momentos de dificuldade e sofrimento, os prisioneiros escolhiam se solidarizar com os que estavam mais debilitados, ou seja, a bondade e a maldade, para ele, surgiam de acordo com momento e as pessoas que experienciavam tais acontecimentos.

Estando ele em campos de concentração, começou a desenvolver o que seria posteriormente a Logoterapia. Assim, a psicologia de Frankl foi reconhecida como a terceira escola da terapia vienense, após Sigmund Freud e Alfred Adler. A principal tese advém de que a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano.

O nascimento de um homem e sua obra

Nos anos finais da guerra, Frankl consegue roubar alguns papéis e escreve pontos do que viria a se tornar sua obra-prima. Então, em 1945, com o final da guerra decretado, o médico austríaco escreve em nove dias seu livro “Em Busca De Sentido: um psicólogo no campo de concentração”, em que descreve como foi sua experiência de onde viveu durante a segunda guerra mundial, além de apresentar conceitos a respeito de sua ciência: a Logoterapia.

Em seu livro, Frankl se concentra em descrever o comportamento da mente humana, em um espaço que as pessoas eram tratadas pior do que animais. Nesse lugar, em que ele mesmo se viu diversas vezes no limite entre o ser e o não-ser, surgiu, em total contradição, a ciência que prega a cura através da busca pelo sentido da vida.

Quando é liberto do seu número de prisioneiro 119.104, Viktor Frankl descobre que boa parte de sua família mais próxima morreu, inclusive sua esposa. É nesse cenário que o médico e psicólogo passa a viver, reestabelecendo sua vida pessoal e social. Pouco antes de morrer, em 1997, alcança diversos títulos de prestígio, incluindo o de Doutor em Filosofia.

Como alcançar o sentido da vida? 

Essa talvez seja uma das perguntas mais difíceis de responder. Nem Viktor Frankl pôde nos deixar uma resposta concreta, mas através de sua história de vida, tendo todos os motivos para desistir ou até mesmo tentar o suicídio em um cenário de pobreza, miséria e brutalidade, ele não desistiu de encontrar o que, para ele, seria uma cura.

Por esse motivo, essa resposta é especialmente individual. Assim, podemos partir de sua seguinte frase “nós podemos descobrir o sentido da vida de três diferentes maneiras: fazendo alguma coisa, experimentando um valor ou o amor, e sofrendo”. Pode ser difícil, mas mesmo após 25 anos de sua morte, Frankl nos deixou três caminhos, nos basta, pelo menos, tentar experimentar cada um deles.

Indicações

Entrevista com Viktor Frankl – O Sentido da Vida 

A Logoterapia e a Superação de Traumas Emocionais

El hombre en busca de sentido

#ParaTodosVerem – Imagem de capa – A imagem é de Viktor Frankl posando para a fotografia de perfil enquanto escreve em um quadro negro algumas palavras sobre um traçado de duas cruzes, uma horizontal e outra vertical (uma cruzando a outra pelo centro). O ambiente é todo em tons de preto e cinza. Frankl usa terno preto e óculos de grau. Ele tem cabelos brancos e aspecto já envelhecido. No plano de fundo da imagem temos uma cortina em tons de cinza, que toma toda a extensão de uma parede.

Referências 

Além do Horizonte 

Ebiogafia

Obvious 

PUCRS 

Amazon