Estamos a menos de 3 meses de um ato importante para o todo o país. A maioria dos brasileiros terá que ir até uma urna e votar no candidato que considerar como o mais capacitado para os cargos de presidente, senador, deputados e governadores. Neste ano, 2022, 152,4 milhões de pessoas estão aptas a votar¹.

Até 4 de maio as pessoas poderiam tirar ou regularizar o título de eleitor¹. O número de adolescentes interessados até o final de fevereiro de 2022 foi baixo, um pouco mais de 830 mil jovens. Esse número foi inferior se comparado a 2018, quando mais de 1,4 milhão de pessoas entre 16 e 17 anos estavam aptas a votarem².

Entretanto, esse número aumentou nos últimos meses. De acordo com os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em março um pouco mais de 1 milhão de adolescentes que não são obrigados a votar estavam com o seu título em mãos. Já em maio, cerca de 2,5 milhões de jovens estavam registrados. Então, houve um aumento de aproximadamente 1,5 milhão de indivíduos entre 16 e 17 anos².

“[Os números são] reflexo da mobilização encabeçada pelo TSE durante a semana do jovem eleitor, entre 14 e 18 de março, e que teve adesão espontânea dos partidos, da sociedade civil e de toda a sociedade brasileira a este movimento. O engajamento da sociedade foi refletida em números” – Presidente do TSE, Luiz Edson Fachin para o G1.

Como a aponta o presidente do TSE, uma das possíveis razões para o aumento foi a realização de uma campanha para a Semana do Jovem Eleitor, entre os dias 14 e 18 de março, quando cerca de 100 mil títulos foram feitos¹.

Lembrando que além de ser um ato democrático, votar em um candidato é eleger alguém para representar os seus ideais.

Não é a primeira vez que o TSE utiliza uma linguagem mais jovem para atrair possíveis eleitores. Nesse ano  usaram vídeos, artes de posts e até a hashtag “#rolêdaseleiçoes“¹. Abaixo é um audiovisual de 2015:

 

O diferencial foi que vários artistas nacionais e jornalistas se mobilizaram para incentivar os adolescentes a tirarem o seu título e os adultos a o regularizarem, como a Anitta, Tais Araújo e Míriam Leitão.

 

 

E os internacionais, como o Leonardo DiCaprio e o Mark Ruffalo.

 

 

Outro setor que ajudou nessa tag foi o esportivo. Os times de futebol, como Flamengo, Vasco e o Atlético Mineiro.

 

O uso do Twitter, assim como do Instagram, fez com o que o TSE tivesse um contato maior com o público alvo. Uma parcela grande dessas redes é composta por usuários jovens que as utilizam as redes para se atualizarem com notícias, compartilhar relatos e conversarem.

Mas além dessas pessoas, a instância e os times, empresas fizeram as suas campanhas para divulgarem o título de eleitor, como o Burger King e o Spotify com o Play no Voto. No caso da campanha do serviço de streaming, pop-ups com mensagens apareciam e estas encaminhavam o ouvinte direto para o site do TSE³.

captura-de-tela-2022-04-18-as-11.50.13_widelg

Divulgação: RollingStone

#ParaTodosVerem – Imagem em horizontal com fundo roxo e escrita em preto “Play no voto”, com várias formas coloridas no meio. O símbolo do Spotify no canto inferior direito.

É importante não se esquecer que tirar o título é apenas o primeiro passo! Para ter mudanças e melhorar cada dia mais as situações que acontecem no país é preciso escolher bem o seu candidato. Aparecer no dia e depois cobrar as pessoas que se elegeram!

#ParaTodosVerem – Imagem da capa em horizontal com o fundo em amarelo e várias linhas finas, no meio tem uma urna eletrônica e em cima “Título de Eleitor” em azul. Em volta alguns quadrados azuis.

Fontes:

¹ CNN Brasil

² Eleitorado mensal

³ Capricho