Estamos a menos de 3 meses de um ato importante para o todo o país. A maioria dos brasileiros terá que ir até uma urna e votar no candidato que considerar como o mais capacitado para os cargos de presidente, senador, deputados e governadores. Neste ano, 2022, 152,4 milhões de pessoas estão aptas a votar¹.
Até 4 de maio as pessoas poderiam tirar ou regularizar o título de eleitor¹. O número de adolescentes interessados até o final de fevereiro de 2022 foi baixo, um pouco mais de 830 mil jovens. Esse número foi inferior se comparado a 2018, quando mais de 1,4 milhão de pessoas entre 16 e 17 anos estavam aptas a votarem².
Entretanto, esse número aumentou nos últimos meses. De acordo com os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em março um pouco mais de 1 milhão de adolescentes que não são obrigados a votar estavam com o seu título em mãos. Já em maio, cerca de 2,5 milhões de jovens estavam registrados. Então, houve um aumento de aproximadamente 1,5 milhão de indivíduos entre 16 e 17 anos².
“[Os números são] reflexo da mobilização encabeçada pelo TSE durante a semana do jovem eleitor, entre 14 e 18 de março, e que teve adesão espontânea dos partidos, da sociedade civil e de toda a sociedade brasileira a este movimento. O engajamento da sociedade foi refletida em números” – Presidente do TSE, Luiz Edson Fachin para o G1.
Como a aponta o presidente do TSE, uma das possíveis razões para o aumento foi a realização de uma campanha para a Semana do Jovem Eleitor, entre os dias 14 e 18 de março, quando cerca de 100 mil títulos foram feitos¹.
Lembrando que além de ser um ato democrático, votar em um candidato é eleger alguém para representar os seus ideais.
Não é a primeira vez que o TSE utiliza uma linguagem mais jovem para atrair possíveis eleitores. Nesse ano usaram vídeos, artes de posts e até a hashtag “#rolêdaseleiçoes“¹. Abaixo é um audiovisual de 2015:
O diferencial foi que vários artistas nacionais e jornalistas se mobilizaram para incentivar os adolescentes a tirarem o seu título e os adultos a o regularizarem, como a Anitta, Tais Araújo e Míriam Leitão.
Tem 16 ou 17 anos ou fará 16 anos ATÉ 02 de Outubro? Mudou de cidade e quer votar para o novo presidente do Brasil?
Então, fique sabendo que é muito fácil tirar ou transferir o título hoje em dia! É tudo online e não precisa de biometria!— Anitta (@Anitta) March 23, 2022
🔔 Já começou o tuitaço #RolêdasEleições! Pra te lembrar da importância de tirar seu título ou regularizar sua situação eleitoral. Vamos? É só até o dia 04 de Maio! Então não deixe pra depois! pic.twitter.com/25SimsyGHP
— Taís Araujo (@taisdeverdade) March 16, 2022
Se você é jovem ou conhece um jovem saiba que tirar o título de eleitor é fácil. Dá pra fazer tudo de forma virtual. O voto dos jovens será decisivo, por isso entre no #RoledasEleicoes
— Míriam Leitão (@miriamleitao) March 16, 2022
E os internacionais, como o Leonardo DiCaprio e o Mark Ruffalo.
Obrigado aos heróis da democracia no Brasil que estão ajudando os jovens a se registrar para votar. Para saber mais sobre como tirar o seu título online até o dia 4 de maio, acesse https://t.co/Ok03JYLH0U, https://t.co/vnKyBBO6Dq, https://t.co/UfqsCAMZiz https://t.co/Ok03JYLH0U
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) May 2, 2022
Galera do Brasil! Deem RT aqui com os vídeos que vocês fizeram incentivando outros jovens a tirar o título. Vou repostar 5 vídeos antes da data limite de 4 de maio. Vamos bombar essa campanha! A democracia e o planeta saem ganhando. https://t.co/Cl57pzWi0f
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) May 1, 2022
Outro setor que ajudou nessa tag foi o esportivo. Os times de futebol, como Flamengo, Vasco e o Atlético Mineiro.
Para quem tem 16 ou 17 anos, o voto não é obrigatório – mas pode ser um golaço para o futuro do país! Nesse #RolêdasEleições, o Flamengo convoca a juventude da Nação Rubro Negra para tirar o título de eleitor em https://t.co/DBSeympSSE até 4 de maio e fortalecer a democracia ❤🖤 pic.twitter.com/nXIwNs7n12
— Flamengo (@Flamengo) March 16, 2022
Quem torce pelo @VascodaGama não desiste até que a disputa termine.⚽
No #RolêdasEleições, o Gigante da Colina convoca toda juventude pra tirar seu título de eleitor em https://t.co/MF5I1wSP0S e vir com tudo e mais um pouco nas #Eleições2022! pic.twitter.com/VrCY3XJQXj
— Vasco da Gama (@VascodaGama) March 16, 2022
Alô, Massa! No #RolêdasEleições, o jovem está convocado a entrar em campo pela democracia!
Tem ou vai completar 16 anos até 2 de outubro? Tire seu título em https://t.co/xS1alsn17K e participe das Eleições 2022.
O prazo encerra dia 04 de maio. Não deixe pros minutos finais! ⚽ pic.twitter.com/eQul2jh9lP
— Atlético (@Atletico) March 16, 2022
O uso do Twitter, assim como do Instagram, fez com o que o TSE tivesse um contato maior com o público alvo. Uma parcela grande dessas redes é composta por usuários jovens que as utilizam as redes para se atualizarem com notícias, compartilhar relatos e conversarem.
Mas além dessas pessoas, a instância e os times, empresas fizeram as suas campanhas para divulgarem o título de eleitor, como o Burger King e o Spotify com o Play no Voto. No caso da campanha do serviço de streaming, pop-ups com mensagens apareciam e estas encaminhavam o ouvinte direto para o site do TSE³.

Divulgação: RollingStone
#ParaTodosVerem – Imagem em horizontal com fundo roxo e escrita em preto “Play no voto”, com várias formas coloridas no meio. O símbolo do Spotify no canto inferior direito.
É importante não se esquecer que tirar o título é apenas o primeiro passo! Para ter mudanças e melhorar cada dia mais as situações que acontecem no país é preciso escolher bem o seu candidato. Aparecer no dia e depois cobrar as pessoas que se elegeram!
#ParaTodosVerem – Imagem da capa em horizontal com o fundo em amarelo e várias linhas finas, no meio tem uma urna eletrônica e em cima “Título de Eleitor” em azul. Em volta alguns quadrados azuis.
Fontes:
³ Capricho