Novo ano letivo, novos alunes cmmers!

Foto: Beatriz Endo
#ParaTodosVerem – Foto em horizontal do auditório, os professores e coordenadores de departamento está do lado esquerdo e do lado direito bancos com vários alunos sentados neles.
Dia 1
Na segunda-feira, 18, as aulas nos campus da UEM voltaram. A cada canto da universidade se pode ver novas carinhas, grupos de estudantes comemorando a nova fase e é claro, a semana de integração de diferentes graduações. Em Comunicação e Multimeios a apresentação do curso para os novos graduandos vai ser realizada na Semana de Integração.
No 1° dia dessa semana, os professores Paolo Negri, Tiago Lucena e a coordenação do departamento deram as boas vindas aos noves alunes. Paolo e Lucena falaram sobre a UEM, as suas diretorias e departamentos, os seus espaços, como a Biblioteca Central da UEM (BCE) e os serviços que a universidade oferece, como o Instituto de Línguas (ILG). Além disso, a professora Daniela Polla mostrou como funciona os números e as letras dos blocos, tendo como base a longitude e latitude.

Foto: Beatriz Endo
#ParaTodosVerem – Foto em horizontal em que a professora Daniela Polla está na frente do slide que tem uma imagem dos telhados dos blocos da UEM. Na frente dela há várias cadeiras pretas em torno de uma mesa branca. Do lado esquerdo da foto está o professor Paolo e o Tiago virados para o slide.
Sobre o curso mostraram a história de Comunicação e Multimeios, quando os projetos de extensão foram criados e quais as notas que a graduação recebeu ao longo dos anos pelo Ministério da Educação (MEC). Todas acima de 4,5 em uma escala de avalição que vai de 0 (zero) a 5 (cinco).

Foto: Beatriz Endo
#ParaTodosVerem – Foto em horizontal, na qual no fundo tem um slide sendo apresentado. Na frente estão os professores Lucena e Paolo, o último sentado em uma cadeira e na frente dele uma mesa branca.
O curso voltou com várias novidades que foram apresentadas no 1° dia. O turno mudou, da tarde passou para a noite. Os professores explicaram que ocorreu essa mudança porque a graduação sendo nesse período atrapalha alguns estágios e trabalhos e, assim, fica indisponível para vários alunes que querem cursar Comunicação. Para os docentes isso significa uma conquista, são lutas pelo espaço porque muitos cursos da UEM acontecem no período noturno, sendo assim, poderia não ter um local para a nova turma de Comunicação. Mas os responsáveis conseguiram essa mudança.
Outro tópico debatido foi o que significa o curso ter uma nova grade curricular. Para os professores esse novo currículo é para os estudantes e principalmente para a sociedade. No final eles apresentaram o site SISAV (Secretaria Acadêmica Virtual) e os horários.

Foto: Beatriz Endo
#ParaTodosVerem – Foto em horizontal, na qual tem um slide da nova grade curricular sendo apresentada ao fundo e na frente uma mesa branca com várias cadeiras em seu entorno.

Foto: Beatriz Endo
#ParaTodosVerem – Foto em horizontal dos alunos sentados em cadeiras.
Dia 2
Já na terça-feira, 19, alguns professores do curso se apresentaram e falaram brevemente sobre as matérias que lecionam em comunicação. São eles: Ana Cristina Teodoro, Cássio Henrique Ceniz, Daniela Polla, Elisa Peres Maranho, Francisco Verri, Graça Rossetto, Paolo Negri, Rodrigo Gontijo, Tiago Lucena, Tiago Lenartovicz e Valéria Soares de Assis.

Foto: Isadora Zirondi
#ParaTodosVerem – fotografia tirada na parte de trás de um auditório. Nele, os alunos estão todos de costas, sentados em cadeiras com mesas laterais acopladas. A frente desses alunos, no fundo da imagem estão os professores em pé e de frente para os alunos. O auditório é todo iluminado com luzes no teto, uma caixa de som em cada uma das paredes laterais, cortinas e ar-condicionados.
Além disso, foram apresentados aos caloures os projetos de extensão: Criative Jr., Cine UEM, Comunica UEM e Observatório de Mídias (Mbói), os quais expuseram suas atividades e modos de funcionamento.

Foto: Isadora Zirondi
#ParaTodosVerem – fotografia tirada na parte de trás de um auditório. Nele, os alunos estão todos de costas, sentados em cadeiras com mesas laterais acopladas. A frente desses alunos, no fundo da imagem há uma pessoa de pé apontando para a parede em que uma mídia é reproduzida através de um projetor. O auditório é todo iluminado com luzes no teto, uma caixa de som em cada uma das paredes laterais, cortinas e ar-condicionados.
Por fim, mas não menos importante, alguns representantes da Atlética de Comunicação e Multimeios, Lhama UEM, retrataram de forma detalhada e descontraída o que está por trás das festas e dos jogos universitários.

Foto: Daniela Polla
#ParaTodosVerem – fotografia tirada em formato vertical. Nela há seis pessoas, sendo elas 3 homens e 3 mulheres. Todos os homens vestem bermuda e camiseta, enquanto que as mulheres estão vestindo calça e camiseta. Na imagem eles estão todos juntos, de máscara e olhando para a câmera enquanto fazem um L com as mãos. Essas pessoas, alunos da universidade, estão em um auditório, em que o chão é preto e as paredes ao fundo são brancas com a projeção de uma imagem que não é possível identificar.
Dia 3
O terceiro dia (20/07) da recepção dos calouros contou com um bate papo entre os novos alunos e o professor Tiago Lucena. Na roda de conversa, foi possível conhecer a história dos novos estudantes e como eles chegaram até o curso de Comunicação.

Foto: Maria Eduarda Fernandes
#ParaTodosVerem – foto tirada horizontalmente com a câmera posicionada de forma diagonal. Na imagem temos o ambiente de um auditório. Ele é todo branco, bem iluminado com luzes no teto e cortina na lateral direita. O chão é preto e nele há um plano mais elevado com uma mesa e três cadeiras. Em duas dessas cadeiras há pessoas, sendo elas: um homem de calça, tênis, camiseta, máscara e óculos, e uma mulher com tênis, calça, camiseta, camisa, óculos e máscara. Ela segura um papel em mãos e olha para ele com a cabeça baixa, enquanto o homem apoia um dos braços na lateral da mesa e olha para frente.
Além disso, houve troca de experiências com o professor e veteranos presentes na reunião, gerando integração e compartilhamento de dicas importantes, agregando na trajetória do curso.

Foto: Maria Eduarda Fernandes
#ParaTodosVerem – foto tirada horizontalmente com a câmera posicionada de forma diagonal. Na imagem temos o ambiente de um auditório. Ele é todo branco, bem iluminado com luzes no teto e cortina na lateral direita. Nele há várias cadeiras estofadas com mesas acopladas nas laterais. Há cinco alunos sentados nessas cadeiras, todos utilizando máscaras e olhando para a câmera, exceto uma das pessoas. Na parede há cortinas, uma caixa de com e um ar-condicionado.
Dia 4 – Aula inaugural
Provavelmente já te disseram ou você mesme já experimentou, mas na Universidade os espaços de aprendizado vão muito além das disciplinas e da sala de aula. O quarto dia desta semana foi exatamente um desses exemplos.
Com o tema “É possível uma universidade antirracista?”, o professor Delton Felipe conduziu uma reflexão a respeito do que é o racismo (ou os racismos), o ser antirracista e da necessidade de combater processos de invisibilidade.

Foto: Graça Rossetto
#ParaTodosVerem – fotografia tirada na horizontal. Nela há a parte da frente de um auditório. No primeiro plano temos um home de calça e camiseta pretos, tênis e máscara. Ele segura um microfone próximo a boca. No plano do fundo da imagem há um palco elevado em que mesa e cadeiras estão posicionadas. Atrás disso há uma janela grande com vários vidros, ela é laranja e os vidros são pretos. Ao lado esquerdo da janela há uma parede branca em que está projetada uma imagem de slide, em que está escrito o seguinte questionamento: “é possível uma universidade antirracista?”.
Lembrou que os eufemismos para as palavras negro e preto nada mais são do que o resultado de um longo processo de negação do racismo que o Brasil viveu. E, aliás, eufemismos aí não fazem o menor sentido.
Militante, o professor tem uma história de luta por uma universidade mais inclusiva e mais diversa, e nesse sentido nos fez pensar sobre o que cada um pode fazer para participar dessa luta.
Primeiro é lembrar que a universidade somos nós, todes que dela fazem parte. A partir daí é preciso compreender o que é o racismo e perceber que ele é um fenômeno que se manifesta de várias formas, com agentes e características diferentes.
Compreendo-o é preciso ser antirracista. E isso não significa ser somente contra o racismo, significa militar pela causa para que do reconhecimento se passa à reparação e valorização.
No encerramento, o professor listou o que podemos fazer, baseado no Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro:
- Informe sobre o racismo
- Reconheça os privilégios da branquitude
- Perceba o racismo internalizado em você
- Apoie políticas educacionais afirmativas
- Transforme o seu ambiente de trabalho
- Questione a cultura que você consome
Fácil, né? Só que não. Imagine para quem sofre com isso todos os dias, por toda uma vida. Não dá pra imaginar. Então, o cada um pode fazer, do seu lugar, é refletir e se preparar para ação. A luta antirracista é de todes!
E todo mundo sabe, mas não custa lembrar, que a nossa UEM aprovou há pouco tempo as cotas e que em alguns anos essa política será reavaliada. Temos que assumir o compromisso de sua manutenção e expansão. Devemos estar atentos e ativos e, inclusive, aproveitar o momento atual de eleições (no campus e no Brasil) para escolhermos quem estará do nosso lado.

Foto: Graça Rossetto
#ParaTodosVerem – Imagem tirada na horizontal da perspectiva de uma pessoa por trás da mesa de um auditório. Na fotografia há um homem negro de costas para a foto e de frente para as pessoas do auditório. A frente dele temos cadeiras por toda a extensão do local. As cadeiras são azuis, e nelas estão sentadas diversas pessoas. Ao fundo há uma janela grande em laranja e os vidros em preto. O local é todo de paredes brancas e, no teto, há muitas luzes.
#ParaTodosVerem – Imagem da capa em horizontal, na parte superior uma retângulo azul e escrito “1° dia da Semana de Integração Comunicação e Multimeios 2022” em outro tom de azul. Do lado esquerdo três círculos amarelos de tamanhos diferentes e mais três em baixo do escrito. Na parte inferior da imagem mostra o auditório com professores e alunos sentados em cadeiras pretas.
Dia 5
Para o último dia da Semana de Integração, alguns veteranos do curso foram chamados para mostrar pesquisas e projetos que eles desenvolveram em CMM.
O primeiro projeto foi da Naomy Ikeda, que acabou de se formar. Com o título “Anticorpos”, o projeto dela já apareceu aqui no blog, quando falamos dos trabalhos indicados para o Expocom 2022.
O projeto é uma narrativa multimídia acerca dos acontecimentos e sentimentos provocados pela pandemia da Covid-19. O resultado é um fotolivro construído a partir de uma sequência de fotografias da estampa de um vestuário que propõe uma narrativa cronológica dos acontecimentos.
Em seguida, as graduandas Juliana Thomaz e a Beatriz Senger apresentaram um trabalho de jornalismo humanizado. A partir da narrativa da pediatra neonatologista Dra. Shirley Terezinha de Vargas Cardoso e também de mães que já tiveram um bebê prematuro, as alunas descrevem o processo pelo qual elas passaram. As alunas enfatizaram como foi um tema complicado por causa do assunto delicado e que essa foi uma experiência enriquecedora.
Além desses trabalhos desenvolvidos para disciplinas do curso, também foi apresentada uma Iniciação Científica do aluno Leonardo Roque Costa, orientado pelo professor Tiago Lucena e pela professora Graça Rossetto. A pesquisa tem o título “Dê um like no seu canditado: Uma análise do uso do Instagram durante as eleições de 2020″. Leonardo coletou todos os post feitos pelos candidatos a prefeito desde 27 de setembro até 14 de novembro daquele ano.
Os alunos Murilo Mokwa e John Zegobia apresentaram um curta metragem, desenvolvido para a matéria de Técnicas e tecnologias de criação visual, ministrada pelo professor Tiago Lenartovicz. O curta se chama Ruído Roído e está disponível no Youtube.
Por fim, Beatriz Endo e Lucas Higashi apresentaram o projeto Sonata de um Jovem Melancólico. O trabalho foi pensado para a matéria de Meios Digitais como uma instalação sonora centrada na narrativa de um romance platônico adolescente, incluindo mídias tangíveis e mobile.
Aos novos graduandos de Comunicação e Multimeios, a equipe do Comunica dá as boas vindas e espera que aproveitem cada aspecto, desde as aulas até os projetos de extensão desse curso maravilhoso!