Após o hiato de uma semana, voltamos com mais uma reportagem da série “Por um jornalismo humanizado” de estudantes do curso de Comunicação e Multimeios, da Universidade Estadual de Maringá. Você que acompanha o Comunica UEM terá a oportunidade de ler sobre um tema delicado: a violência obstétrica. Para uma melhor experiência, sugerimos que façam a leitura por computador/notebook:
O QUE ACONTECE NA SALA DE PARTO? UM COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA
As acadêmicas Isadora Fernanda, Júlia Rovani e Giovanna Cesbulski decidiram enfrentar o assunto para entender um pouco sobre e contar a história de quem está por perto e já passou pelo problema. A motivação foi o caso de uma influenciadora digital que tornou público nacionalmente o problema que enfrentou.
A reportagem inicia narrando o ritual que normalmente as gestantes e futuras mamães passam antes do parto. No entanto, surpreendem os leitores trazendo um ponto inesperado, mas infelizmente possível e real.
A partir disso, trazem o caso de uma mãe que levou um tempo para entender o que viveu no primeiro parto, explicam o que pode ser entendido como violência obstétrica e abordam dados sobre quais são os tipos de partos e os índices realizados no país.
Produzir um jornalismo humanizado não significa falar exclusivamente sobre o que é positivo. A tarefa é falar sobre o que acontece com as pessoas no curso da vida, o que é verdade e nem sempre ganha espaço nos veículos jornalísticos tradicionais.
Nessa perspectiva, o profissional tem a missão de ser sensível ao ponto de tocar a sociedade usando as lentes da mídia para tornar visíveis os problemas que muitas vezes são camuflados.
Que essa reportagem possa ser foco de luz e trazer mais esclarecimento para você!
#ParaTodosVerem – Imagem de capa em horizontal de uma colagem com uma foto de três pessoas, sendo duas crianças e um adulto. Ao fundo há um pedaço do símbolo de feminino e uma mão que segura um megafone, ambas meio transparentes sobre um fundo pastel de rosa e branco. Também há um trecho de uma frase ao lado da cabeça do adulto escrito “of the island being brou). Sobre a foto está escrito em letras bem grandes “Por um jornalismo humanizado”, abaixo desse título, com fonte bem menor está escrito Post 3.