Elon Musk, empreendedor, fundador, diretor-executivo e diretor técnico da SpaceX, e também CEO da Tesla, comprou o Twitter por 44 bilhões de dólares.

Quem é Elon Musk?

Elon Reeve Musk é o homem mais rico do mundo atualmente. Formado em física e economia, muito conhecido por ser criador da Tesla, que produz carros elétricos, mas anteriormente já havia fundado a SpaceX, empresa fabricante de sistemas aeroespaciais. Ele é pai de 8 filhos.

imagem_2022-05-05_021221934

Créditos: Revista Time

#ParaTodosVerem: Capa da revista Time. Foto do rosto de Musk centralizada, com uma luz iluminando sua face levemente inclinada para a esquerda, ele detém uma expressão séria e olha para longe. Possui na parte superior o texto: “Pessoa do ano” e “Tempo” em inglês. Ao lado esquerdo o nome Elon Musk, no entorno da imagem há uma borda vermelha.

Sobre o Twitter

O Twitter possui cerca de 220 milhões de usuários ativos e é considerada umas das redes sociais que mais tem influência na opinião pública, por ser o lugar onde muitos jovens buscam informação.

imagem_2022-05-05_022010370

Imagem: Unsplash

#ParaTodosVerem: Imagem de um celular com a logo do Twitter – um pássaro branco em um fundo azul céu.

Famigerado por ser polêmico em sua conta no Twitter, o bilionário sempre foi um usuário frequente da rede, visto que qualquer mero tweet dele pode bagunçar as cotações de criptomoedas como o bitcoin. Musk já havia demonstrado interesse em investir na plataforma e levantou a questão sobre como ela trata a liberdade de expressão, cogitando até mesmo a criação de uma nova mídia social.

Especialistas de marketing acreditam que essa preocupação com a liberdade de expressão pode se tornar uma brecha para desinformação. Sabendo que o uso da publicidade como modelo de monetização é um grande moderador de conteúdo, Elon Musk pretende substituir esse método cobrando assinatura dos usuários. Ele acredita que dessa forma o Twitter deixará de ser uma plataforma de “nicho” e conseguirá expandir seus usuários.

Devido as mudanças drásticas que o empresário pretende fazer, o mesmo foi questionado sobre uma possível saída em massa de funcionários da empresa, em função de que muitos colaboradores eram abertamente contra essa transação e temem a volta de pessoas banidas da plataforma. Mas Musk diz não ter preocupações em relação a isso. Ademais, muitos usuários também desaprovaram a aquisição do bilionário.

Algumas outras propostas de Elon Musk a respeito da modificação do Twitter são:

  • Botão de Edição – A possibilidade de corrigir um tweet já publicado a qualquer momento.
  • Algoritmo Público – O que permitiria a transparência acerca de como a rede determina quais conteúdos aparecem na linha do tempo de cada um.
  • Mais caracteres por tweet.

O que Musk entende ser liberdade de expressão e como isso pode afetar um dos aplicativos mais relevantes publicamente? Caso você continue interessado no assunto, recomendamos o vídeo a seguir:

#ParaTodosVerem: Imagem de Capa. Com um fundo azul, a logo do Twitter aparece ao lado esquerdo, à direita vemos Elon Musk olhando para a esquerda. Acima de Musk podemos observar os símbolos das interações da rede social, sendo elas: comentar, retweetar e o curtir em vermelho.

Fontes

G1

Brasil de Fato

Tecmundo