Uma comemoração comum em grande parte dos países do mundo é o Dia das Mães. Pensando nisso, as pessoas sempre definem as mães como a mulher que concebe um filho. Mas para elas, como será que é essa definição? Pensando nisso, hoje trazemos para o site nossas mães, uma extensão de nós, participantes do projeto Comunica UEM.

Eunice Tanaka Endo 

Gosto de passear com a família, no shopping e visitar os sobrinhos.

Ser mãe é dar educação, criar os filhos, dar bons estudos e ter uma família. A maior felicidade de ser mulher para mim foi ter gerado duas filhas. Essa foi a minha alegria junto com ver elas crescendo.

WhatsApp Image 2022-05-06 at 17.11.15

Arquivo pessoal: Beatriz Endo

#ParaTodosVerem – Na imagem acima temos a fotografia de Eunice do lado esquerdo e sua filha, Beatriz ao lado direito. Eunice está olhando para frente, é japonesa, veste uma camiseta em tons de azul e usa batom vermelho. Ela tem o cabelo preso, preto e usa uma franja na altura da sobrancelha. Sua filha, também japonesa, de cabelos longos, está de camiseta vermelha, com uma estampa em branco retangular e uma frase nela. Beatriz está beijando o rosto da mãe.

Devanil Nascimento Rossetto

Gosto muito de arte no geral, música, artesanato, teatro e bons livros, passear, mas a melhor coisa é estar com minha filha e vê-la feliz. Também sou muito religiosa, é onde encontro minha fortaleza.

Ser mãe é um dom divino. É sentir um amor incondicional e sem limites, que nos ensina a amar, perdoar, compreender, ter tolerância e não pedir ou desejar nada em troca. É ser guerreira e nunca se sentir sozinha, porque você passa a viver pensando por dois e em função do outro. Ser mãe é tudo na minha vida, especialmente porque sinto uma filha amiga, compreensiva, uma luz que ilumina meus caminhos quando o Sol me falta. Ser mãe me ensina a ser melhor na vida, não perfeita, mas melhor. Há três anos me sinto ainda mais mãe, com a chegada do meu neto. Ele é mais um motivo que me leva a lutar para viver mais e melhor.

WhatsApp Image 2022-05-06 at 10.30.42

Arquivo pessoal: Graça Rosseto

#ParaTodosVerem – Na imagem acima temos a fotografia de Graça e sua mãe, Devanil. Elas estão em um local com muitas pessoas e um palco ao fudo. As duas sorriem para a foto e usam roupas vermelhas. Graça é uma mulher branca, está de cabelo preso todo para trás e usa um batom vermelho. Devanil, sua mãe, também é uma mulher branca. Ela tem cabelo preto na altura dos ombros e está solto, além de estar usando batom vermelho.

Ninfa Helena Eckert Fernandes

Gosto de passear, ir à academia e jogar beach tênis

Ser mãe pra mim é ressignificar a vida, não teria nenhum sentido viver sem ter tido essa oportunidade de ser mãe. Aprendi e aprendo todos os dias com minhas meninas.

WhatsApp Image 2022-05-06 at 10.16.58

Arquivo pessoal: Maria Eduarda Fernandes

#ParaTodosVerem – Na imagem acima temos a fotografia em formato de selfie de Maria Eduarda e sua mãe Ninfa. As duas são mulheres brancas, olham sorrindo para a câmera e estão com a cabeça uma encostada na outra. Ambas usam boné e estão com trajes esportivos, o de Maria Eduarda é uma camiseta preta com estampa e escrita da Nike, e Ninfa usa uma camiseta verde musgo com estampa de folhagens em cinza.

Mariana Guerra Medina

Amo tomar sol, mar, piscina, música, estar com a família e amigos , viajar, tomar um vinho.

Ser mãe é sentir o maior amor do mundo, é a maior responsabilidade e também a maior e melhor recompensa, quando recebemos aquele sorriso. É sentir o amor de Deus, é ter coragem e força quando você acha que não tem mais. É querer a felicidade deles muito mais que a nossa . É querer pegar pra nós toda dor que eles sentem. É tanta coisa, que fica difícil falar, é o amor mais puro e verdadeiro.
Ser mãe da Maynna, foi a melhor coisa que eu fiz na vida , é minha alegria , meu orgulho e minha gratidão.

Arquivo Pessoal: Maynna Guerra

Arquivo Pessoal: Maynna Guerra

#ParaTodosVerem – Na imagem acima temos  fotografia de Maynna e sua mãe, Mariana. As duas são brancas. Elas posam para uma selfie. Maynna está abraçada à mãe por trás dela. Mariana parece mandar um beijo para câmera. Ambas estão de batom rosa.

Teresinha de Oliveira Negri

Amo cozinhar e viajar.

Ser mãe é ter a graça de receber um presente Divino! É se doar o tempo todo, é amar e não esperar nada em troca, é sentir se feliz e realizada quando vê seu filho feliz.

Arquivo pessoal: Paolo Negri

Arquivo pessoal: Paolo Negri

#ParaTodosVerem – Na imagem acima temos a fotografia de Paolo e sua mãe, Teresinha. Posam para a foto lado a lado com as mãos uma na cintura da outra. Foto da cintura para cima em que vestem cores escuras e sorriem para a foto.

Luzia Edinéia dos Santos 

Gosto de ir à  missa, andar de carro, ficar em casa com a família e treinar musculação. 

Ser mãe é ser amorosa, legal, carinhosa, conselheira e batalhadora, cuidar bem da filha, ser amiga em todas as horas, nas boas e nas ruins.

Arquivo pessoal: Vitória Mariana

Arquivo pessoal: Vitória Mariana

#ParaTodosVerem – Na imagem acima temos a fotografia de Vitória e sua mãe, Luzia. Ambas estão sentadas no chão. A filha apoia o braço sobre o ombro da mãe e elas sorriem para a foto. Luzia é uma mulher negra com o cabelo preto bem curto. Ela usa uma camiseta branca com a imagem de Nossa Senhora estampada. Vitória, uma mulher branca, está sentada ao lado da mãe. Ela  tem os cabelos castanhos na altura dos ombros, usa uma blusa preta de gola alta e um colar duplo dourado.

Marcela Fabiana Vieira dos Santos

Gosto de passear, ir no shopping e comer.

Ser mãe é dedicação e compromisso. É um presente de Deus.

Visões diferentes 

Ser mãe é ser múltiplas mulheres em uma só. É saber se doar e ser não só mãe, mas também mulher. Cada uma de nossas mães, para além de terem a maternidade em comum, são mulheres que têm gostos, estilos e jeitos muito diferentes umas das outras. 

#ParaTodosVerem Imagem de capa – A imagem da capa é uma fotografia de três mulheres em pé e de costas em um jardim. A mulher do meio é uma senhora mais velha, branca e de cabelo curto e castanho. Ela usa uma camiseta rosa claro e uma calça de tecido cinza. Nas duas pontas, de mãos dadas com a senhora, há duas  mulheres de meia idade. A mulher da direita é branca, tem cabelos loiros e na altura das costas. Ela usa uma jaqueta jeans amarrada na cintura e um vestido azul escuro. Na outra ponta direita há uma mulher negra, de cabelo bem curto e preto. Ela usa uma camiseta branca e uma calça jeans claro.