“Livre estou, livre estou
Não posso mais segurar
Livre estou, livre estou
Eu sai pra não voltar”

“Ventos frios me chamando
Vejo o céu azul brilhar
As montanhas sussurrando
Que pra luz vão me levar
Vou correr
Vou voar
E o céu eu vou tocar
Vou voar
E o céu eu vou tocar”

Reconhecem essas duas músicas? A primeira foi fácil, certo?! A segunda pode ter demorado um pouco para você se recordar. Vou dar umas dicas: o nome do longa tem um significado forte, além disso, a história acontece na Idade Média. Adivinharam qual é a animação? Se disseram Valente, acertaram! 

Esses dois filmes têm alguns fatos que são iguais, como a produtora Walt Disney, suas personagens principais são princesas e além disso, as histórias acontecem em locais da Europa. 

Frozen (2014) é um filme baseado em duas irmãs princesas, a Elsa, a mais velha que possui poderes e Anna não possui. Depois de Elsa fugir, Anna vai em busca da sua familiar. O que encanta na história é o amor que existe entre as duas, além disso, a forma que é retratado a Elsa, uma mulher que precisa se descobrir. A animação acontece na região da Escandinávia¹. Já, Valente (2012) ocorre na Escócia², a personagem principal não quer se casar e depois de alguns acontecimentos a sua mãe vira uma ursa. O longa mostra como a jovem Merida tenta reverter essa maldição. 

valente Guia da Semana

Imagem: Guia da Semana

#ParaTodosVerem – Imagem em horizontal. Em primeiro plano Merida está lutando de espadas com o seu pai. Merida que é branca do lado direito está usando o seu vestido verde com proteção nos cotovelos, os seus cabelos ruivos longos e encaracolados estão soltos. O seu pai do lado esquerdo está usando uma saia xadrez, o kilt e uma pele de animal por cima dos ombros. Atrás deles tem o castelo e sua mãe está na parte de cima da estrutura olhando para a luta.

Em relação a esses dois filmes, se percebe que a Disney como em outras animações, as ambientaram em locais da Europa. Mas, dois pontos são importantes ressaltar: um pouco antes disso, outros longas começaram a fugir desse continente, como Mulan, na China e Pocahontas, nos Estados Unidos. Outro tópico é o fato de como são retratado as princesas. Nos filmes da Frozen e Valente, as princesas não precisam de um príncipe encantado, elas querem se conhecer e têm as suas próprias aventuras. É claro, o filme Frozen mostra esses dois lados: Anna representando de uma forma a princesa procurando o seu parceiro e a Elsa descobrindo a sua magia.  

A seguir alguns filmes, que mostram as princesas sendo evidenciadas pela Disney, mas fugindo um pouco do território que poderia ser considerado o “tradicional” em relação ao estúdio, o local e o que foi mencionado a figura feminina indo atrás de suas próprias batalhas. 

Moana (2017) é uma animação que mostra uma jovem saindo em uma aventura para salvar o seu povo. Ela atravessa as águas, enfrenta um semideus, Maui, de quem depois fica amiga e ainda tenta acalmar a deusa Te Ka³. É ambientado na Oceania4. Outro longa é Raya e o Último Dragão (2021), que conta a história de Raya atrás da dragoa Sisu pela região sudeste da Ásia5

Moana Amazon Prime

#ParaTodosVerem – Imagem da direita em vertical com Moana e Maui no centro envoltos por ondas de praias. Moana está vestindo um cropped laranja e saia bege, segurando um remo e o seu cabelo preto enrolado está solto. Atrás dela Maui é um semideus grande com o corpo todo tatuado segurando um anzol de mármore grande. No meio na parte inferior da imagem está escrito “Disney / Moana” em branco.

Wiki Index

Imagem: Wiki Index

#ParaTodosVerem – Imagem da esquerda em vertical com Raya em primeiro plano segurando uma espada em posição de combate na altura da cabeça, um joelho está no chão e a outra perna está meio agachada. Ela tem cabelos marrons abaixo do ombro. Atrás dela, do lado esquerdo tem um menino pequeno de cabelos pretos (Boun) e o animal híbrido com tatu (Tuk Tuk). Do lado direito a dragoa azul (Sisu), os macaquinhos brancos (Ongis), um homem grande com um tapa olho (Tong) e a bebezinha de cabelos pretos (Noi). Ao fundo tem uma mata, uma área deserta e o céu. No meio na parte inferior da imagem está escrito “Disney / Raya / E/ O Último Dragão” em verde.

Nas duas histórias nem aparece um possível parceiro para as protagonistas. É incrível ver a determinação dessas mulheres para ajudar o seu povo, uma chegando perto da Mãe Natureza e a outra encontrando a dragoa para juntar as regiões e os seus povos. Além disso, ao ver as duas animações percebe-se os detalhes das regiões que foram base, como as vestimentas e assim, a cultura. 

Ainda focando nas localidades dos filmes animados da Disney. Vamos voar para o outro lado do mundo em relação à Ásia e à Oceania. Que tal como destino o continente Americano? Atenção passageiros, nosso destino é o Canadá, depois o México e por fim, a Colômbia.  

Nesses próximos filmes, não teremos princesas, nem príncipes, entretanto teremos o foco nos personagens principais com suas famílias. No Canadá acontece a história de Mei do filme Red: Crescer é uma Fera (2022), o Comunica já fez um post sobre a protagonista, confira clicando no nome. Ela é filha de imigrantes chineses e mostra como a sua vida acontece, colocando heranças da cultura dos seus ancestrais na América. 

Mudando de país e de idioma, vamos voar para a América Latina, no México é ambientado a história do filme Viva – A Vida É uma Festa (2018) com o Miguel, um menino conhecendo o mundo dos mortos, o “outro lado”. Lá ele conhece o seu bisavô e outros parentes já falecidos, entretanto ele resolve um mistério da sua família, o motivo de não aparecer o seu bisavô em fotografias e porque eles não podem tocar música. O longa em si é muito colorido, é retratado a cultura mexicana e como eles celebram o Dia de Los Muertos. Além disso, te envolve e com certeza emociona do começo ao fim. 

Descendo um pouco e chegando à América do Sul, na Colômbia acontece Encanto (2021) que mostra a família Madrigal, a magia que acontece dentro da casa e entre os integrantes. Também é cheio de cores. Meio parecido com Frozen, no ponto em que as duas protagonistas, Elsa (Frozen) e Mirabel (Encanto), se sentem um pouco deslocadas em algumas situações, Elsa na parte em que se tem a sensação de ser diferente, mas em um sentido ruim em relação aos seus poderes e acaba indo embora do seu reino por medo. Já Mirabel por não ter um poder como suas irmãs, primos e na forma em que sua avó a trata. Além disso, na animação é possível ver algumas características da cultura colombiana.

O estúdio em si não tem como ficar no “tradicional” para sempre, gerações vão passando ao longo dos anos, como a X,Y e Z e essas vão percebendo o mundo de diferentes formas. Muitas vezes o que era normal no passado, hoje passa a ser um tópico relevante que precisa ser discutido e até fazer parte da moral das pessoas. Como no passado as mulheres ficarem em casa e os homens serem provedores de dinheiro era o “normal”. Hoje, e há alguns anos, essa situação mudou, felizmente. Assim, a Disney vai aos poucos mudando os temas de suas animações. 

Fala pro Comunica, qual o seu filme animado da Disney preferido!

#ParaTodosVerem – Imagem de capa em horizontal com três animações. A primeira é a imagem da Merida lutando (Valente). A do meio tem um homem em esqueleto sorridente tocando violão e do seu lado um menino vivo tocando o mesmo instrumento, ao fundo tem outros esqueletos. A terceira imagem é a ilustração da Raya já descrito no texto. Do lado esquerdo tem uma fita de filme laranja.

Fontes:

¹ Disney Wiki | Fandom

² XANPEDSUL

³ Wiki Disney Princesas | Fandom

Canaltech

AdoroCinema