A Intercom Sul 2022 está chegando e alguns trabalhos de estudantes do curso de Comunicação e Multimeios da UEM estão sendo indicados para o evento. No caso, os trabalhos foram indicados para Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom), um evento dentro da Intercom e que é destinada à valorização dos trabalhos produzidos por estudantes de cursos de graduação na área de Comunicação. O evento é uma exposição e premiação dos melhores trabalhos experimentais produzidos nessa área.
A seguir os 13 trabalhos que foram indicados:
As alunas Alice Loureiro do Nascimento, Heloísa Bersan Brosso, Júlia da Costa Pardim produziram um app intitulado “Civitas: aplicativo móvel para participação civil”. A proposta é o aplicativo ser uma plataforma digital interativa, uma forma de consulta pública, dando acesso a informação qualificada. Assim o app também seria uma forma de horizontalizar o debate político. Foi orientada pelo Prof. Francisco Verri e está concorrendo a categoria de Produção Transdisciplinar Aplicativos de Comunicação (avulso).
A aluna Anna Julia Sbardelott produziu uma revista de edição única e intitulada como “Minha Revista”. A produção é uma narrativa transmídia a partir de características jornalísticas com o intuito de contar histórias e dar voz a mulheres com mais de 60 anos, buscando fugir dos estereótipos. Está concorrendo a categoria Design de imprensa e foi orientada pelo Prof. Cássio Ceniz. Para saber mais sobre o projeto entre no site da Minha Revista.
Beatriz Rosa Alves desenvolveu uma animação com o intuito de ampliar o diálogo sobre abuso sexual infantil, criando uma narrativa de uma mãe que teve seu filho abusado e decide compartilhar alguns conhecimentos que adquiriu em sua rede social. A animação seria um dos audiovisuais produzidos e disponibilizados no perfil da mãe (@comunicarprotege). O projeto é intitulado comunicar protege pois é o nome escolhido pela personagem para seu perfil nas redes sociais, criado principalmente para abordar estes temas e usar a comunicação como forma de combater o abuso sexual infantil. A animação foi orientada pelo Prof. Tiago Lenartovicz e está concorrendo a categoria de Produção audiovisual para mídias digitais (avulso ou conjunto/série).
A aluna Bianca Dal Pont, orientada pelo Prof. Cássio Ceniz, realizou a produção do livro de poesia “Não abra, são sentimentos”. O livro faz parte de uma estratégia crossmediatica, que envolve também a declamação dos poemas em áudio e um site com todos os conteúdos disponíveis online. A produção está concorrer a categoria Produção Multimídia.
As alunas Eduarda Carretero Garcia e Karoline Yasmin Cera da Silva estão concorrendo na categoria Design gráfico de identidade (avulso) com o manual de identidade visual da marca Cine Concerto e pela a animação para o projeto. Foram orientadas pelo Prof. Dr. Paolo Negri.
O aluno Cauã Bris produziu a foto artística que está concorrendo a categoria Fotografia artística (avulso). A fotomontagem foi orientado pelo Prof. Paolo Negri.
#ParaTodosverem – Imagem horizontal de um mesmo homem em várias posições. O homem tem cabelo enrolado e barba por fazer. Ele veste uma camiseta polo branca e uma pochete cruzada pelo tronco. Da esquerda para direita, o primeiro homem está abaixado. Mais a direita o próximo está de pé olhando para a esquerda. Ao centro, o homem está sorridente e segura um cigarro na mão direita que está conversando com os dois últimos. Um deles com o cigarro na boca, um isqueiro na mão direita e a mão esquerda protegendo o fogo do vento. O último e mais à direita, segura o cigarro com a mão esquerda e parece conversar com os outros. A foto tem tons roxos e azuis e possui um filtro granulado.
A aluna Isabela Neves Palma produziu a revista digital “Yeba”, e foi orientada pelo pelo Prof. Tiago Lenartovicz. A revista tem como linha editorial a liberdade feminina, inclusão e a criação de uma rede de apoio entre mulheres, fluindo em temas como sexualidade, comportamento, relacionamentos, autocuidado e moda, que tenham como foco a emancipação da mulher. A revista está concorrendo a categoria Revista customizada (avulso). Para saber mais sobre o projeto entre no site da Revista Yeba.
A aluna Isabella Marques de Oliveira produziu o blog “A Cor do Amor”, desenvolvido com a proposta de elaborar um conto hipermidiático para os meios digitais, com informação multimídia por meio da elaboração de conteúdos sonoros e imagens, de forma a proporcionar uma interação com o leitor-usuário. O blog foi orientado pelo Prof. Tiago Lenartovicz e está concorrendo a categoria Blog (avulso). Para saber mais entre no blog A Cor do Amor.
Julia da Costa Pardim produziu uma ilustração intitulada “Where’s my mind?”. Foi orientada pelo Prof. Paolo Negri e está concorrendo a categoria Charge/caricatura/ilustração (avulso).
#ParaTodosVerem – Arte horizontal em que predominam tons de amarelo, marrom e preto. Na ilustração uma mulher de costas e tocando o espelho, em que é refletida quatro vezes. No espelho está escrito a frase “where’s is my mind”.
Os alunos John Vitor Makallister Zegobia Ferreira e Murilo Cichetti Mokwa produziram o filme de ficção “Ruído Roído”. Foram orientados pelo Prof. Tiago Lenartovicz e está concorrendo as categorias Filme de ficção (avulso) e Roteiro de filme de ficção (avulso ou seriado).
A aluna Maria Fernanda Dale Vedove produziu uma história em quadrinhos eletrônica sobre a intertextualidade entre a banda ABBA e amores. Intitulada “Pessoas precisam de amor”, foi orientada pelo Prof. Tiago Lenartovicz e está concorrendo na categoria Histórias em Quadrinhos.
Pela primeira vez o curso indicou um trabalho na categoria Comunicação e inovação (avulso). O projeto AntiCorpos, de Naomy Ikeda Dolci, apresenta uma narrativa multimídia acerca dos acontecimentos e sentimentos provocados pela pandemia do Covid-19. O resultado do projeto é um fotolivro construído a partir de uma sequência de fotografias da estampa de um vestuário que propõe uma narrativa cronológica dos acontecimentos. Ele é dividido em quatro capítulos que representam os quatro níveis de classificação de risco, representados pelas cores: vermelho, laranja, amarelo e verde. As estampas foram inspiradas em tweets delimitados em períodos de tempo por meio de ilustrações, propondo um diálogo entre moda e comunicação.
#ParaTodosVerem – Imagem de um homem negro abaixado abraçando as próprias pernas. A cabeça dele tá deitada em seu próprio joelho. Ele veste uma roupa branca com estampas coloridas de objetos que remetem à pandemia. Na parte superior está escrito “AntiCorpos” e o nome “Naomy Ikeda Dolci”.
O ensaio fotográfico “Sentimentos Pandêmicos” foi produzido pela aluna Stefany Nicolin da Silva, com a orientação do Prof. Rodrigo Gontijo. Para imagem abaixo ela criou uma legenda que explicasse seu estado emocional na época. As fotos estão concorrendo a categoria Ensaio fotográfico artístico (conjunto).

Queria trazer um retrato bonito, mas estaria mentindo. Dói reconhecer essa eu que tem se escondido. Mas é preciso. Eu, corroída, embaçada, desgastada e deteriorada. Essa eu que tanto me maltrata. Que tenta falhamente se achar no espelho, mas só se encontra no escuro. Animada alma penada, que finge que não, mas é meu maior bicho-papão.
#ParaTodosVerem – Imagem na horizontal embaçada e em preto e branco. A imagem ganha sentido ao se ler a legenda.
O evento ocorrerá do dia 16 a 18 junho na Univali (Universidade do Vale do Itajaí) – Balneário Camboriú/SC.
ATUALIZAÇÃO EM 1 DE JULHO
Dos trabalhos concorrentes no Expocom Sul 2022, oito foram premiados como os melhores de suas categorias, sendo indicados para representar a região no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que será realizado de 5 a 9 de setembro de 2022, na Universidade Federal da Paraiba – UFPB, na cidade de João Pessoas.
Conheça os trabalhos vencedores:
Aplicativos de comunicação
Civitas: aplicativo móvel para participação civil – líder: Alice Loureiro do Nascimento.
Design de imprensa
Minha Revista – líder: Anna Julia Sbardelott.
Filme de ficção
Ruído Roido – líder: Murilo Cichetti Mokwa.
Fotografia artística
Um passeio inacabado – líder: Cauã Laisson Araujo Bris.
Histórias em quadrinhos
Pessoas precisam de amor: uma HQtrônica sobre a intertextualidade entre ABBA e amores – líder: Maria Fernanda Dale Vedove.
Produção audiovisual para mídias digitais
Comunicar protege – líder: Beatriz Rosa Alves.
Produção audiovisual para mídias digitais
A cor do amor – líder: Isabella Marques de Oliveira.
Produção multimídia
Não abra, são sentimentos – líder: Bianca Dal Pont dos Reis.
#ParaTodosVerem – Imagem de capa. Imagem horizontal de um mesmo homem em várias posições. O homem tem cabelo enrolado e barba por fazer. Ele veste uma camiseta polo branca e uma pochete cruzada pelo tronco. Da esquerda para direita, o primeiro homem está abaixado. Mais a direita o próximo está de pé olhando para a esquerda. Ao centro, o homem está sorridente e segura um cigarro na mão direita que está conversando com os dois últimos. Um deles com o cigarro na boca, um isqueiro na mão direita e a mão esquerda protegendo o fogo do vento. O último e mais à direita, segura o cigarro com a mão esquerda e parece conversar com os outros. A foto tem tons roxos e azuis e possui um filtro granulado