A novela Cheias de Charme, exibida no ano de 2012 pela Rede Globo, trouxe como protagonistas três empregadas domésticas, com diferentes histórias, sonhos e um futuro que para muitas pessoas é inalcançável. 

O audiovisual mostra as personagens Maria da Penha, Maria do Rosário e Maria Aparecida, interpretadas por, respectivamente, Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond¹.

Empreguetes- FonteQuizur

Fonte: Quizur

#ParaTodosVerem – Imagem em horizontal colorida, na qual está as três personagens, Cida do lado direito, que é branca e cabelos lisos castanhos usando um uniforme rosa, Rosário, branca, cabelos ondulados loiros usando uma camisa cinza e Penha, negra com cabelos encaracolados com uma camisa florida.

Um pouco sobre cada uma: a Penha trabalha muito para sustentar a sua família, o seu filho, irmã e irmão mais novos e o ex-marido, que era um encosto na sua vida². Rosário sonha em ser cantora. E a Cida queria ser jornalista e acreditava, a princípio, na bondade da família Sarmento e depois começa a ver a sua realidade. É claro que vai ter um par romântico para essas mulheres lutadoras.

As protagonistas são empregadas domésticas que sofrem alguma forma de violência de seus patrões ao longo da narrativa, entretanto, há ressalvas. 

Penha e Rosário trabalharam para a Chayene que agrediu a primeira e obrigava a segunda mulher a trabalhar além do tempo estipulado e ainda, trancou uma terceira empregada no banheiro³, e xingava as trabalhadoras. Além disso, tem a personagem Maria Aparecida que trabalha desde nova para a família Sarmento, estes a exploraram e a humilharam. Mesmo que no começo da novela pareça que ela faz parte da família, durante a trama é possível ver que não é bem assim a vida da Aparecida³.

Penha ainda trabalhou para a Lygia, esta é uma patroa que entende as empregadas e os seus direitos³. Assim, é entendida durante a trama como a patroa do bem.

As três protagonistas da novela se juntam quando são presas na mesma cela depois de um dia conturbado, e daí surge a frase: “Dia de empreguete, véspera de madame”4

Durante a história das três amigas, elas gravam um clipe da música “Vida de empreguete” que é lançado na internet e assim, o grupo fica famoso. A partir desse ponto de virada, a vida das três mudam, começam a ficar famosas, passam a frequentar os mesmos espaços que os seus patrões³. O que causa desconforto para as duas filhas da família Sarmento e para a cantora Chayene³. 

Mesmo essa novela não sendo uma realidade fiel e sendo como uma fantasia5, é importante perceber os diversos aspectos que traz em sua trama, como as agressões e explorações que as empregadas domésticas sofrem, os direitos que estas possuem, a vida de uma mulher que precisa sustentar a sua casa e ainda cuidar dela. Mais além, a novela mostra como é importante os/as trabalhadores domésticos/as terem a carteira assinada. 

Para ressaltar os direitos das empregadas domésticas, um site foi criado durante a novela, mantido pela Penha junto com as informações da Lygia sobre o trabalho doméstico. Além disso, uma campanha foi feita junto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a ONU Mulheres para evidenciar para os trabalhadores como é importante ter a carteira assinada, sendo mostrada durante a novela e os seus intervalos³. Para ver um exemplo, clique aqui.

trabalhadora-domestica-profissional

Imagem: CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

#ParaTodosVerem – Imagem em horizontal, na qual aparece uma pessoa branca de camisa verde segurando o cabo de uma vassoura e uma carteira de trabalho. Não aparece a cabeça e nem as pernas na imagem. .

Em 2013 estava ocorrendo a Proposta Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas aprovada no mesmo ano6. E ainda a emenda foi considerada lei em 2015¹ garantindo o que foi proposto pela PEC. Esta garante aos trabalhadores domésticos direitos como:

  • Jornada diária de trabalho de 8 horas ou 44 horas semanais;
  • Salário mínimo fixado em lei; 
  • 13º salário igual ao pagamento integral
  • Licença maternidade de 120 dias e licença paternidade;
  • Repouso semanal remunerado. 

Existem muito mais direitos do que citados acima para isso é só conferir este site: Lalabee

Lembrando que o trabalhador doméstico não são somente as mulheres que trabalham limpando casas, é  “todo empregado que desenvolve suas tarefas na casa do empregador, atendendo a família dessa pessoa, em área urbana ou rural e em condomínios.”6.

Não existe uma relação da novela com a aprovação da PEC. Mas é importante perceber como as discussões públicas podem ser apresentadas pelas mídias, evidenciando alguns tópicos importantes.

Sabendo dos seus direitos como trabalhadoras, Maria da Penha denunciou Chayene e ganhou a causa, a cantora nordestina teve que pagar uma indenização para a doméstica e horas de serviço à comunidade4. Maria Aparecida colocou os Sarmentos na Justiça, provando a exploração que eles faziam com ela, sendo indenizada por danos morais e materiais7

Em relação a esse último fato, uma das provas são os vários diários que a personagem foi escrevendo ao longo do tempo em que morava na residência da família e que depois foi adaptado para livro

Empregadas domésticas têm que ser reconhecidas e ser tratadas de igual para igual. São elas que mantêm um ambiente agradável nos locais em que trabalham, ajudam as pessoas sem tempo e além disso, têm esse emprego porque também, possuem uma casa para sustentar, igual a todos. 

Ao ler vários textos para referência, me deparei com essa frase da personagem Lygia, na qual é importante pensar sobre³:

“A vantagem que o homem leva nessas horas, porque a mulher pode ser advogada, engenheira, presidente da república. Mas ela nunca deixa de ser mãe e dona de casa.”

Isso se aplica a qualquer trabalhadora mulher!

#ParaTodosVerem – Imagem de capa em horizontal, do lado esquerda a capa do livro da Cida, na qual na parte inferior tem o seu avatar feliz e com asas e na parte superior escrito “Cida a empreguete”. À direita da imagem, uma pessoa segurando um cabo de vassoura e a carteira de trabalho. No meio tem um retângulo azul escrito “Empregades domestiques” e nas laterais duas ilustrações de pessoas que representam o trabalho doméstico.

Fontes: 

¹ Adoro Cinema

² Memória Globo

³ INTERCOM.doc (portalintercom.org.br)

4 Memória Globo

USP

Lalabee

7 Memória Globo