Neste mês de Abril, no dia 18, foi comemorado o dia nacional do livro infantil. O dia é marcado pelo nascimento do pai dessa literatura, Monteiro Lobato. Essa data não serve só para comemorar a literatura infantil e a memória desse escritor, mas também serve para rememorar a importância da leitura para e com crianças, já que, assim como diz o professor Doutor Antônio Candido, “literatura é uma necessidade universal experimentada em todas as sociedades”.

Créditos: Câmara Municipal do Rio Branco do Sul
#ParaTodosVerem – Na imagem acima temos o escritor Monteiro Lobato, um homem branco, posando para uma fotografia de busto. A foto está em preto e branco. O literato veste terno e gravata, usa bigode e um cabelo todo penteado para trás.
A necessidade de se experimentar a literatura, principalmente na infância é porque a criança quando lê se vê representada. Ela se vê dentro de uma ficção, em um mundo que é só seu, diferente do real. Muitas vezes parece ser (e muitas vezes é) dominado por adultos.
E é por esse motivo que hoje vamos conhecer algumas indicações de livros infantis nacionais que são de grande importância para a formação humana de crianças e também de adultos. Afinal, literatura infantil serve tanto para as crianças de dentro quanto para as de fora.
Indicações
Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato
O primeiro livro infantil de Monteiro Lobato, que dá início a toda a narrativa do Sítio do Picapau Amarelo, conta a história dos netos de Dona Benta. Eles recebem uma carta do Pequeno Polegar, nela ele diz que todos os personagens da literatura infantil como a Bela Adormecida e o Gato Félix estão indo morar junto deles no Sítio, pois estão cansados de ficarem presos a uma só história.

Créditos: Leilão de Colecionismo
#ParaTodosVerem – A imagem traz a capa de uma das edições do livro Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. A capa tem o fundo em amarelo, e à frente há uma ilustração do rosto de uma menina olhando para cima, esta é Narizinho. Em cima do rosto da menina há uma pessoa caindo, este é o Pequeno Polegar.
Marcelo Marmelo Martelo, de Ruth Rocha
Marcelo é um menino que um dia cisma com o nome das coisas, então resolve falar conforme seu próprio vocabulário, trocando cachorro por latildo e cadeira por sentador, por exemplo. Essa ideia acaba por gerar problemas de comunicação entre ele e os pais.

Créditos: Portal T
#ParaTodosVerem – A imagem acima traz a capa do livro Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias. Essa capa está toda em amarelo, o título em vermelho e azul. A frente há a ilustração de uma criança sentada em uma casinha de cachorro com o animal dentro dela. Ao lado da casinha temos um pote de água azul e uma flor rosa.
Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga
Raquel, uma menina muito curiosa e que gosta de inventar e escrever histórias acaba por ver tomar vida alguns personagens dos textos que escreve, como uma galinha, um alfinete e sua própria bolsa. Os pais e a irmã incomodados com a imaginação fértil da menina acabam por não dar tanta atenção a ela, até que um dia a bolsa é aberta na frente de todos em um almoço de família.

Créditos: Mega Leitores
#ParaTodosVerem – A imagem acima traz a capa do livro A bolsa amarela, de Lygia Bojunga. O fundo da capa é composto pela cor verde musgo. A frente dela há a ilustração de uma bolsa amarela com um fecho prateado e a crista de um galo. O título do livro é em preto e vem centralizado na parte superior da capa.
Pai Francisco, de Marina Miyazaki Araujo
O livro de Marina Miyazaki Araujo aborda a história de filho que vai todas as semanas visitar o pai sem saber que o local onde ele se encontra é uma cadeia. Esse livro aborda questões como a ausência do pai no ambiente familiar e o reflexo disso diante dos colegas e amigos de escola.

Créditos: Expressão Popular
#ParaTodosVerem – A imagem acima traz estampada a capa do livro Pai Francisco, da autora Marina Miyazaki Araujo. A capa é composta pela cor vermelha, e os detalhes são em amarelo. Ao centro há o título do livro também em amarelo, além da ilustração de uma criança nos braços de um homem.
Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado
O livro de Ana Maria Machado conta a história de um coelho que se vê admirado por uma menina negra, e por isso busca sempre saber qual é o segredo para que ela tenha aquela cor. Ela por sua vez inventa vários motivos para tal, até que um dia sua mãe lhe explica o motivo dela ser negra, fazendo com que também o coelho entenda e consiga ter filhos da cor da menina bonita do laço de fita.

Créditos: Amazon
#ParaTodosVerem – A imagem acima traz a capa do livro Menina bonita do laço de fita, da autora Ana Maria Machado. O fundo da capa é composto pela cor rosa, e na lateral esquerda há uma fita vermelha toda decorada com bolinhas coloridas. A frente do fundo rosa, há a ilustração de uma menina negra e um coelho branco. Na parte superior do livro temos o nome da autora centralizado em preto e o título do livro em colorido.
Essas foram as indicações de alguns dos livros infantis mais conhecidos e importantes para a formação infantil.
Importância da leitura
Depois de todas essas indicações, vale lembrar que a leitura exerce papel importante para além da formação do desenvolvimento cognitivo das crianças. Ela é quem faz cada um enxergar o mundo da forma que é pertinente para si no momento da leitura e de acordo com a sua faixa etária.
Além das indicações, algumas frases de dois escritores literários infanto-juvenis podem abrir, assim como a literatura, seus olhos para a leitura das indicações deste texto e de outros também!
“É importante que a criança leia e goste de ler.” – Ziraldo
“Se o livro não te pega, largue, vá procurar outro.” – Tatiana Belinky
“Estudar é muito importante, mas ler é muito mais importante do que estudar.” – Ziraldo
#ParaTodosVerem Imagem de capa – Na fotografia da imagem de capa há uma criança sorrindo e sentada em um colchão de lençol branco. No primeiro plano da foto temos um Kindle. Ao fundo há um sofá e armários mais ao longe.
Referências