Lixo no Brasil já é um problema de longa data. No blog do Comunica juntamos vários textos sobre o assunto: texto sobre como descartar lixos específicos, um ensaio fotográfico sobre o acúmulo desses resíduos, apps que ajudam na reciclagem, o impacto da pandemia na produção de lixo e outros.
Nesse post, o foco será o lixo eletrônico, principalmente o que é gerado em atividades relacionadas a criptomoedas e a blockchain. Caso não saiba o que é Blockchain o Comunica tem um post explicando a tecnologia. Para conferir clique aqui.
No post, a Blockchain citamos a necessita de computadores potentes, com uma grande capacidade de processamento. Essas máquinas, que são chamadas de ASIC, ficam ligadas por longos períodos de tempo realizando o que chamam de “mineração de bitcoin”.
Esse processo além de exigir muita energia, também desgasta os componentes da máquina. Um computador de uso comum tem a média de tempo de vida útil estimada em 4 anos, podendo diminuir ou aumentar dependendo do cuidado. Já um computador utilizado em mineração, tenha a vida útil estimada, em média, de 1 ano e meio ¹.
A mineração funciona como uma competição. Quem consegue processar primeiro uma transação recebe uma recompensa em bitcoins. Sendo assim, os mineradores precisam das máquinas em bom estado para poderem continuar “competindo” pelos bitcoins.
É nesse cenário que houve um aumento significativo de lixo eletrônico. Segundo uma pesquisa publicada na revista “Resources, Conservation & Recycling”, apenas a atividade de mineração gera 30,7 toneladas de lixo eletrônico por ano.
Além da quantidade enorme de lixo, a produção e consumo elevado gerado por essa constante troca das máquinas demonstra uma utilização de recursos naturais de forma não sustentável.
Também há uma preocupação com o descarte desses equipamentos. Isso porque devido a sua composição de metais pesados o e-lixo gera problemas tanto ao meio ambiente quanto a saúde pública caso não seja descartado corretamente ².
Por fim, a pesquisa sugeriu mecanismos de validação que busquem “eliminar o incentivo para participar numa corrida ao armamento computacional e requerem apenas um dispositivo com uma ligação à Internet para participar” ¹. O objetivo dessa implementação seria para resolver tanto o problema do gasto energético quanto na produção do e-lixo.
#ParaTodosVerem – Imagem de capa. Foto horizontal de uma fazenda de mineração de bitcoin. Na imagem há um corredor que tem prateleiras de máquinas de ambos os lados. Há muitos cabos passando por todas as prateleiras.
Fontes: