“Sitcom” é um termo em inglês que significa “situation comedy”. Embora a primeira delas tenha sido exibida em 1946, foi só na década de 1950 que as comédias feitas para a TV ganharam seu devido destaque. Muitas duraram apenas uma curta temporada, enquanto outras permaneceram no ar durante anos e, além disso, influenciaram a maneira como nós assistimos televisão. 

Em geral, as Sitcoms são feitas dentro de um estúdio fechado, com as ações dos personagens ocorrendo dentro de um espaço delimitado, nomeado palco. Os produtores podem escolher o número de câmeras que vão captar o enredo e essa quantidade pode ser de uma a três, selecionado de acordo com a estética que foi solicitada.

Além do palco, são montadas fileiras para suportar a plateia que irá reagir ao contexto estabelecido (entretanto, a partir da década de 1960, o público presente passou a ser substituído, em algumas produções, por um equipamento que promove a “Trilha de Risadas”, o qual produz reações automáticas).

Tendo como gênero principal a comédia, é necessária uma construção de roteiro em padrão específico: nele temos um grupo de personagens, sejam eles uma família ou um grupo de amigos, e a cada episódio das temporadas, esses núcleos estarão sujeitos a diversas situações que os afetarão direta ou indiretamente.

Um hábito comum nesse meio é a exibição do que chamamos de “Episódio Piloto”, que consiste na amostragem do primeiro capítulo para a emissora. Caso a audiência receba a demonstração de maneira positiva e numerosa, o canal investe na sequência, encomendando as próximas temporadas.

Quais foram as primeiras sitcoms?

I Love Lucy (1951-1957):

A série que surgiu quando sitcoms ainda não se chamavam sitcoms foi pioneira desse gênero, e de brinde, influenciou todas as outras comédias posteriores.

Lucy e Rick Ricardo (interpretados por Lucille Ball e Desi Arnaz, casados na vida real) eram o casal mais adorável da TV. O sonho de Lucy era ser famosa, para desespero do marido músico Rick. Entretanto, ao buscar a fama acabava se metendo em confusões.

A trama ganhou 4 Emmys, e até hoje é lançada em coleções de DVDs e exibida em alguns canais de TV.

WhatsApp Image 2022-04-12 at 8.01.21 AM

Fonte: Ambrosia

The Mary Tyler Moore Show (1970-1977):

A série conta a história de uma mulher de 30 anos, Mary Richards, solteira e profissionalmente bem-sucedida, que exerce a carreira de produtora de um canal de TV (a ideia inicial é que ela fosse divorciada, mas o divórcio ainda era um tabu). No show foram discutidos assuntos delicados para a época, como igualdade entre os sexos, hmossexualidade e sexo antes do casamento.

O programa ganhou 29 Emmys e gerou três outras séries.

WhatsApp Image 2022-04-12 at 08.02.58

Fonte: Ambrosia

M*A*S*H (1972-1983):

A série teve origem em um filme de mesmo nome, feito em 1970. Parodiando a Guerra da Coreia, o programa foi um forte alerta contra a Guerra do Vietnã, que ainda ocorria na década de 1970. As histórias dos episódios, no início, eram coletadas junto a cirurgiões que serviram na Coreia e, com o passar dos anos, foram sendo inventadas novas tramas, com a mudança de alguns personagens.

O protagonista Alan Alda foi o único ator a participar de todos os 251 episódios. Seu capítulo final, com duas horas e meia de duração, foi visto em 60% dos lares americanos. Telões foram montados em bases militares ao redor do mundo para que os soldados acompanhassem o fim da série.

WhatsApp Image 2022-04-12 at 08.04.11

Fonte: Ambrosia

 

Seinfeld (1989-1998):

Na trama, o humorista de stand-up comedy, Jerry Seinfeld, apenas vivia o cotidiano da vida em Nova York com sua turma de amigos. Ao longo de nove anos, a intenção do show era uma só: mostrar que esses personagens não evoluíram nada. A “série sobre o nada” era na verdade uma série em que qualquer assunto, por mais insignificante que parecesse, poderia virar piada. 

Obs: Está disponível por streaming na Netflix!

WhatsApp Image 2022-04-12 at 08.04.52

Fonte: Ambrosia

E atualmente, quais fazem sucesso?

Depois dessa volta no tempo, separamos algumas indicações de Sitcoms que você precisa assistir imediatamente: 

Superstore (2015-2021): 

A série segue um grupo de funcionários que trabalham na Cloud 9, filial número 1217, uma loja de departamentos fictícia de grande porte em St. Louis, Missouri. No estabelecimento, eles fazem de tudo para manter um clima amigável e vivem situações inusitadas, como promoções que geram comoção e tediosas sessões de treinamento.

Está disponível por streaming no Amazon Prime Video e Netflix.

superstore

Fonte: Series Online Web

 

How I Met Your mother (2005-2014): 

A série gira em torno da vida de Ted Mosby (Josh Radnor) e de seus amigos, que é narrada por ele aos seus filhos, 25 anos mais tarde. Entre muitos flashbacks, Ted conta a história sobre como conheceu a mãe das crianças e relembra suas aventuras amorosas em Nova York. O seriado foi indicado para 24 prêmios Emmy até então, ganhando sete deles.

Está disponível nos serviços de streaming Amazon Prime Video e Globoplay.

himym

Fonte: GZH TV

 

The Office (2005-2013):

Em formato de pseudodocumentário, seus episódios retratam o cotidiano dos funcionários de um escritório em Scranton, Pensilvânia, filial da empresa fictícia Dunder Mifflin Paper Company. Para simular o visual de um documentário verdadeiro, a série é filmada com uma única câmera. Não conta com as características comuns de uma sitcom, como plateia no estúdio ou risadas de fundo.

Está disponível nos serviços de streaming HBO Max, Amazon Prime Video e Star+. 

 

the office

Fonte: Escotilha

Modern Family (2009-2020): 

Com uma narração oculta, a série oferece uma perspectiva honesta e hilária do cotidiano de uma família tipicamente moderna. A trama aborda diversos pontos da atualidade, como a homoafetividade, adoção e divórcio.

Foi ganhadora do Emmy, na categoria ‘’Melhor Série de Comédia’’, durante quatro anos seguidos. Assim como 14 outras premiações.
Está disponível no serviço de streaming Star+. 

WhatsApp Image 2022-04-12 at 08.25.21

Fonte: Anticult

E você? Tem alguma Sitcom preferida? Ou melhor, qual vai ser a sua próxima maratona? Conta aqui pra gente!

Fontes:
1 Ambrosia 

2 Bula Revista

3 Tecnoveste