Por causa da pandemia, nos últimos dois anos o mundo todo passou por um momento no qual as pessoas ficaram mais tempo em casa. Durante esse tempo, foi necessária a adaptação dos hábitos da população.
Aparentemente estamos caminhando para a normalidade com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns locais. Mas muitos dos costumes gerados pela pandemia provavelmente irão permanecer, mesmo após o seu fim.
O problema é que alguns desses hábitos acabaram sendo prejudiciais ao planeta, já que a quantidade de lixo produzida aumentou muito nesse período.
Entre esses hábitos, pode-se apontar como um dos problema as compras online ¹. Isso porque, ao encomendar um produto pela internet, esses geralmente são postas dentro de caixas de papelão, com isopor para proteger o item, embalagens de plástico e assim por diante.
E isso tende a continuar e aumentar. Já que comprar online oferece mais comodidade ao consumidor ¹.
Além disso durante a pandemia o plástico teve um papel fundamental contra Covid-19. Máscaras, luvas e embalagens de álcool em gel são exemplos de equipamentos de proteção individual (EPI) que foram fundamentais na luta diária contra o coronavírus e que contém plásticos nas suas composições.
Porém, a utilização desses equipamentos de proteção individual geraram uma grande quantidade de lixo. Longe de condenar a utilização desses itens. Eles foram fundamentais para manter a saúde da população.
O problema é que, durante os dois últimos anos, o número de EPI utilizados foi enorme. Em 2021 o número mensal de máscaras utilizadas por mês era em torno de 129 bilhões ².
Como agravante, além desse número massivo, pela sua composição as máscaras não podem ser recicladas normalmente.
O resultado disso tudo foi que, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), houve um aumento do consumo de materiais recicláveis de 25% durante a pandemia ³.
O lixo já era um problema antes da Covid-19, e agora torna-se ainda mais alarmante, já que não existe uma solução 100% efetiva para o problema.
Uma boa solução seria a reciclagem. Porém o Brasil recicla apenas 2,1%, de tudo que é coletado ⁴. Itens EPI, alguns por causa de sua composição e outros por causa do risco de contaminação, não podem ser reciclados normalmente, mas também não irão simplesmente sumir.
#ParaTodosVerem – Imagem de capa. Imagem horizontal de uma máscara suja no chão, ao lado de várias folhas. Ao fundo há vários troncos de árvore.
⁴ Poder360