Pessoas estão todos os dias lutando para ter um futuro melhor, seja estudando, trabalhando horas a mais ou correndo atrás de oportunidades. Hoje, 8 de março, é um dia para exaltar a mulher com quem você convive, aquela que te deu à luz, a que batalhou para te dar o máximo de conforto, a que sofreu, a que está tentando transformar a sociedade em um local melhor para as futuras gerações de mulheres. Ou seja, hoje é o dia de TODAS ELAS. 

Sabe-se que a sociedade atual em que as mulheres estão inseridas não é comparada a de um século atrás. Apesar de ter pessoas que duvidam de suas capacidades; acham que são melhores por ser do sexo oposto; acham que a mulher pode receber menos que um homem mesmo tendo o mesmo cargo, ou ainda, um pensamento arcaico: “lugar de mulher é na cozinha”. As cidadãs foram conquistando ao longo do tempo mais direitos e provando que o seu local é onde querem e que não devem se rebaixar.

Não precisamos ir longe para perceber isso, no Brasil: 

  • Já tivemos uma presidente, Dilma Rousseff; 
  • Há  mulheres em altos cargos como Cristina Junqueira que é a cofundadora de um dos maiores bancos digitais, o Nubank¹ e Luiza Trajano, cofundadora do Magazine Luiza e presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza²; 
  • A atriz brasileira que foi indicada ao Oscar na categoria de melhor atriz: Fernanda Montenegro por sua atuação em “Central do Brasil” e ganhou o Emmy Internacional de melhor atriz por “Doce de Mãe”. 
  • E ainda no futebol, tem a grande Marta, considerada a melhor jogadora do mundo por 6 vezes. 

E não esqueçamos de Marielle Franco, que foi vereadora do Rio de Janeiro e coordenava a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj)³. Não só essas mulheres incríveis, mas muitas outras fizeram com que as mudanças acontecessem no nosso país e merecem ser lembradas, além disso, elas possibilitaram com que milhares de garotinhas pudessem sonhar sem barreiras. 

Para entender melhor os direitos que as mulheres conquistaram fizemos este infográfico com base no post do site Nossa Causa : 

Vários direitos conquistados, mas alguns demoraram muito para se tornar real, como poder ir a escola e a faculdade ou jogar futebol. Além disso, a Lei Maria da Penha hoje é muito importante porque sabemos que várias mulheres sofrem violência e têm medo de seus parceiros, essa lei ajuda para que o agressor não saia impune e para a proteção da vítima.

O Comunica apoia as causas femininas, em vários dos nossos posts trazemos a visão delas, mostrando em cada uma das abordagens que fizemos sobre o tema a dificuldade que muitas mulheres enfrentam. 

Por fim, hoje é o DIA DA MULHER, valorize a mulher que está ao seu lado! 

Fontes:

¹ Nubank
² G1
³ Instituto Marielle Franco
Dicas de Mulher 

 

#ParaTodosVerem – Ilustração em horizontal de várias mulheres, meio corpo. A ilustração é em diversos tons, entre eles, roxo, azul, laranja, amarelo e marrom.