Chegou o dia pelo qual  os brasileiros esperam todo começo do ano, seja por causa do feriado longo ou pelas comemorações que acontecem nas ruas e nas escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em todo o país as pessoas se fantasiam, dançam e cantam nos bloquinhos. Nos Sambódromos vemos os grandes carros alegóricos, as roupas dos participantes são de acordo com a escola de samba e os temas escolhidos. Uma mistura de cores, plumas e tecidos. 

Mas este ano novamente não teremos as grandes festividades nas ruas das cidades que aconteceriam nos dias 26 de fevereiro a 01 de março, segundo o G1. Entre os municípios estão São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba. Entretanto, em São Paulo, as festas particulares estão autorizadas. Os desfiles das escolas de samba foram adiados para abril, tanto do Rio de Janeiro quanto da cidade paulista, pontua a Agência Brasil.

Carnaval G1 Globo

Imagem: G1 Globo

#ParaTodosVerem – Imagem do Sambódromo com público do lado direito e esquerdo da imagem. No meio, pessoas com roupas verdes e rosas desfilando, no fundo um carro alegórico verde, que possui a representação de um elefante, pássaros e uma mulher no alto.

Início 

No Brasil, o Carnaval chegou com os portugueses, mas a comemoração era bem diferente do que conhecemos. Era praticado o entrudo, brincadeira portuguesa, na qual se sujava as pessoas que passavam na rua durante o século XVII até XIX¹. 

Depois essa brincadeira passou a ser proibida, então alguns costumes foram importados de outros países, como jogar confetes e serpentinas. Além disso, as marchinhas surgiram no final do séc. XIX. “Ô Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga, é considerada a primeira marchinha de Carnaval. Em 1928 surgem as escolas de samba¹. 

A Data

Já perceberam que o Carnaval em cada ano tem uma data diferente? Isso acontece pelo fato de que acompanha a Páscoa, que se comemora no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do equinócio de outono³. Neste ano o outono começa no dia 20 de março e a primeira lua cheia é dia 16 de abril, logo, dia 17 de abril é a Páscoa e dia 1 de março é Carnaval.

O Carnaval antecede a quarta-feira de cinzas e a Quaresma. Para os religiosos que a seguem significa ficar 40 dias sem comer algum alimento e a realização de promessas, uma forma de jejum e penitência. Assim, esse feriado tem uma relação com a comida, sendo chamado em alguns países como dia “gordo”³. Na França temos o Mardi Gras (Terça-feira gorda) e nos Estados Unidos, o Fat Tuesday. 

Então uma das diferenças entre o Carnaval e o Mardi Gras é que no segundo as pessoas aproveitam para comer de tudo antes do período de penitência, em especial na terça4. E vocês vão observar que existem tradições diferentes. 

Outros Países

Se engana quem acha que esse feriado é exclusivo do Brasil. Mas é claro, temos as maiores e melhores comemorações. Entretanto, o feriado é realizado em outros países em diferentes continentes, a maioria levando em consideração o Mardi Gras. 

Veneza, ITÁLIA

Em Veneza, no Carnaval, as pessoas usam máscaras e trajes com características do séc. XVIII, roupas feitas com seda e chapéus. Um fato interessante é que a máscara branca é referente ao ser desconhecido². Além disso, é comemorado no interior dos Palácios³. 

Carnevale di Venezia – Official Page no Instagram • Fotos e vídeos

 

#ParaTodosVerem – Imagem em vertical, à direita duas pessoas estão de máscaras brancas enfeitadas com plumas e tecidos e usam vestidos brancos cheios de detalhes. Seguram uma lamparina. Do lado esquerdo um rio com canoas.

New Orleans, EUA

Desfiles nas ruas vão acontecendo até a chegada do Mardi Gras. As pessoas se fantasiam e cada parada tem um tema. Umas das tradições são os colares de contas roxo (justiça), verde (fé) e dourada (poder) e em uma das paradas, a Zulu Parade, há homens vestidos com saias feitas de grama e o rosto pintado com preto, que jogam cocos para as pessoas. Diz a  tradição que quem conseguir pegar terá a  sorte garantida5

Mardi Grass-Louisiana-NewOrleans VisiteUsa

Imagem: VisiteUsa

#ParaTodosVerem – Imagem horizontal de uma esquina de rua, com pessoas em uma sacada de um edifício do lado direito da imagem e pessoas andando na rua do lado esquerdo. Uma das cores que aparece bastante na foto é roxo e amarelo. Algumas pessoas estão sem camisa, outras com um copo na mão.

Barranquilla, COLÔMBIA

A princípio, o Carnaval de Barranquilla veio apenas para festejar, depois com a chegada de imigrantes foi mudando. Esse carnaval é considerado pela UNESCO, desde de 2003 como Obra Mestra do Patrimônio Oral Intangível da Humanidade6

Existem diferentes fantasias típicas para essa comemoração como Monocucos: trazida da Europa, na qual a vestimenta tem um pano que cobre o rosto da pessoa, escondendo a sua identidade; a Marimondas: satirizando a elite, são utilizadas máscaras com um nariz e orelhas gigantes e roupas formais; El descabezado: nessa fantasia a pessoa parece não ter cabeça7

Carnaval em Barranquilla - Portafolio

Imagem: Portafolio

#ParaTodosVerem – Imagem em horizontal de várias pessoas com uma máscara branca, nariz verde e orelhas rosas que lembram um elefante. Os olhos são azuis e a boca um círculo vermelho. Estão vestindo uma camisa branca com botões coloridos e uma calça colorida.

Em relação à celebração tem um pré-carnaval e os dias de Carnaval (sábado, domingo, segunda e terça). Há a rainha e rei Momo atuais desfilando, e os do ano anterior ditam algumas partes do pré-carnaval. No decorrer dos dias ocorrem desfiles de carros; paradas com temas da tradição e folclóricas, festivais e dentro desses possuem premiações, como o Festival de Orquestras que tem a premiação Congo de Oro. Nesse, os grupos têm que performar músicas e um dos requisitos é ser uma canção sobre Barranquilla. Por fim, no último dia enterram “Joselito”, simbolizando o fim do Carnaval e o começo da Quaresma7

Apresentamos alguns Carnavais para mostrar como acontece essa comemoração em cada cultura, as adaptações e, além disso, percebemos que vão tendo influências de diversos locais. Algumas festas são bem parecidas com as nossas, mas possuem suas peculiaridades. Todas são coloridas e comemoradas com muita alegria!

#ParaTodosVerem – Imagem de capa em horizontal com fundo amarelo claro e uma estampa com várias máscaras e bolinhas. Uma foto de pessoas tocando um pandeiro, tambor está do lado direito. E do lado esquerdo tem um desenho que lembra um leque e se tem escrito na parte inferior “Carnaval”, embaixo uma faixa marrom que vai da direita à esquerda da montagem se tem escrito “Em diferentes países”.

Fontes: 

¹ Brasil Escola
² Italiano com a Priscilla
³ Canal do Ensino
Teacher Renata
Egali
You Must Go!
Exclamación