As inteligências artificiais (IA) estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, às vezes até sem sabermos. Um exemplo disso é a Netflix e a Amazon, que indicam filmes aos usuários com base nos conteúdos assistidos anteriormente ¹. Esse recurso é chamado de “machine learning”, a IA utiliza dados produzidos por pessoas para “aprender”.
Esse mesmo recurso possibilita que as IAs consigam produzir artes. As máquinas são abastecidas com várias obras, criando assim um padrão, permitindo-as criar a sua própria arte.
É claro que muitos discutem se essa criação feita por robôs poderia ser considerada como arte. A resposta para isso é complexa, já que existem diferentes concepções do que é arte. Margaret Boden aponta que existem três tipos de criatividade: combinacional, que mistura ideias diferentes; exploratório, que gera novas ideias e o transformacional, que cria novas áreas. Ela acredita que pelo menos nos dois primeiros campos as IAs podem ser consideradas criadoras ².
Além de produzir, as IAs podem ser usadas com outras aplicações, como uma ferramenta que auxilia na produção de outros artistas. É o caso da cantora Taryn Southern, que utilizou a IA chamada Amper. Como ela não sabe tocar instrumentos, utilizou a IA para produzir seu álbum ³. Outro caso, é da artista Ursula Vernon, que produz livros em quadrinhos. Ela misturou os seus desenhos e os personagens com um fundo produzido pela IA Dream, da desenvolvedora Wombo Art ⁴.
Exposição
Nesta exposição vamos usar artes criadas pela IA Dream. Nela os usuários podem colocar uma palavra e escolher um estilo, então a ferramenta tentará reproduzir o solicitado. Vale apontar que ela ainda está em fase inicial, então muitas vezes a imagem fica confusa, mas mesmo assim os resultados são belos.
Deixaremos o link aqui caso queira testar: Dream Wombo Art
Clique nas artes para ver melhor!
- #ParaTodosVerem – Palavra usada: polvo, estilo: Dark Fantasy. Imagem vertical de uma representação de um polvo. A arte parece ter sido feita a pinceladas. Um pouco à direita do centro da imagem, há uma figura de um polvo com coloração roxa com muitos tentáculos. O fundo da imagem é formado por diversos borrões de várias cores, em diversos tons, de: azul, rosa e roxo.
- #ParaTodosVerem – Palavra usada: Brasil, estilo: Wuhtercuhler. Imagem vertical da representação de uma cidade. A arte parece ter sido feita com aquarela. Na parte inferior há um espaço urbano, com diversas casas e algumas árvores no meio. Em um segundo plano, no horizonte da cidade, há diversos morros marrons do centro para a direita, e mais a esquerda uma praia com areia bem amarela. No fundo da imagem há um céu que mistura branco e azul. Na arte as cores azul, amarelo, verde e branco, as cores da bandeira do Brasil, estão muito presentes.
- #ParaTodosVerem – Palavra usada: Mona Lisa, estilo: Dark FantasyImagem vertical de uma releitura do quadro “Mona Lisa”. A arte parece ter sido feita a pinceladas. Na imagem a mulher do quadro, branca e de cabelos pretos, não tem uma forma convencional, tendo a sua face e corpo desfigurados. A posição do quadro original também não foi mantida. A pose nessa arte é com o corpo virado para a esquerda e cabeça para a direita e com os braços cruzados. As cores dourado, preto, azul e roxa estão muito presentes na arte.
- #ParaTodosVerem – Palavra usada: natureza, estilo: Dark Fantasy. Imagem na vertical da representação da natureza. A arte parece ter sido feita a pinceladas. Na parte inferior da arte há uma floresta com vegetação nas cores verde, rosa e laranja. Em um segundo plano há uma montanha de cor preta. Na altura da montanha o fundo é azul e acima é azul esverdeado. No fundo também há pétalas rosas espalhadas.
- #ParaTodosVerem – Palavra usada: biblioteca, estilo: moonwalker. Imagem na vertical da representação de uma biblioteca. Na arte há estantes de livros de várias formas e tamanhos. As estantes tem várias cores, mas o azul se destaca na parte inferior da imagem e rosa na parte superior.
- #ParaTodosVerem – Palavra usada: campus, estilo: Ukiyoe. Imagem horizontal de uma representação de um campus visto de cima, como a imagem de um satélite. Na arte há várias linhas, que podem ser entendidas como ruas e passarelas, e vários retângulos, como representações de construções. No lado direito, há um grande retângulo que se destaca.
- #ParaTodosVerem – Palavra usada: campus, estilo: Dark Fantasy. Imagem vertical de uma representação de um campus. Na parte inferior da arte, há uma área de grama com o que parecem ser pessoas. No segundo plano, há várias construções. Entre elas há várias árvores com copas meio verde e meio alaranjadas. As construções são brancas por fora e rosas por dentro. O fundo da imagem é azul escuro.
#ParaTodosVerem – Imagem de capa, na horizontal, da representação de um fantasma. A figura principal da arte é disforme e apresenta cores azuis, brancas e rosas. O fundo da imagem é roxo com algumas linhas na vertical em neon na cor azul e rosa.
Fontes:
³ UFMG