Mostrar o carinho que sentimos pelas pessoas podemos fazer todos os dias, mas em vários países existe uma data para demonstrar isso de maneira mais explícita. Segunda-feira, 14, foi o Valentine’s Day nos Estados Unidos. Ao assistir vários filmes percebemos como essa data é importante para os norte-americanos, além disso, capturamos alguns de seus costumes. 

O “dia dos namorados” tem toda uma história por trás, como por exemplo, o fato de Valentim ter sido um padre no séc. III d.c e ter sido preso por realizar casamentos de soldados, sendo que era algo proibido pelo o Estado. Quando estava na prisão se apaixonou pela filha do carcereiro. O padre Valentim foi condenado à morte e em seu último dia vivo escreveu uma carta para a sua amada, assinando como “Seu Valentim”¹. 

A data é uma manifestação de carinho para as pessoas que amamos, assim como Valentim fez na época. Ações são realizadas no dia 14 de fevereiro, como trocar cartões feito a mão; comprar chocolate; jóias; flores e peças íntimas para a sua parceira; as crianças trocam doces e cartinhas com os amiguinhos na escola e os adolescentes fazem o que é nosso famoso correio elegante¹. 

Diferenças

Nos Estados Unidos se pode presentear tanto a pessoa com quem você namora ou é casade, como as da sua família e os seus amigos, aqueles por qual você sente um laço afetivo forte¹. 

Já no Brasil, o nosso Dia dos Namorados é mais focado nos casais², comemorado no dia 12 de junho na véspera do Santo Casamenteiro, Santo Antônio, e a sua origem é bem diferente da norte-americana. 

No final da década de 40, o publicitário João Dória (pai do atual governador do estado de São Paulo) coordenou uma campanha para uma empresa que queria melhorar as vendas de junho. Se inspirou no mês de maio, no Dia das Mães, para pensar no Dia dos Namorados. No ano seguinte as outras regiões do país adotaram a data até virar algo nacional¹. Veja uma peça da campanha que tinha como slogans: “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”³ realizada por Dória. 

João Doria Brasil de Fato

Imagem: Brasil de Fato

#ParaTodosVerem – Imagem em horizontal dividida em duas páginas. Na primeira tem um cupido segurando um presente na parte superior da página. Acima do cupido está escrito “Isto é para você…”. Abaixo do cupido está escrito com letras grandes “Dia dos Namorados!” e em seguida há um texto de seis linhas ilegível, depois é possível ler “Não é só com beijos que se prova amor!”.  Na 2º página tem um homem e uma mulher se beijando e uma frase escrita em cima “Não é só com beijos que se prova amor” e abaixo da imagem tem um texto também ilegível. Nos cantos inferiores esquerdo e direito há uma ilustração de um calendário com a data 12 de junho e uma flecha no meio, atravessando a folha. Tudo em preto e branco.

Comercial

Entretanto, não se pode negar que é uma data comercial nos dois países. Antes da data, as lojas nos Estados Unidos são enfeitadas com cupidos, fitas vermelhas e flores. Tendo diversas promoções, conteúdos on-line, ensaios fotográficos e até embalagens especiais.

 

  • A Target, loja de departamento fez um filtro: 

 

#ParaTodosVerem – Vídeo em vertical com duas mulheres morenas. A de trás está com cabelos lisos, manga comprida de listra rosa e roxo e um cardigan branco. E a de primeiro plano está usando uma boina em cima dos cabelos cacheados, usando um terninho rosa e uma manga longa rosa clara, ela está testando o filtro, um quadrado rosa na sua cabeça “Target Date” (Encontro Marcado*) e depois o filtro sorteia algumas ações. Para elas caiu “Self-care date with face maskes, a movie, and lots of dessert ” (Encontro de autocuidado com máscaras, filme e muita sobremesa*). Logo em seguida, mostra elas indo para a Target, pegando pijamas, passando pela seção do Valentine Day, com uma delas dentro do carrinho e depois pegando máscaras de rostos. Muda o cenário e elas estão em uma sala de casa com os pijamas e as máscaras. 

 

  • A Victoria Secrets realizou todo um ensaio fotográfico:

 

#ParaTodosVerem – Post do Instagram com duas mulheres brancas com cabelos marrons segurando objetos. A da esquerda com cabelo liso, vestindo um terno e uma calça rosa, com uma sandália de salto fino, segurando pantufas e pijama preto com corações. E da direita tem cabelo enrolado, vestindo uma saia e cropped branco, usando um salto vermelho, em suas mãos estão a caixa de produtos de beleza e um papel rosa. Elas estão dentro de um cenário rosa, com vários bancos e mesas redondas. Do lado esquerdo tem quadros pendurados e do lado direito uma arara de roupas. 

 

  • O Starbucks deu desconto:

    Starbuks

    Imagem: Storie do Instagram do Starbucks – 14/02/2022

     

#ParaTodosVerem – Um storie do Instagram em vertical com uma sacola do Uber Eats, um bolinho do lado esquerdo e um copo com bebida rosa do Starbucks do lado direito. O fundo é rosa. Está escrito em inglês na parte superior: “Today only, enjoy 50% off your delivery order” (Somente hoje, aproveite 50% de desconto no seu pedido de entrega*) e um retângulo verde do lado da alça da sacola “Use Code VDAY50” (Use o código VDAY50*). 

 

  • A loja de donuts Dunkin’ fez doces especiais: 

 


#ParaTodosVerem – Vídeo do Instagram com uma caixa de bolinhos em formato de coração colorido que está aberta. Na parte de cima está escrito “To: Me/ From: Me” (De: Mim / Para: Mim*). Uma mão está tirando um dos corações da caixa. A caixa está encima de uma tolha branca que está em uma mesa marrom.

Segundo a Folha de São Paulo, os dados da National Retail Federation revelam que a média da arrecadação nos últimos anos dessa data nos EUA foi entre $18 bilhões e $20 bilhões de dólares. Além disso, a BBC consultando essa mesma fonte em anos diferentes mostra que um total de $19,7 bilhões foram gastos em 2016, sendo um recorde para o país. 

No Brasil, até 2017, o dia dos namorados era a 3ª data comercial com maior faturamento, com uma média de R$1,5 bilhão³. 

 A origem da data e as diferentes maneiras de manifestações fazem parte das culturas e não são todos que adotam, mas sabem que existe. Percebemos que o comércio a transformou em uma data mais rentável, com várias promoções, decorações e novos design. Independente da data, lembre-se que você pode mostrar o seu afeto pelas pessoas que gosta todos os dias e não precisa gastar nada com isso!

#ParaTodosVerem – Imagem da capa em horizontal. Na parte superior há três corações e na parte inferior um braço com 3 sacolas. A imagem está com um filtro rosa.

Fontes:

¹All Accor

²Universo Retrô 

³BBC 

*Tradução nossa.