Você acompanhou as redes sociais das prefeituras durante a pandemia?
Desde o início da pandemia de Covid-19, muitas pessoas se mantêm informadas por meio das divulgações que as prefeituras municipais fazem. E essas instituições, para deixar a todos informados, utilizam de um meio que a maioria usa: as redes sociais, Facebook e Instagram. A última foi provavelmente a principal plataforma em que a população ficou atenta. Esperando ansiosamente a divulgação de dados de infectados e as vacinas com as idades.
Os perfis usam, muitas vezes, tendências e músicas para chamar a atenção de todos e a própria plataforma categoriza os posts que são sobre o COVID-19.
Na cidade de Maringá não foi diferente. A prefeitura utilizou de suas redes para manter a população informada sobre os casos e as vacinas. Quem não se lembra do Zé e da Maria Gotinha nos Reels da prefeitura dançando? Ou até mesmo dos posts com formas azuis das vacinas e dos infectados?
Conversamos com a Gerente de conteúdos da Prefeitura Municipal de Maringá, Daiana Cristina Verdério, para sabermos como foi e está sendo a movimentação das redes sociais nessa época de pandemia e tiramos algumas dúvidas sobre as vacinas.
Comunica: Qual a estratégia usada por vocês na pandemia para transmitir os boletins informativos e os decretos?
Daiana: Foi a preocupação de continuar trazendo a informação sobre a pandemia como prevenção para o cidadão. Assim, Maringá foi uma das primeiras, senão a primeira cidade a fazer um boletim epidemiológico de coronavírus e divulgar. Tanto que é o post com um dos maiores engajamentos. A nossa equipe de comunicação teve essa ideia porque na saúde a gente já tinha um hábito de obter o boletim epidemiológico da dengue e outras doenças. […] Mas a estratégia sempre foi passar a transparência e deixar o cidadão informado com os dados sobre a pandemia na cidade.
Comunica: Por que usar as redes sociais?
Daiana: De 2019 para cá a gente teve uma transformação gigantesca nas redes sociais porque a nossa comunicação se transformou em digital. Antes a gente priorizava bastante o site, mas não tínhamos uma equipe para a rede social, essa estava em segundo plano. Podemos dizer que de setembro de 2019 para cá nós começamos a mudar isso, a trazer ações e serviços da prefeitura para a internet porque o que estava bombando no momento era a internet, o Instagram e as outras redes sociais. Então a gente como equipe começou a pensar em divulgar o serviço, saúde, educação, trânsito para a população pela rede social. E isso foi muito bacana porque Maringá acabou sendo um case de sucesso com as redes sociais, dando muito certo até hoje. Inclusive, o nosso crescimento é absolutamente 100% orgânico. Nós não utilizamos, até então, nenhum meio ou ferramenta de impulsionamento. Então a gente saiu de 36 mil seguidores no Instagram e hoje com 156 mil. Com as informações da pandemia isso acabou aumentando ainda mais porque as pessoas precisavam de informação e a rede social da prefeitura acabou se tornando um canal oficial de informações da cidade.
Comunica: E sobre a vacinação pode comentar um pouco sobre como está sendo feita a campanha de vacinação do COVID-19?
Daiana: Bem, no momento nós estamos fazendo. Maringá iniciou essa semana a aplicação da dose reforçada de Janssen para as pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 1ª dose dessa vacina. Nós estávamos esperando o Ministério da Saúde, o Governo do Estado encaminhar doses para Maringá. Então essa semana o nosso foco continua sendo o reforço da 2ª dose para a população que tomou a 1ª, mas deixou de tomar 2ª. E iniciamos a 2ª dose das pessoas que tomaram o imunizante da Janssen. A vacinação segue na cidade de segunda à sexta e tivemos vacinação no domingo. Com a estratégia de alcançar um maior número de pessoas possíveis para imunizar a população.
Comunica: A prefeitura está recebendo corretamente as doses?
Daiana: Sim, a prefeitura segue recebendo as doses do Governo do Estado desde o início. Então conforme vai chegando, a gente segue aplicando. As vezes que Maringá parou com alguns grupos foram porque não tinham doses para atender a todos. Então, de acordo com todos os recebimentos do Governo do Estado, Maringá disparou na vacinação. Tanto é que já chegamos a ser uma das cidades à frente nesse processo. E a Secretaria de Saúde se empenhou o máximo e fez o possível para acelerar as aplicações nas unidades de saúde.
Comunica: E para o próximo ano qual é a estimativa para a vacinação?
Daiana: É difícil te falar a estimativa porque a gente não sabe. Nós estamos com uma nova variante. Com certeza a vacinação vai seguir na cidade. Acho que no país. Provavelmente, o Ministério da Saúde já está elaborando um cronograma de vacinação e um esquema vacinal da COVID-19, assim como a gente tem da gripe. Então, assim que tiver como ordem do Ministério da Saúde, da Secretaria do Estado da Saúde com certeza Maringá vai seguir porque o objetivo é a prevenção, é salvar vidas, imunizar e dar esse acesso para a população, da vacinação.
Comunica: E a previsão para doses a serem recebidas no ano que vem?
Daiana: Não tem como eu afirmar nada sobre isso, até porque teria que ser uma informação oficial da Secretaria de Saúde. É uma pergunta assim, muito futura porque a gente não sabe ainda como vai ser né. Todas as informações que chegam da Secretaria de Saúde para a comunicação a gente divulga o mais rápido possível. […] E como eu falei na resposta anterior, possivelmente a campanha de vacinação deve continuar até o ano que vem. A gente não tem previsão de não ser mais obrigatório o uso das máscaras e enquanto tiver vacina tem o esquema vacinal para fazer. Como a gente está fazendo, a dose é reforçada em pessoas com 18 anos ou mais e que tomaram a segunda dose há 5 meses […].
Comunica: Obtiveram um resultado positivo ou negativo usando as redes sociais?
Daiana: Resultado muito positivo, mais positivo do que negativo. Acho que a parte negativa podemos dizer que eram as críticas da população, por exemplo, nos posts do boletim da vacinação, porque o cidadão maringaense é crítico e ele tem a razão de ser crítico, de cobrar. […] A equipe redobrou o trabalho para garantir as informações em encartes, em vídeos e trazer toda a informação de prevenção da forma mais rápida possível para deixar o cidadão maringaense conectado e por dentro do que estava acontecendo […]. E desde o início da vacinação que todos estavam ansiosos e esperançosos. Então foi muito positivo. Hoje o mundo é a internet, a tecnologia, então, assim, a gente abordou vários formatos para tentar alcançar todos os públicos, desde o jovem até os mais idosos.
Comunica: A interação do público com as redes sociais da prefeitura aumentou?
Daiana: Com certeza 100%, porque a gente buscou trazer assuntos do momento. Toda hora estávamos atentos ao que estava rolando […] e até para combater fake news. Então a nossa equipe agiu de forma muito rápida. Não sei se você lembra quando saiu aquela informação da Folha que Maringá aplicou doses vencidas. Nossa equipe agiu imediatamente divulgando nota informando que não era verdade. A gente trouxe dados, então temos essa preocupação com os nossos seguidores, da imagem da prefeitura, das ações dos serviços com os seguidores porque a gente mostra a verdade. Então, assim, a interação é muito bacana […]. Temos uma equipe de SAC humana, não é robô que responde o contribuinte, tendo uma pessoa por trás das redes sociais que responde, que está para ajudar, para facilitar para a pessoa com a situação que ela está precisando. Então a interação foi excelente desde o ponto crítico até elogios. E é isso uma gestão pública, ela está sujeita a receber críticas para melhorias e também está sujeita a receber elogios. A gente tem recebido de todas as formas de todos os públicos até hoje.

Imagem: Folha de S. Paulo
#ParaTodosVerem – Imagem em horizontal do site Folha de S.Paulo, com um gráfico do Brasil, na qual tem várias tons de rosa e roxo, simbolizando quais foram as cidades e estados que a doses de vacinas vencidas foram aplicadas. As cidades de Belém e Maringá foram ressaltadas.

Imagem: Instagram da Prefeitura de Maringá
#ParaTodosVerem – Imagem em horizontal, na qual possui 2 fileiras deitadas com 3 post em cada. As 3 de cima: Boletim diário do coronavírus; Calendário da vacinação contra COVID-19; “ENTENDA A VALIDADE DA SUA VACINA”. Na de baixo: “MARINGÁ NÃO APLICOU DOSES VENCIDAS”; Comunido de prefeitura sobre a matéria da Folha de S.Paulo; Vacinômetro.
Agradecemos a Prefeitura de Maringá e a Daiana por disponibilizar esse tempo para falar com a gente.
É importante notar como a equipe de comunicação da Prefeitura de Maringá está atenta a cada comentário e notícias que saem. E trabalhando para trazer as informações de forma fácil e rápida para que todos os público entendam.
As redes sociais podem ser um meio através do qual um órgão como a prefeitura pode estar em contato com a população. Com essa entrevista percebemos, também, que para as vacinas é preciso ter ordens do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado.
Plataformas que, geralmente, têm conteúdos de entretenimento estão permitindo muitas instituições e empresas a ter uma relação com as pessoas, informando, vendendo e ajudando a resolver problemas.
#ParaTodosVerem – Imagem de capa em horizontal com uma tela de notebook, na qual está exibindo o site do Instagram, a página da Prefeitura de Maringá, 6 posts aparecem. Na fileira de cima tem 3 posts: “USAMOS ROSA / MEU CAMPINHO/ AGORA LEI”; A foto da Catedral iluminada por luzes azuis a noite; “5 COISAS PARA FAZER EM MARINGÁ ANTES DE ACABAR 2021” em laranja. E 3 na fileira de baixo: boletim diário do coronavírus; Vacinômetro; “PAPAIS, MAMÃES E RESPONSÁVEIS!/ HOJE É DIA DE ELEIÇÕES NAS ESCOLAS E CMEIS”. Na parte inferior da tela tem a barra de tarefas.