Já ouviu falar em audiobooks ou audiolivros?

Provavelmente alguns não conhecem, mas é uma ferramenta muito importante para várias pessoas que querem estar em contato com diversos textos e conteúdos. 

Audiobook é gravação em áudio de livro, possui várias vantagens e ajuda diferentes indivíduos. Esse instrumento permite as entonações e pausas que usamos nas falas e variadas velocidades que queremos ouvir, dependendo do aplicativo que usar. 

Ajudando as pessoas que não possuem tempo e querem escutar um livro enquanto fazem as suas tarefas. Os audiolivros auxiliam os deficientes visuais e a população analfabeta¹. O Brasil apresentou cerca de 11 milhões de analfabetos em 2019². Então para muitas pessoas que não sabem ler, o audiobook pode ajudá-las a terem acesso aos livros.

Além disso, aquelas que possuem dislexia, TDAH ou TDA; alunes que aprendem melhor por um ensino auditivo do que visual ou por sinestésica (mais prático). Outra forma de pensar isso é que estudantes podem ter dificuldades em ler obras que estão catalogadas para um vestibular ou para a própria aula de literatura por serem de uma linguagem em que não estão acostumados ou não conseguem se prender. 

Não podemos esquecer que os audiolivros ajudam na educação das crianças, auxilia no descobrimento de novas palavras, dar entonações e a maneira certa de se ler. Também melhora a capacidade de leitura³. E os pequenos podem vir a gostar de livros. 

Os audiolivros possuem ainda mais vantagens, como ajuda no processo de aprender outras línguas ouvindo, por exemplo, um audiobook pode te ensinar maneiras de se pronunciar determinadas palavras. Além disso, a ter um pensamento crítico, quando se ouve o áudio, muitas informações precisam ser processadas e relacionadas, assim, analisamos e começamos a formar uma crítica4

Essa ferramenta pode ajudar muito, tanto em salas de aulas como no dia a dia. Listamos alguns aplicativos e sites que possuem áudio de livros:

Percebemos que a maioria dos sites e aplicativos que encontramos são pagos, possuindo uma mensalidade para ter acesso a uma biblioteca com mais livros e atuais. A maioria das interfaces gratuitas são livros de domínio público, pois se eles postassem livros sem esse domínio provavelmente seriam retirados do ar. Graças a esses trabalhos incríveis de pessoas que leem os livros para postarem em alguma plataforma, é possível que muitas pessoas tenham acesso ao conteúdo do livro e a entendam. 

Uma questão importante foi levantada pelo Portal Acesse, os audiolivros anunciam o fim do impresso? Concordamos com o portal que não seria. O audiolivro veio como uma maneira de facilitar o acesso a livros e para ajudar no aprendizado, pois as pessoas podem ter dificuldades na leitura e às vezes não possuem tempo. Mais além, fazemos uma reflexão: a escrita com o lápis foi substituída por completo pela digital, o famoso Word? Ou os ebooks tiraram o espaço dos livros físicos? A conclusão que você tirar é a resposta também para a pergunta sobre o audiobook. 

Às vezes não conseguimos ter a dimensão da importância de uma ferramenta até a conhecermos, como no caso do audiobook. Não só isso, mas essa maneira de se ter contato com um livro permitiu que a leitura começasse a ser de certa forma algo fácil e mais divertido para os indivíduos que possuem dificuldade de leitura. 

Confira a baixo dois exemplos de audiolivros, o primeiro “As Flores de Avani” feito por estudantes do curso de Comunicação e Multimeios da UEM e o conto “A mulher que contava portas” de Ignácio de Loyola contado por alunos IFPR – Cascavel.

#ParaTodosVerem – Imagem da capa em horizontal, com um celular entre dois fones sem fio em cima de uma tábua branca.

Fontes:

¹Livro Falante 

²Agência Brasil 

³EducaMais

4Sophia