Quem sou eu?
Meu nome é Mónica Santos Pereira Defreitas Smythe, mas assino minhas artes como Mónica Defreitas. Tenho 51 anos e nasci em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, Portugal, mas atualmente moro e atuo em Curitiba.
Minha Arte
Eu desenho desde sempre, e ao longo do tempo fiz vários cursos livres de desenho (com Laura Miranda, na antiga Galeria Cocaco e algumas aulas muito significativas com Leila Pugnaloni) e pintura a óleo. No curso de Arquitetura, no qual sou formada, tinha um interesse especial em todos os tipos de representação gráfica, seja o desenho técnico ou representações à mão livre.
Em 2010 tive meu primeiro contato com a aquarela ao fazer o módulo inicial do curso inicial de aquarela botânica no Centro de Ilustração Botânica do Paraná, com a profa. Rosane Quintella. Nesse momento eu descobri essa linguagem dentro da representação científica, que é o caso da aquarela botânica. Em 2013 comecei um curso de aquarela com a profa. Ana Muller (no espaço De Maryno), e naquele momento experimentei as possibilidades expressivas dessa técnica artística. Desde então venho aperfeiçoando a pintura nessa área, experimentando novas linguagens e tenho dedicado parte do meu tempo para a realização de ilustrações de livros.
#ParaTodosVerem – Pintura em aquarela. Na arte há um galho fino, marrom claro na parte de cima e mais escuro na parte inferior. Um pouco à esquerda do centro da imagem, há um pássaro virado para a esquerda e olhando para a direita. O galho possui várias ramificações, quase todas curtas, com exceção de três. Um pouco à direita do centro na parte superior do galho há uma ramificação sem folhas. Novamente na parte direita da imagem, mas no inferior, há duas ramificações com várias folhas vermelhas. O fundo da imagem é formado por uma névoa branca na parte superior direita, preto no lado superior esquerdo e vermelho no inferior.
De onde veio o interesse? E de onde veio meu estilo?
Nunca gostei muito de falar, e o desenho acabou sendo uma forma de expressão na qual me sentia muito confortável. Com o desenho e a pintura eu conseguia dar forma ao que pensava e sentia de maneira muito mais intensa do que com as palavras. Os traços, as formas, cores e todos os códigos do universo visual sempre me proporcionaram uma linguagem rica e eu me identificava com esse mundo. Talvez essa vastidão de possibilidades expressivas tenha sido um forte apelo à minha vontade de dizer coisas.
Obras ou Artistas que me inspiram
É muito difícil falar de uma obra ou um artista porque ao longo da vida há uma grande diversidade de influências que acabam formando o nosso repertório como artista. Quando eu era criança gostava muito de um livro de poemas da Cecília Meireles, “Ou isto ou aquilo”, cujas ilustrações em aquarela, de Eleonora Affonso, me fascinavam. Posso assegurar que meu amor pela aquarela nasceu desse livro.
Mas uma produção artística é construída por um leque de experiências visuais, sensoriais, intelectuais…e isso envolve não apenas artes visuais, mas também literatura, música, cinema, fotografia, dança, entre outros.
Em se tratando de obras, a primeira vez que vi Guernica, ao vivo, fiquei muito impressionada pela sua potência, por seu tema e pela liberdade expressiva. Não havia nenhum comprometimento com a realidade, mas proporciona uma experiência artística provavelmente mais intensa do que uma obra realista, já que nela havia uma escolha das imagens e um tratamento visual muito eloquente. William Turner é um artista que sempre observei muito atentamente pelo uso das cores e pelas formas quase abstratas e em movimento.
#ParaTodosVerem – Pintura em aquarela na vertical. A arte foi feita usando branco, preto e diversos tons azuis. Na parte inferior direita há uma flor, que se estende até a altura da metade do quadro. A flor parece estar morrendo e está inclinada para a direita. Na parte externa das pétalas, há um azul mais claro com as bordas mais claras. Já no interior, foram usados tons azuis mais escuros. Ao redor da flor há um sombreamento em preto. No fundo da pintura são usados tons azuis claros embaixo e vai escurecendo quanto maior a altura.
Os artistas modernos brasileiros sempre estiveram presentes na minha memória, principalmente Cândido Portinari. Mais recentemente – além dos artistas contemporâneos que me fazem compreender a vasta liberdade da linguagem artística -, tenho acompanhado o trabalho de Nicolas Lopez, aquarelista peruano cujas obras admiro muito.
Na fotografia, Cartier-Bresson e inúmeros fotógrafos brasileiros, inclusive os que compuseram o projeto “Cidades Visíveis” feito em Curitiba e coordenado por Milla Jung, fotógrafa e pesquisadora. No cinema, Wim Wenders e Peter Greenaway marcaram também minha forma de ver as cenas de um ambiente e paisagens da cidade.
Isso é apenas um recorte muito pequeno em relação ao tamanho e quantidade de estímulos capazes de influenciar a formação de um repertório artístico, e com certeza estou sendo injusta com grande parte de artistas, arquitetos, músicos, escritores, cujas obras geraram imagens e fortes influências na minha formação.
Meu Futuro
Estou trabalhando exclusivamente na produção de artes visuais há pouco mais de 1 ano. Quando produzo, sinto que estou fazendo, criando, concretizando, no lugar de apenas teorizar e olhar com um certo distanciamento, como fazia antes. Não sujava minhas mãos de tinta, não traçava ou criava formas para serem vistas, mas observava as produções de outras pessoas.
Apesar de desenhar e pintar há muitos anos, trabalhar com arte, assumir que sou uma artista e uma ilustradora que atua profissionalmente é algo novo. Hoje estou fazendo uma pós-graduação na Casa Tombada, um lugar de arte, cultura e educação que está me mostrando um mundo novo no campo da ilustração, da arte e da literatura. Trabalho com o tema “O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação”.
No momento atuo paralelamente com ilustração de livros e com pintura, com foco na aquarela artística. Isso pode mudar, já que estamos sempre em transformação, mas gosto da ideia de levar ao mesmo tempo a pintura e a ilustração. É importante destacar que o conceito de “livro ilustrado”, que é o que me interessa, traz a ilustração como lugar de fala, de construção de narrativas e significados, com a mesma importância narrativa que o texto escrito, e não apenas como uma imagem decorativa, que enriquece ou que amplia o significado do texto escrito.
Quanto às pinturas, atualmente tenho feito temáticas mais silenciosas, paisagens nubladas com árvores, com uma atmosfera mais intimista, mas sem conexão com o real. Pretendo ainda manter essa temática por um tempo, porque nesse mundo frenético, de excesso de imagens, sons, luz, movimento, diversão…sinto falta de um espaço em que possamos olhar para dentro. O mundo interior pode ser efervescente, rico, sonoro, de uma profunda alegria de viver, mas de uma forma mais sensível na relação com o mundo e com os outros.
Resumindo, o futuro terá espaço para a arte e para os livros ilustrados.
- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela na horizontal. Na arte há oito meninos brincando com uma bola. A bola é toda branca e está na parte inferior um pouco à direita do centro. Todas as crianças estão olhando a bola, estão descalças e vestindo roupas brancas ou beges. Metade das crianças está sem camisa. O chão da imagem é formado por diferentes tons marrons. As sombras indicam que estão brincando no período do dia.
- #ParaTodosVerem – Ilustração de livro na horizontal. No lado esquerdo da arte há um bebê olhando uma libélula em um jardim. O bebê tem pele branca e olhos azuis, está engatinhando e veste uma camiseta azul florida e uma calça rosa. O chão onde a criança está é cheio de grama. Ao redor da criança há uma vegetação alta e fina e na direita da imagem algumas flores rosas. O fundo da imagem é amarelo.
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- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela na vertical. Pouco abaixo da metade horizontal da imagem fica o horizonte da paisagem. Na parte esquerda há algumas árvores. Abaixo dele há uma parte de terra marrom. Acima há um céu nublado que mistura branco, cinza e preto.
- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela na vertical. Da metade da altura da arte para cima, as cores do quadro são em tons vermelhos. Nessa área há algumas árvores, algumas mais próximas e outras mais distantes. Todas as árvores têm troncos finos. Na meia altura da arte, a cor predominante é um marrom claro e vai ficando mais escuro quanto mais baixo.
- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela na vertical. Na parte direita da arte há um penhasco que chega a quase metade do comprimento da imagem. Em cima dele há uma árvore alta e fina com uma copa cheia de folhas. Abaixo do penhasco há diversas árvores altas e finas. O fundo da imagem é um céu nublado que mistura branco, cinza e preto.
- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela na vertical. A arte foi feita usando branco, preto e diversos tons azuis. Na parte inferior direita há uma flor, que se estende até a altura da metade do quadro. A flor parece estar morrendo e está inclinada para a direita. Na parte externa das pétalas, há um azul mais claro com as bordas mais claras. Já no interior, foram usados tons azuis mais escuros. Ao redor da flor há um sombreamento em preto. No fundo são usados tons azuis claros embaixo e vai escurecendo quanto maior a altura.
- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela na vertical. Na arte há uma criança de vestido azul claro brincando no balanço. Na imagem há poucas partes da criança, pois ela está se balançando forte, então vemos apenas as pernas, um braço que está segurando na corrente e parte das costas. Na parte inferior da imagem, há uma floresta. Na parte superior há três pássaros na esquerda e algumas nuvens na direita.
- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela. Na arte há um galho fino, marrom claro na parte de cima e mais escuro na parte inferior. Um pouco à esquerda do centro da imagem, há um pássaro virado para a esquerda e olhando para a direita. O galho possui várias ramificações, quase todas curtas, com exceção de três. Um pouco à direita do centro na parte superior do galho há uma ramificação sem folhas. Novamente na parte direita da imagem, mas na parte inferior da imagem, há duas ramificações com várias folhas vermelhas. O fundo da imagem é formado por uma névoa branca e preta.
- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela com predominância de tons rosas e lilás. Na arte, um pouco abaixo da meia altura do quadro, há uma mulher nua deitada em uma cama rosa com véu transparente. Os cabelos da mulher transitam da cor laranja nas pontas até um azul na base. Na direita há um véu que está na frente da mulher, mas como ele é transparente ainda aparece a mão e o quadril dela. Na esquerda há um véu do outro lado da cama. Entre os véus, ao fundo, há alguns galhos horizontais.
- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela. Na arte há um urubu preto em um galho quebrado rodeado por algumas borboletas amarelas. O urubu está na parte esquerda da imagem e a maior parte das borboletas na parte direita, porém há duas borboletas na frente do corpo da ave. Ao redor das borboletas há uma névoa escura. O fundo da imagem é branco.
- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela na horizontal. Na arte há oito meninos brincando com uma bola. A bola é toda branca e está na parte inferior um pouco à direita do centro. Todas as crianças estão olhando a bola, estão descalças e vestindo roupas brancas ou beges. Metade das crianças está sem camisa. O chão da imagem é formado por diferentes tons marrons. As sombras indicam que estão brincando no período do dia.
- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela na horizontal. Na parte esquerda da imagem há uma pessoa olhando para duas árvores próximas uma da outra. A pessoa está com um guarda-chuva aberto que esconde o rosto dela. Ambas as árvores não possuem nenhuma folha nos galhos. Atrás da pessoa há um balanço de parquinho. No centro e na parte direita da imagem está um vazio branco.
- #ParaTodosVerem – Pintura em aquarela horizontal. Na parte direita da arte há um homem vestido de terno e gravata. Ele está levantando seu chapéu com uma mão enquanto carrega uma maleta com a outra. Atrás do homem há uma névoa laranja. A sombra do homem é projetada no chão para a esquerda e cruza toda a parte inferior da imagem.
- #ParaTodosVerem – Ilustração de livro em aquarela na horizontal. Na arte há um tronco na parte inferior que atravessa a imagem de um lado ao outro. Nesse tronco há várias folhas e insetos diversos. Na imagem existem borboletas de diversas cores como azul, vermelha, branca e preta com amarelo. Também há besouros e larvas de mosca. No canto esquerdo da imagem há um pássaro alimentando quatro filhotes no ninho. O fundo da imagem é branco.
- #ParaTodosVerem – Ilustração de livro na horizontal. Na imagem há um prédio laranja com diversas janelas de vários apartamentos. Há três colunas de janelas. Na primeira coluna há duas janelas e uma porta embaixo. Na janela mais acima há um gato aparecendo apenas os olhos e as orelhas. Também há uma cortina balançando para fora pelo vento. Na janela do meio há uma mulher negra regando uma planta. Na porta há uma mulher loira com expressão de alegria e tocando violão. Na segunda coluna, na janela de cima há um homem branco e com barba grande entregando uma rosa para uma mulher loira da janela de baixo da terceira coluna. Abaixo do homem há uma mulher branca estendendo roupa no varal da janela com duas crianças ao lado. Na janela de cima da terceira coluna, há duas mulheres brancas, uma loira e a outra morena, conversando, tomando chá e comendo bolo. Na janela abaixo há uma mulher branca e loira recebendo a rosa. Logo acima do centro da arte há uma nuvem na altura do prédio. Mais acima da nuvem há alguns galhos de árvores com algumas folhas e frutas penduradas. Na direita da arte há uma estrutura amarela na qual tem dois cachorros dentro e um gato no teto. Atrás da estrutura há uma árvore com frutas e um arbusto. O Sol é amarelo e os raios de luz que saem de si fazem curvas como se fossem um polvo. O céu está mais claro na parte acima do prédio na esquerda, mas na direita está mais em um tom azul escuro. Acima da estrutura amarela há duas fileiras de bandeirinhas penduradas. As bandeiras possuem várias cores diferentes.
- #ParaTodosVerem – Ilustração de livro na horizontal. Na arte há três mulheres na praia. Uma delas é negra com cabelo castanho claro, a outra é branca de cabelo preto e a última branca de cabelo loiro que está estendendo uma canga branca na areia. As três têm expressões alegres. Na parte inferior da imagem há areia e um pouco acima é o começo do mar. Na esquerda, atrás da mulher negra há um cardume de peixes. No centro e na direita da imagem há algumas estrelas na areia, sobre o pano, no mar e no céu. Um pouco acima da altura do centro há o horizonte, com uma pequena ilha com duas palmeiras na esquerda, uma no meio e uma grande na direita. A ilustração é de um período noturno e a lua está cheia.
- #ParaTodosVerem – Ilustração de livro na horizontal. Imagem do interior do quarto do bebê. Na parte esquerda inferior da arte há um bebê com expressão alegre deitado em uma grande almofada rosa. O bebê veste uma tiara e um macacão azul e está com os braços e pernas para cima. No canto superior esquerdo da imagem há um céu noturno estrelado e com a lua crescente. Com exceção desse canto, a parede do quarto é branca e nela há uma janela rosa. A janela tem cortinas transparentes que estão tremulando por causa do vento que também traz folhas verdes para dentro do quarto. No batente da janela há dois passarinhos amarelos. Do lado esquerdo da janela há uma lagartixa. No lado direito inferior da arte, há um chão onde tem uma joaninha. No canto superior direito há um sol na parede. Do lado de fora da janela há alguns galhos.
- #ParaTodosVerem – Ilustração de livro na horizontal. No lado esquerdo da arte há um bebê olhando uma libélula em um jardim. O bebê tem pele branca e olhos azuis, está engatinhando e veste uma camiseta azul florida e uma calça rosa. O chão onde a criança está é cheio de grama. Ao redor da criança há uma vegetação alta e fina e na direita da imagem algumas flores rosas. O fundo da imagem é amarelo.
- #ParaTodosVerem – Ilustração de livro na horizontal. Na arte há diversas pessoas felizes em uma parada de ônibus. Na imagem há pessoas de etnias, tipo de cabelo, cor do cabelo, estilo e idades diferentes. Todas estão com expressões felizes. Atrás das pessoas há um pequeno muro vivo na altura da cintura das pessoas. No céu há duas pipas, uma vermelha e outra verde, sendo manuseadas por duas crianças do canto direito da imagem. Na direita também há a placa de ônibus. A é feita de pedras encaixadas e está cheia de poças de água.