Quando se fala na evolução das máquinas, especificamente no campo dos jogos, também se fala na evolução da experiência de jogo. Esse avanço possibilitou algo importante na atual indústria de games: a imersão.

A imersão é uma ferramenta narrativa que depende de vários aspectos como a movimentação do personagem, o design de áudio, e, o que será o foco deste ensaio, a criação do mundo onde o jogo se passa. Existem mais recursos para tornar um jogo mais imersivo, mas esse é um assunto para outro post.

Inspirado pelo ensaio “A Fotografia Sensível de Persona” da ex-integrante do Comunica Eduarda Garcia, esse post traz fotos de alguns jogos que tiveram um bom trabalho no sentido de criação de mundos imersivos.

Esse ensaio foi feito utilizando a ferramenta “Modo Foto”, que permite pausarmos o jogo para enquadrar uma paisagem. Dependendo do game, a qualidade da ferramenta muda, permitindo alterar algumas imagens sendo ao retirar os personagens, usar um filtro e etc. Sem mais demora, vamos às fotos.

Batman Arkham Knight

Começando por um jogo lançado pela Rocksteady Studios em 2015, Batman Arkham Kinght se passa na cidade fictícia Gotham City. O jogo acontece em uma única noite em que Batman tem que lidar com vários dos seus inimigos ao mesmo tempo. O jogador pode explorar a cidade inteira que está repleta de criminosos e em completo caos. Para completar o cenário, Gotham tem uma arquitetura gótica e um clima chuvoso e com névoa permanente. O jogo está disponível nas seguintes plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows.

Genshin Impact

Lançado pela Mihoyo em 2020, Genshin Impact é um RPG de mundo aberto. O jogo segue a história do/da Viajante, que está à procura de seu/sua irmão/irmã. A proposta dos desenvolvedores é soltar a história e partes do mapa com o tempo, então o que tem no jogo atualmente ainda não é tudo. No seu lançamento não haviam muitas missões de história, e restava aos jogadores explorarem o maravilhoso e detalhado mundo de Genshin.

Atualmente o jogo conta com três regiões e cada uma é inspirada em algum país real: Mondstadt (Alemanha), cidade do vento e da poesia; Liyue (China), porto de pedra e dos contratos; e Inazuma (Japão), a ilha dos trovões e da eternidade.  Está disponível nas seguintes plataformas: PlayStation 4, Android, Microsoft Windows, PlayStation 5, Nintendo Switch, iOS.

Assassin’s Creed Origins

O próximo jogo da lista é Assassin ‘s Creed Origins que transporta os jogadores ao Egito Antigo. Aqui o jogador explora diversas regiões do mapa como as pirâmides de Gizé, a atualmente extinta Memphis que foi recriada no jogo, a famosa Alexandria e muitos outros lugares. A franquia da desenvolvedora Ubisoft é famosa por remontar períodos históricos diversos. O jogo está disponível nas seguintes plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Google Stadia.

Marvel’s Spider Man

Sempre brilhante, seja pelas luzes à noite ou pelo reflexo do sol nos prédios de dia, é a cidade de Nova Iorque de Marvel ‘s Spider Man lançado em 2018 pela Insomniac Games. O jogo não é uma representação 100% fiel a cidade verdadeira, é menor do que a real e com localidades fictícias do mundo dos quadrinhos da Marvel. Apesar disso, o mapa do jogo ainda é incrivelmente grande e possibilita os jogadores a explorarem diversos pontos e ruas famosas de NY. O jogo está disponível nas seguintes plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5.

#ParaTodosVerem – Imagem de capa. A arte é feita por três segmentos. Na esquerda há uma foto de um prédio com vários painéis eletrônicos de publicidade. No meio há uma faixa laranja e tem a figura preta de uma câmera na parte superior. Por fim, na direita há foto de um parque tirada no período do entardecer. Na imagem há uma ponte com algumas pessoas passando por ela. Embaixo há um lago que reflete o sol laranja do pôr do sol.