Quando se fala na evolução das máquinas, especificamente no campo dos jogos, também se fala na evolução da experiência de jogo. Esse avanço possibilitou algo importante na atual indústria de games: a imersão.
A imersão é uma ferramenta narrativa que depende de vários aspectos como a movimentação do personagem, o design de áudio, e, o que será o foco deste ensaio, a criação do mundo onde o jogo se passa. Existem mais recursos para tornar um jogo mais imersivo, mas esse é um assunto para outro post.
Inspirado pelo ensaio “A Fotografia Sensível de Persona” da ex-integrante do Comunica Eduarda Garcia, esse post traz fotos de alguns jogos que tiveram um bom trabalho no sentido de criação de mundos imersivos.
Esse ensaio foi feito utilizando a ferramenta “Modo Foto”, que permite pausarmos o jogo para enquadrar uma paisagem. Dependendo do game, a qualidade da ferramenta muda, permitindo alterar algumas imagens sendo ao retirar os personagens, usar um filtro e etc. Sem mais demora, vamos às fotos.
Batman Arkham Knight
Começando por um jogo lançado pela Rocksteady Studios em 2015, Batman Arkham Kinght se passa na cidade fictícia Gotham City. O jogo acontece em uma única noite em que Batman tem que lidar com vários dos seus inimigos ao mesmo tempo. O jogador pode explorar a cidade inteira que está repleta de criminosos e em completo caos. Para completar o cenário, Gotham tem uma arquitetura gótica e um clima chuvoso e com névoa permanente. O jogo está disponível nas seguintes plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal de uma vista de cima da fictícia Gotham City no período noturno. Na foto há diversos prédios de diversos tamanhos e todos de cores neutras, com exceção de uma torre que se destaca. Essa torre é feita de treliça de ferro em vermelho, e ela possui um formato similar a um cone. A torre é oca e dentro dela há um grande relógio de ponteiro e na parte inferior algo similar a um trilho de trem. Logo acima desses trilhos, há um grande letreiro vermelho escrito “Grand Avenue” (Grande Avenida) e como o nome sugere, embaixo da torre tem um vão onde passa uma avenida. Na direita desta torre há dois prédios conectados por uma passarela. No topo desses dois há estátuas, na cor pátina verde-azulado. As estátuas são iguais e seguram uma grande taça. Na direita da imagem tem um mar que separa a cidade em ilhas conectadas por pontes. No canto inferior direito da imagem há o herói Batman, agachado e virado para a cidade. Todo o ambiente da cidade está envolto em uma névoa e o clima está chuvoso. No fundo da imagem há uma cidade separada de Gotham pelo mar.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal do horizonte da cidade de Gotham à noite. No primeiro plano da imagem, à direita, há o herói Batman de pé, de costas para a câmera. O céu está cheio de nuvens, com exceção ao lugar onde a lua aparece, várias vezes maior do que o normal. Apesar de estar de noite, a luz do luar é forte, tornando a coloração da imagem azulada. Na parte inferior esquerda há diversos prédios que estão bem longe de onde a foto foi tirada. Entre os prédios, uma torre se destaca pela altura. No topo dela há um observatório em formato de disco.
Genshin Impact
Lançado pela Mihoyo em 2020, Genshin Impact é um RPG de mundo aberto. O jogo segue a história do/da Viajante, que está à procura de seu/sua irmão/irmã. A proposta dos desenvolvedores é soltar a história e partes do mapa com o tempo, então o que tem no jogo atualmente ainda não é tudo. No seu lançamento não haviam muitas missões de história, e restava aos jogadores explorarem o maravilhoso e detalhado mundo de Genshin.
Atualmente o jogo conta com três regiões e cada uma é inspirada em algum país real: Mondstadt (Alemanha), cidade do vento e da poesia; Liyue (China), porto de pedra e dos contratos; e Inazuma (Japão), a ilha dos trovões e da eternidade. Está disponível nas seguintes plataformas: PlayStation 4, Android, Microsoft Windows, PlayStation 5, Nintendo Switch, iOS.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal da cidade de Mondstadt. A arquitetura é igual a de casas alemãs, onde hastes de madeira ficam amostra no lado exterior. No espaço entre as madeiras as paredes são pintadas na cor creme. A foto foi tirada à noite e algumas casas têm lampiões do lado de fora ou alguma luz saindo pelas janelas. A base das estruturas e as ruas da cidade são feitas de pedras encaixadas. Alinhadas no centro das ruas há caixas com flores que decoram o espaço. As caixas são separadas por uma média distância. A imagem foi feita no início da rua que se alonga para a direita da imagem e conforme avança nessa direção há diversas escadarias que vão aumentando a altura da cidade.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal da vista de fora da cidade de Liyue de dia. Na parte inferior da foto há um mar na cor azul turquesa nas partes claras e um azul celeste nas mais escuras. No mar há seis estátuas douradas de garças, separadas em dois grupos de três. Cada grupo de estátuas tem panos laranjas presos ao bico que se conectam ao topo de duas torres, cada grupo se conecta à torre à sua frente. As torres marcam o início do cais de madeira, onde há alguns barcos. À direita da imagem há uma grande ponte de madeira, que é uma das entradas para a cidade. Há uma grande escadaria que é o principal acesso entre o cais e a cidade. Toda a arquitetura da cidade é chinesa. A copa das árvores da são, em sua maioria, laranja. No fundo da imagem há diversas montanhas que ficam ao redor da cidade.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal de um palácio japonês de Inazuma de noite. Na parte inferior da foto há uma escadaria com degrau zigue-zague que sobe até a base de um pátio. Na entrada do palácio há uma figura de Buda detalhada em dourado e, acima dele, há um telhado em forma de um capacete samurai, com um adorno dourado que lembra chifres. O palácio possui mais uns andares para cima, e no topo há novamente um telhado formando um um capacete de samurai, assim como descrito aqui anteriormente. Na imagem há algumas árvores, todas com folhas roxas. No lado direito da foto, há um estandarte de cor roxa e com o símbolo de realeza que aparenta ser um redemoinho em duas cores: azul e dourado. Ao lado do estandarte há uma lanterna japonesa. O fundo da imagem é um céu noturno com algumas pequenas nuvens.
Assassin’s Creed Origins
O próximo jogo da lista é Assassin ‘s Creed Origins que transporta os jogadores ao Egito Antigo. Aqui o jogador explora diversas regiões do mapa como as pirâmides de Gizé, a atualmente extinta Memphis que foi recriada no jogo, a famosa Alexandria e muitos outros lugares. A franquia da desenvolvedora Ubisoft é famosa por remontar períodos históricos diversos. O jogo está disponível nas seguintes plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Google Stadia.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal das três pirâmides de Gizé. Do meio para o lado esquerdo há uma área desértica. É nessa região da foto que as três pirâmides estão. Em ordem de proximidade a primeira pirâmide é a de Miquerinos, a menor entre as três. A seguinte é a pirâmide de Quéops, a maior pirâmide do Egito. A pirâmide mais longe do local onde a foto foi tirada é a de Quéfren, a segunda maior pirâmide do Egito. Na imagem as pirâmides de Quéops e Quéfren tem a ponta de ouro. Ao redor das pirâmides há diversas ruínas. Na extrema direita da imagem há o Rio Nilo, e os arredores do rio possuem uma vegetação diversa. No fundo da imagem vemos vegetação do lado esquerdo e montanhas do lado direito. O céu está azul e limpo na esquerda, porém na direita há nuvens negras.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal da entrada de um templo egipcio. Começando pela esquerda, há um pequeno espaço com três escadarias que dão acesso ao pátio principal. Ao redor do templo há várias palmeiras. No centro deste pátio há duas fileiras de estátuas que formam uma passagem em linha reta para o templo. As estátuas são moldadas a partir da figura mítica da esfinge, corpo de leão e cabeça de faraó. No lado esquerdo da passagem há três monólitos com pontas triangulares. Tanto as estátuas quanto os monólitos são pretos. Do lado direito da passagem há alguns vasos de planta. No fim da passagem há uma escadaria que dá para o interior. Do lado externo das paredes do templo há diversas estátuas. Na imagem há duas paredes do templo que se estendem muito acima das palmeiras que o circulam. Nessas paredes há diversos desenhos coloridos que se estendem por todo o templo. Tanto as paredes do templo quanto o pátio são feitas de uma pedra clara.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal de um teatro grego. A foto foi tirada de um local atrás do palco, virada para a arquibancada. No palco há alguns objetos posicionados como cenário, entre eles alguns vasos, um longo tapete e uma poltrona no centro. Ao redor do palco há algumas colunas, e entre algumas colunas há um arco. A arquibancada ocupa quase um terço da imagem. Ela está quase toda vazia, com exceção de 13 pessoas espalhadas na parte esquerda. Subindo toda a escadaria da arquibancada há diversas árvores que circulam o teatro inteiro. No fundo da imagem há montanhas, um céu azul mas com uma lua ainda presente. A presença da lua e a luz laranja sobre o teatro dá a entender que é o nascer do sol.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal de um coliseu bem no meio da foto. O coliseu tem vários detalhes tanto externos quanto internos em vermelho. A estrutura se localiza no meio da cidade, e ao seu redor há diversas casas. De frente ao coliseu, na parte inferior direita da imagem há o que parece um templo grego. Nas extremidades da parte da frente e detrás do telhado do templo há seis estátuas, três na frente e três atrás. Tanto ao redor do teatro quanto pela cidade há diversas árvores tornando a visão de longe da cidade branco e verde. No fundo da imagem há montanhas ao longo de toda cidade. A foto foi tirada no período diurno, e pelas sombras o sol está à esquerda, mas não aparece na imagem.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal de um navio a vela no meio de um deserto. A foto foi tirada da frente da proa da nau. As únicas partes da embarcação fora da areia são: parte da popa, a metade esquerda do convés, a proa e o mastro que já não possui mais vela. Atrás do navio há 2 palmeiras. Na direita da imagem o deserto se estende ao longo de dunas. O sol se encontra praticamente no meio da foto. No fundo da imagem há montanhas do lado esquerdo e direito, deixando um vão ao centro.
Marvel’s Spider Man
Sempre brilhante, seja pelas luzes à noite ou pelo reflexo do sol nos prédios de dia, é a cidade de Nova Iorque de Marvel ‘s Spider Man lançado em 2018 pela Insomniac Games. O jogo não é uma representação 100% fiel a cidade verdadeira, é menor do que a real e com localidades fictícias do mundo dos quadrinhos da Marvel. Apesar disso, o mapa do jogo ainda é incrivelmente grande e possibilita os jogadores a explorarem diversos pontos e ruas famosas de NY. O jogo está disponível nas seguintes plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal da vista de cima da Times Square a noite. A foto foi feita utilizando um filtro que destaca a cor azul e vermelho enquanto torna as outras cores mais escuras. Na parte inferior central fica o meio da praça, a qual está cheia de pessoas. No meio da praça há uma escadaria com luzes vermelhas nos degraus. No lado esquerdo da praça há uma calçada vermelha onde a maior parte das pessoas estão. No meio dessa calçada, há uma rua que passa perpendicular. Na altura da metade da imagem, a calçada acaba e dá lugar a uma avenida. Do lado direito há uma avenida cheia de carros. Todos os edifícios da área da praça possuem várias placas eletrônicas com publicidade diversas. Os prédios, tanto da praça quanto fora dela, tem várias janelas acesas.
- #ParaTodosVerem – Imagem horizontal de uma ponte do Parque Central de Nova Iorque tirada no período do pôr do sol. Na parte inferior central da foto há uma ponte que cruza a foto. Espalhadas pela ponte há algumas pessoas andando ou tirando fotos. Mais ao fundo da imagem há uma fonte com uma estátua em cima. O lago que passa por debaixo da ponte reflete a luz laranja do sol poente. Ao redor dessa área há diversas árvores que cercam o local e as copas das árvores refletem laranja por causa do sol. No fundo há alguns prédios, que, com a exceção do último da esquerda, são baixos. O sol está um pouco à direita do centro da imagem, atrás da copa de uma árvore.
#ParaTodosVerem – Imagem de capa. A arte é feita por três segmentos. Na esquerda há uma foto de um prédio com vários painéis eletrônicos de publicidade. No meio há uma faixa laranja e tem a figura preta de uma câmera na parte superior. Por fim, na direita há foto de um parque tirada no período do entardecer. Na imagem há uma ponte com algumas pessoas passando por ela. Embaixo há um lago que reflete o sol laranja do pôr do sol.