Sabonete, esfoliante, água micelar, tônico facial máscara hidratante, creme hidratante, sérum, creme para os olhos, lip balm, máscaras de argilas, protetor solar¹. O mundo dos dermocosméticos cria cada vez mais produtos e subprodutos, gerando uma cadeia de consumo sem consciência. Nem sempre a pele precisa de tudo isso, porém a indústria continua a criar e a vender.
“Cosméticos convencionais possuem uma grande quantidade de ingredientes que prejudicam a saúde feminina. Tanto pelas moléculas que são absorvidas e podem causar desequilíbrios hormonais, alterações no útero, ovários e mamas, predisposição ao câncer e doenças metabólicas, quanto pelo que não é absorvido e permanece na pele causando alergias, dermatites ou envelhecimento precoce. Além disso, cosméticos convencionais possuem baixa biodegradabilidade e escoam pelo ralo poluindo o planeta.” Explica a farmacêutica, com especialização em Manipulação Cosmética, Mona Soares.²
Os consumidores também estão mais preocupados com os ingredientes, se são testados em animais, se possuem embalagens ecológicas ou que possam ser reutilizadas, se a rotina é simplificada. Pontos que hoje são avaliados e levados em consideração na hora da compra².
Há pequenas marcas que estão crescendo, justamente por pensarem o skincare de maneira diferente, com matérias primas de origem vegetal, com testes clínicos, rotinas que não precisam de muitos produtos, com ingredientes de qualidade, com princípios ativos que realmente beneficiam a pele.
O cuidado com a pele do rosto não precisa envolver vários produtos, as pessoas procuram por rotinas simples, rápidas e que funcionem. Um skincare minimalista, uma tendência que está ficando conhecida como Slow Beauty, a versão da beleza dos já conhecidos slow food e slow fashion³.
E como essas marcas conseguem se tornar conhecidas, sem grandes campanhas e celebridades fazendo indicação? Bom, é nesse momento que a internet e as redes sociais ajudam na divulgação e na captação de clientes. Não acontece de repente, é um processo lento,”slow” igual ao movimento. As pessoas que começam a utilizar esses produtos acabam por acompanhar seu crescimento, criando um laço entre marca e cliente. As empresas conseguem manter contato mais próximo e divulgarem seus valores e visão.
Vamos deixar algumas marcas de Slow Beauty, que vocês poderão conhecer e acompanhar.
- Gaia Cosméticos
- QUINTAL Dermocosméticos
- feito brasil
#ParaTodosVerem: A imagem de capa é a lateral de um rosto feminino negro, em que aparece a imagem do canto do olho até a orelha. Ela está passando argila preta, com uma espátula de madeira.
Fonte: