Apesar de terem se popularizado apenas entre as décadas de 70 e 80, os jogos eletrônicos surgiram no final dos anos 50. Um dos primeiros jogos a serem inventados foi “Spacewar!”. O objetivo era simples, duas pessoas assumiam o controle de uma nave e para ganhar um tentava eliminar o outro.
Podemos considerar que “Spacewar!” provavelmente foi o primeiro game com elementos de violência. Posteriormente tanto a tecnologia dos computadores quanto a violência nesta nova mídia evoluíram. Com o avanço das máquinas possibilitou gráficos mais realistas, tornando a violência mais impactante, o que muitas vezes causou polêmicas.
A plataforma Steam anunciou os jogos mais vendidos pelo serviço em 2020. A lista era separada em Platina, Ouro, Prata e Bronze. A categoria Platina contém 12 jogos, e dentre eles apenas um, Fall Guys, que não contém violência. No mesmo grupo há jogos como GTA 5 e Doom Eternal, ambos franquias conhecidas por seu conteúdo pesado¹.
Esse post não é para criticar a violência nos jogos como se eles fossem causadores dos problemas na sociedade. Porém, vemos um mercado super saturado de jogos similares, no qual poderia haver mais exploração de outros gêneros.
A ideia dessa publicação é pensar em outras possibilidades, explorar outras formas de contar histórias, fazer refletir ou apenas entreter. Para isso, nós do Comunica fizemos uma lista. Ela será composta de jogos diferentes e com propostas diferentes, visando a diversidade de possibilidades.
Fall Guys – Battle Royale

Foto: Playstation
#ParaTodosVerem – Imagem retangular na horizontal do jogo Fall Guys. Nela há diversos personagens fantasiados de diferentes jeitos, como: fantasia de atleta, galinha, hot-dog, pombo, tucano, abacaxi. A maioria parece correr na mesma direção. No fundo há frutas voando e montanhas coloridas. A imagem é muito colorida com cores fortes e contrastes.
Depois de jogos como Fortnite e PUBG terem popularizado o gênero do Battle Royale, houveram vários jogos que seguiram a tendência e dentre eles alguns se popularizaram, Fall Guys é um desses. Para os que não sabem Battle Royale é uma categoria na qual os jogadores sozinhos ou em equipe competem contra todos os outros. O último jogador ou equipe viva ganha. Fall Guys é um jogo desses, porém ele se difere dos outros pelo estilo. Enquanto a maioria dos jogos do gênero é de tiro, em Fall Guys para ganhar os jogadores têm que passar por obstáculos, no estilo “Olimpíadas do Faustão”. Está disponível nas plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Android, Nintendo Switch, Xbox Series X, Microsoft Windows, iOS
What Remains of Edith Finch – Narrativo

Foto: G1
#ParaTodosVerem – Imagem retangular na horizontal de What Remais of Edith Finch. A figura mostra na entrada da casa onde o jogo se passa, vista do lado de dentro da casa. Na direita há a porta de entrada, com um vitral de um pássaro. No espaço aberto há diversos livros e caixas pelo chão. Na esquerda, o início de uma escada e na base dela há uma cadeira elevador branca. Na parede adjacente a escada há diversos quadros de família. No centro da imagem há um entrada em arco para outro cômodo, porém ela está selada. No arco da abertura há um espaço no qual foram postos diversos livros de forma que preenchem todo o espaço. A única iluminação vem de fora da casa, pela janela.
O próximo jogo da lista foi vencedor de Melhor Narrativa no The Game Awards de 2017 e Melhor Jogo no BAFTA Video Games Award de 2018. What Remains of Edith Finch é um jogo narrativo em primeira pessoa e que, ao explorar a casa da família Finch, conta a história de vários membros. Apesar de curto, cerca de 2h30m, o jogo é memorável e traz boas reflexões sobre a vida. Está disponível nas plataformas: PlayStation 4, iOS, Microsoft Windows, Nintendo Switch, Xbox One
Untitled Goose Game – Puzzle

Foto: Epic Games
#ParaTodosVerem – Imagem retangular na horizontal do jogo com fundo azul. No centro da figura há um ganso branco segurando um chaveiro no bico. O animal está em cima de uma pilha de diversos itens diferenciados como por exemplo: um balde, uma bola, um rádio, uma placa de proibido ganso e dentre outras coisas. No canto superior direito da imagem há o nome do jogo e o símbolo do jogo, que é uma placa de cuidado com o ganso.
Lançado no fim de 2019, ele conquistou grande parte da comunidade gamer por todo o mundo. No jogo controlamos um ganso mal intencionado que tem como objetivo causar problema para todos da cidade. Entre os crimes cometidos pelo animal podemos listar: perturbação sonora, perseguição às crianças e, talvez seu delito predileto, furto de todos os itens possíveis. Está disponível nas plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Microsoft Windows, macOS, Mac OS, Mac OS Classic
Unpacking – Casual

Foto: Steam
#ParaTodosVerem – Imagem retangular na horizontal de Unpacking. Na figura há um quarto com algumas caixas de mudança abertas ainda cheias de isopor e itens. No cômodo tem um guarda roupa vazio na esquerda, uma mesa de computador e uma cama no meio com uma caixa aberta em cima, e, na direita, uma estante de parede com poucos livros.
Recentemente lançado, Unpacking é um game em pixel art e fez sucesso entre o público pela sua premissa um tanto quanto diferente: desempacotar a mudança. Em um primeiro momento pode não parecer tão interessante. Porém, o jogo consegue contar muito a partir disso, afinal nossa casa e nossas coisas contam muito sobre nós. Através do ambiente, o jogador vai descobrindo os acontecimentos na vida da pessoa que acompanhamos, até ter certa ideia dos motivos da mudança. Unpacking mostra que sem usar uma palavra pode contar muito. Está disponível nas plataformas: Xbox One, Nintendo Switch, macOS, Xbox Series X, Microsoft Windows, Linux
Reforçando novamente que o objetivo deste post não é demonizar os jogos de ação. Alguns jogos utilizam da violência, como recurso para refletir sobre a mesma. Um exemplo disso é o The Last of Us 2, um jogo que chocou pela violência gráfica, mas ao mesmo tempo fazia o jogador refletir sobre suas ações. O problema debatido nesse post não é a violência nos jogos, e sim um mercado que da pouca atenção a outras possibilidades.
#ParaTodosVerem – Imagem de capa. Na direita da imagem, há o poster do jogo Call of Duty Vanguard, no meio há a figura de controle com fio e na esquerda a imagem promocional de The Last of Us 2.
Fonte: