Você já fez um cálculo de quanto tempo fica no seu celular? Ou nas suas redes sociais?

Segundo uma pesquisa do site EXAME, os brasileiros tendem a ficar diariamente uma média de 225 minutos em redes sociais. Isso significa aproximadamente 3 horas e 45 minutos. Então, por que não utilizar isso a favor dos microempreendedores? Principalmente em uma época como a pandemia, em que muitas lojas físicas ficaram fechadas. 

Desde o início da pandemia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE ) junto a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizam uma pesquisa chamada “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios”, na qual mostra dados das MEIs (Microempreendedores Individuais) e MPEs (Pequenas Empresas) durante a COVID-19.

Um dos tópicos analisados foi o uso de redes sociais por estas empresas. A 10ª edição, de fevereiro de 2021, mostra que 7 a cada 10 empresas utilizam a internet para vendas, uma porcentagem de 69% dos MEIs que eles acompanharam para essa pesquisa. Na 4ª edição, do mês de maio de 2020, esse número era de 59%. Percebe-se que essa porcentagem cresceu desde o início da pandemia.  

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Gráfico: PDF da 10º edição – O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios

#ParaTodosVerem – Imagem retangular. O gráfico com título “7 a cada 10 empresas vendem utilizando a internet” é de linhas, na qual tem dois traços e seis repartições na horizontal abaixo do gráfico, indicando as edições e seus meses (4ª edição – Maio; 5ª edição – Junho; 6ª edição – Julho; 7ª edição – Agosto; 9ª edição – Novembro; 10ª edição – Fevereiro). O gráfico reproduz as informações apresentadas no parágrafo anterior do texto. No canto inferior está a fonte e à direita, o símbolo do SEBRAE e FGV.

As redes mais usadas foram o Instagram e o WhatsApp, segundo a 9ª Edição. Desde a 4° Edição, o primeiro aplicativo cresceu 5%. E o chat continua sendo o principal canal de vendas com 84%. 

Pdf Sebrae e FGV 2

Gráfico: PDF da 9ª edição – O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios

#ParaTodosVerem – Imagem em retângular. O gráfico com título “WhatsApp e Instagram são os principais canais e venda” é de colunas, nas quais estão na horizontal, com três cores: verde (4ª edição), azul (5ª edição) e amarelo (9ª edição). Cada canal de venda situado na esquerda tem essas colunas. As informações apresentadas no gráfico foram descritas no parágrafo anterior. No canto inferior está a fonte e à direita, o símbolo do SEBRAE e FGV.

Alguns setores do comércio cresceram bastante na internet, como a beleza com 27%; educação e construção civil com 20%¹.

A pesquisa do site Exame ainda informa que 83% das pessoas já compraram pelo Instagram. Além disso, 85% considera que essa rede é uma nova ferramenta de encontrar produtos.

Os dados apresentados mostram como as redes sociais podem ser uma ferramenta para os negócios. Durante a pandemia, os clientes não podiam sair de suas casas para fazer compras, então as empresas entregavam os produtos comprados pelos aplicativos na porta da casa dos consumidores, ajudando, assim, na prevenção do COVID-19 e na comodidade. Também, são uma forma de aproximar os empreendedores de seus clientes, criando ligações com eles, estabelecendo uma identificação e fidelidade.  

O Instagram, por exemplo, é uma vitrine para produtos e lojas novas. Quando se está navegando pelo feed ou stories, o cliente logo se depara com produtos interessantes e assim, vem a sensação que precisa comprar. Se a loja tiver o produto, em poucos passos o consumidor compra. Tendo a facilidade de se ter as informações necessárias na página do comércio. 

Um exemplo é com as comidas. Entramos no Instagram de uma pizzaria, olhamos aquelas fotos do alimento e vem o desejo de comer. A bio deste restaurante provavelmente possui o link para pedidos no WhatsApp ou o telefone para contato. Clicamos nele, pedimos qual o sabor queremos, falamos qual a forma de pagamento e pronto, compramos em poucos passos.  

É interessante pensar que as redes sociais podem servir para os comércios, isso mostra que cada ferramenta pode sim ajudar da sua maneira. Você já comprou algum produto por causa das redes sociais? Se sim, isso mostra que as plataformas funcionam podendo influenciar nas compras. Se não, provavelmente deu início a algum desejo de consumo em relação a um produto.   

 

#ParaTodosVerem – Foto da capa em horizontal, com a tela de um celular ligada e aparecendo a logo de quatro aplicativos: WhatsApp, WhatsApp Business, Facebook Lite e Instagram. O aparelho está do lado de uma caixa pequena de papelão. O celular e a caixa estão em cima de uma tábua marrom.

Fontes: 

¹ Diário do comércio