Ao lançar um projeto, os artistas trazem novidades para os seus fãs, mas nem todo mundo percebe algo novo. Pelo contrário, sentem que já viram ou ouviram, aquilo em algum lugar. Essa familiaridade pode ser uma referência ou plágio, como no caso da música “Bitch Better Have My Money”, da Rihanna, que foi acusada de plágio¹, pela rapper Just Britaney, com a música “Betta Have My Money”. Há semelhança até no nome, confiram a comparação:

Qual o limiar entre plágio e referência? Madonna², a rainha do pop, tem o costume de trazer referências nos clipes, como em “Material Girl”, no qual revive a icônica cena de Marilyn Monroe, no vestido rosa, em “Os Homens Preferem As Loiras”. Poderíamos pensar que é plágio, já que o clipe está baseado nessa cena em particular. Confiram um o clipe.

Notamos que fica nítido o uso da cena do filme, não há uma tentativa de esconder ou “esquecer” de dar os créditos. A cena é usada de propósito e integra a proposta da música. Nesse caso não é um plágio.

É difícil ver essa diferença. Uma música que está criando essa dúvida é a da Gloria Groove, “A Queda”, comparada a “If U Seek Amy”, de Britney Spears. São parecidas, porém Groove nega que seja plágio, em coletiva de imprensa, ela declara: “As inspirações que usei foram as citadas já, mas quando os fãs me falaram dessa semelhança com a Britney, me acendeu uma luz, pois eu nem tinha pensado nisso. Mas fico feliz que a música lembre um hino da Britney”. As obras que ela usa como referência são “I Write Sins, Not Tragedies”, de Panic! At The Disco; “No Place Like Home”, de Todrick Hall; e “Believer”, de Imagine Dragons. Se nota essas referências no videoclipe.

Devemos lembrar que plágio é crime e quem for pego fazendo pode ser indiciado, julgado e condenado. No entanto, é difícil saber o desenrolar desses casos, há poucas informações, pode ser porque muitos cantores acabem fazendo acordos e o processos se encerram. Não dá para saber ao certo.

Para distinguirmos melhor plágio de referência, no dicionário on-line de português⁴, plágio é: “Ação ou efeito de plagiar, de expor ou de mostrar uma obra intelectual de outra pessoa como se fosse de sua própria autoria”. Já referência tem muitos significados, um deles é: “Ação de demonstrar, através de um signo linguístico, o que pertence ao âmbito extralinguístico, concreto ou imaginário; análise da mediação entre signo e referente.”

Esquecer de dar os devidos créditos pode acontecer, dependendo do que for feito, são muitas menções, por isso sempre as anote e dê a devida relevância.

#ParaTodosVerem: A imagem de capa é uma colagem da foto de capa da música “A Queda”, da Gloria Groove, com a foto do álbum “Circus” da Britney Spears. A imagem se ambienta em um picadeiro de circo, na parte superior, há uma cortina vermelha e está a Gloria Groove vestida de mestre de cerimonias, controlando fantoches, abaixo está Britney Spears, como se estivesse sendo controlado, ao redor há pessoas e bonecas, como se fosse circo dos horrores.

Fonte:

¹Jovem Pan

²Sociocrônica

³Ofuxico

Dicionário Online de português