Quem sou eu?

Meu nome é Bárbara Ramyres, 21 anos, nascida em São Paulo/SP. Atualmente moro em Maringá e atuo artisticamente na mesma, mas almejo realizar meu trabalho em muitos lugares do mundo.

Mesmo fazendo rabiscos desde criança, costumo dizer que meu trabalho como artista é muito recente e está apenas no início. “Vender a minha arte” é algo que demorei muito a colocar em prática, pois acredito que para quase todos os artistas dar esse primeiro passo é muito difícil, devido a autocrítica e autocobrança. Cresci ao lado de uma mãe artista, que foi a minha primeira inspiração. E quando você percebe que talvez queira mais do que apenas deixar sua arte na gaveta, é um longo processo de autocrítica e medo dos obstáculos do mercado artístico.

IMG-20210907-WA0019                 IMG-20210907-WA0021

#ParaTodosVerem – Imagem da esquerda. Foto vertical da tela. O fundo do quadro é preto, e ao longo dele há várias flores nas cores: rosa, vermelho, laranja e azul. Ao redor delas há um caule azul que se estende por todo o quadro.

#ParaTodosVerem – Imagem da direita. Foto vertical do quadro emoldurado. No quadro há diversos olhos, narizes e bocas, todos formados a partir de linhas brancas. A pintura é abstrata e forma rostos tortos, com os elementos do rosto dispostos de forma aleatória. O fundo da quadro é formado por “nuvens” nas cores amarelo, laranja, lilás e preta.

A três anos atrás se me dissessem que eu estaria tentando vender arte eu certamente não acreditaria. Mas para situar melhor isso, é importante dizer que sou uma “quase formada” em Publicidade e Propaganda. Pois é, quase. Por alguns motivos pessoais e mudanças de prioridades, decidi trancar o curso. Mas posso dizer que é incrível como esse curso abriu minha mente como artista e todo o conhecimento que ele me trouxe.

IMG-20210907-WA0016 IMG-20210907-WA0018

#ParaTodosVerem – Imagem dos quadros da artista dispostos em um quarto. Na foto há três quadros. No quadro à esquerda, há a imagem de uma mulher com os cabelos flutuando em um fundo preto. Os cabelos são azuis e preto e possuem pontos brancos, o que faz o cabelo ser ao céu a noite. No quadro do meio há um retrato de uma jovem em um fundo rosa. A mulher tem cabelo curto na altura do pescoço e usa um chapéu “balde”. Sobre as linhas que formam a imagem da jovem há linhas tortuosas, que formam detalhes da imagem, como as sombras, os olhos e sobrancelhas. O quadro da direta é uma sobreposição de tags em um fundo rosa. A tag é “CKD” e está escrita por todo o quadro em diversas fontes em diferentes cores e tamanhos.

#ParaTodosVerem – Imagem de um quadro da artista disposto em uma loja de bebidas. O fundo do quadro é preto com diferentes imagens pintadas em cinza espalhadas pelo quadro. Dentre as imagens há animais, frutas, cogumelos, galhos e pedras. No interior das imagens há linhas, de diversas cores, que dão forma às imagens.

 

 

 

 

 

 

Minha Arte

Após definir que não seguiria mais diretamente o ramo da publicidade, decidi trabalhar autonomamente com a minha arte. Como eu disse antes, mesmo tendo paixão por tudo relacionado à arte desde criança, comecei a me encontrar e me enxergar como artista em 2019. E desde então venho tentando descobrir quem eu realmente sou na arte.

O grafite e a arte de rua sempre me chamaram a atenção. As manifestações artísticas nos espaços públicos despertam a minha essência, pois elas só precisam da rua e da vontade de expressão.  Desde então, minhas inspirações são essas. Eu sempre digo que ainda não tenho um estilo próprio definido e que há um longo caminho de aprendizados na minha jornada como artista. Ainda tenho muitas coisas para aprender, e uma delas é usar meu Instagram para divulgar minha arte! (rs)

130356987_2953880301509760_4973057351672781700_n IMG-20210907-WA0013

#ParaTodosVerem – Foto de um grafite da artista. Na arte, o nome “Ramy” foi escrito em roxo, com letras sombreadas, sendo a sombra um roxo mais escuro. Ao redor de “Ramy”, há um fino contorno em laranja. O nome parece ter sido grafitado em cima de palavras e linhas verticais nas cores verde escuro, laranja e rosa. Há duas assinaturas “Ramyres”, uma no canto inferior esquerdo em verde escuro, e outra no canto inferior direito em laranja. A arte feita sobre uma parede branca. Na foto também é possível ver várias latinhas de spray de diversas cores.

 

 

#ParaTodosVerem – Foto horizontal de um grafite da Ramyres. A artista grafitou a palavra “Change” (Mudar/Mudança) em um pequeno muro. A palavra foi escrita em três cores, como se fossem camadas de ondas. De cima para baixo, a ordem de cores é rosa, magenta e roxo. A escrita está em letras sombreadas, com sombra na cor preta e ao redor da palavra há um aura branca, como se fosse ela brilhasse. O muro onde foi escrito foi pintado de azul. A pintura se estende ao chão, onde há diversas marcas nas cores usadas na arte. Em cima do muro, há várias latas de spray e algumas bebidas. No fundo da foto há postes luz usados em quadras. Os postes estão ligados pois está de noite.

Gosto de observar as artes pela cidade, nos prédios, muros, placas. Há tantos diferentes estilos de artes pelas ruas.

A arte para mim é e sempre vai ser expressão, seja ela qual for.

Sobre as minhas artes, ainda não tenho uma favorita. Gosto de todas de alguma maneira, e cada arte pode ter um resultado muito diferente da outra. O meu processo criativo depende muito da fase em que estou passando e com que objetivo estou pintando. Se for algo encomendado para alguém, há algumas limitações. Mas se estou fazendo arte livremente podem sair muitas coisas.

IMG-20210907-WA0014 IMG-20210907-WA0017

#ParaTodosVerem – Imagem do quadro da artista. No quadro há vários rostos abstratos formados por linhas brancas em um fundo colorido. Os rostos são constituídos de olhos, nariz, boca, folhas e flores. O fundo é formado por nuvens nas cores amarelo, laranja, lilás e preta.

 

 

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem – Na imagem há dois quadros de sobreposições de tags. O quadro da esquerda é feito com a tag “Skill Company” e o da direita pela tag “Art”. Ambos os quadros são compostos por essas tags escritas por todo o quadro em diversas fontes em diferentes cores e tamanhos. A obra foi feita com spray e caneta posca.

 

 

 

 

 

 

Meu Futuro

Para o futuro, apesar de ter começado aqui em Maringá, tenho foco em realizar meu trabalho em outros lugares do mundo. Até porque, infelizmente, o cenário atual por aqui não é muito valorizado, mas por outro lado vejo que está mudando aos poucos.

IMG-20210907-WA0015

#ParaTodosVerem – Foto horizontal na qual há dois quadros da artista. O quadro da esquerda tem um fundo preto, e diferentes imagens sendo formadas por grossas linhas cinzas. Dentro das grossas, em algumas partes, há linhas menores, na cor rosa e verde. No quadro da direito, também em fundo preto e também há linhas cinzas, porém nesse quadro essas linhas formam vários rostos. Em cada olho e boca há, como se fossem projeções de luz neon, repetições das formas, sempre na ordem de cores azul, rosa e laranja. Ao redor dos rostos também há linhas nas mesmas cores das projeções.

Se gostou do meu trabalho você pode me acompanhar no meu Instagram: @bramyres.art Apesar de ainda estar me acostumando a postar nas redes sociais, você pode ver minhas artes e os novos projetos em que estou trabalhando. Se tiver interesse em encomendar algo, é só entrar em contato através do Instagram.

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA VER MELHOR!