Quantos anos você acha que vai viver? Sabe qual a expectativa de vida dos países?

A pesquisa do ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) considera três tópicos bases para avaliar o desenvolvimento de um local em um certo período: renda, educação e saúde¹.

Esses pontos são analisados de maneiras diferentes. O primeiro leva em consideração a Renda Nacional Bruta per capita. Outro, os anos de educação, tanto de um adulto quanto de uma criança. Em relação a saúde é avaliada a expectativa de vida¹ ou esperança de viver ao nascer, ou seja, quanto uma pessoa pode viver². Então para se obter a idade média de uma população é considerado os indivíduos que morrem precocemente. Tendo assim, conexão com as condições de saúde dos cidadãos, a violência e taxa de mortalidade infantil, como explica o Politize!. 

Existem muitos fatores para se pensar na longevidade de uma população: saneamento básico; alimentação; imunização; medicina e as tecnologias; mortalidade infantil; educação; higienização; violência e outros2,5.

No Brasil, em quase trinta anos houve um aumento de aproximadamente dez anos na expectativa de vida. Segundo o IDH, a esperança em 1990 foi de 66.3 anos, sendo em 2000 de 70.1 anos. Nos dados de 2019 a expectativa era de 75.9 anos³. 

Você pode estar se perguntando qual o país com a maior expectativa? É Hong Kong (território autônomo da China) com uma média de 84.9 anos. Em 1990, esse número era de 77.5 anos, no ano de 2000 de 80.8 anos³. 

Outros países com altas expectativas são Japão, Suíça, Singapura e Espanha. Na Terra do Sol Nascente se tem uma média de 84.6 anos. A Suíça possui uma esperança de vida de 83.9 anos. Além disso, no outro país asiático e o latino localizado na Europa é de 83.6 anos⁴ .

Infelizmente, existem países em que a esperança de vida não chega a 55 anos. A última colocada é República Centro-Africana com 53.3 anos. Seguida por Chade com 54.2 anos e Serra Leoa com 54.7⁴ . Todas essas nações são da África. 

A seguir, a posição em relação a idade de acordo com a avaliçaõ do PNUD:

1° Hong Kong ( território autônomo da China)

2° Japão

3° Suíça

4° Singapura

5° Espanha

 *Brasil 

187° Serra Leoa 

188° Chade

189° República Centro-Africana 

* O Brasil está em uma posição não calculada, mas seguindo o ranking do IDH que analisa três tópicos: a renda, educação e saúde, está posicionado no 84°.

O saneamento básico é importante porque pode evitar várias doenças. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 10% das enfermidades que se têm conhecimento no mundo poderiam ser evitadas com o saneamento básico⁵. Além disso, um relatório feito pela OMS e Unicef aponta que 4,2 bilhões de pessoas não têm acesso a um saneamento adequado.

A expectatida de vida está diretamente ligado a se alimentar. Segundo o relatório: O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo, o número de indivíduos que não tiveram uma alimentação adequada no decorrer do ano no mundo em 2020 foi de mais de 2,3 bilhões de pessoas

Durante a pandemia percebe-se como a vacina é fundamental, mas antes disso já tínhamos esse conhecimento, ao se presenciar doenças que foram erradicadas por causa desse instrumento, como a varíola. Uma boa campanha de vacinação pode ajudar no controle de doenças como febre amarela e poliomielite, que há um tempo atrás eram consideradas perigosas⁵. Desse modo, é importante o desenvolvimento de vacinas, pois essas estimulam a produção de anticorpos capazes de combater os microrganismos, antes mesmo deles entrarem no corpo⁶

Para uma nação ter uma alta expectativa de vida depende da população, mas principalmente do governo e como ele administra o dinheiro para a obtenção de um bom saneamento,  segurança, um sistema de saúde eficaz e que não deixe a sua população passar fome. Afinal, a maioria quer chegar no centenário. 

Fontes:

¹ PNUD Brasil

² Mundo Educação 

³ IDH 2020 (Expectativa de vida – páginas 357 – 360)

⁴  UNDP

⁵  Viva Bem

⁶ Tua Saúde

#ParaTodosVerem – Imagem da capa em horizontal. Na superfície tem uma linha azul fazendo uma curva. Na parte inferior da linha tem números a partir do 70 de 10 em 10 até chegar ao 100. Na parte superior para cada número têm pessoas que vão ficando mais velhas. Fundo branco.