O ano é 2021, e diferente do século passado, quando a história ficou marcada por duas guerras mundiais, vivemos em um tempo de paz, certo?

Essa é a proposta do jogo “A Evolução da Confiança” de Bruno Lemos. Lançado em 2017, a obra aponta que mesmo em tempos de paz, cada vez mais a desconfiança cresce entre as pessoas. A proposta é explicar o porquê da descrença no outro e como corrigir. 

A ideia é a seguinte: há uma máquina entre duas pessoas, que podem decidir cooperar ou trapacear. Se decidir cooperar, o jogador bota uma moeda na máquina, que vai dar +3 pontos para o outro jogador, enquanto quem cooperou perde uma. Mas se o outro jogador cooperar também, você também ganha +3 pontos.

Captura de Tela (144)

Foto: confianca.etica.ai

#ParaTodosVerem – Imagem horizontal de duas pessoas separadas por uma maquina. Na máquina há números que calculam o placar. Em baixo da máquina há duas opções, na esquerda de trapacear e na direita de cooperar. O placar está 2 a 2 e as duas pessoas estão com expressão de felicidade.

Em um cenário em que ambos cooperam, cada um ganha mais 2 moedas, ou seja, ambos saem ganhando. Se ambos trapacearem, ninguém ganha nada, e todos ficam no 0 a 0. Mas, quando um trapaceia e o outro coopera, enquanto alguém fica com -1, o trapaceiro sai com +3, e é diante disso que muitos são atraídos pela trapaça, para saírem ganhando.

Captura de Tela (141)

Foto: confianca.etica.ai

#ParaTodosVerem – Imagem horizontal de duas pessoas separadas por uma maquina. Na máquina há números que calculam o placar. Em baixo da máquina há duas opções, na esquerda de trapacear e na direita de cooperar. O placar está 3-1 e enquanto a pessoa com 3 pontos está com um sorriso maldoso, quem está com 1 está com uma expressão triste.

Colocando em comparação, mesmo quando ambos cooperam cada um termina com +2, e em um cenário com um trapaceiro este termina com +3, ou seja, o trapaceiro lucra mais que quem coopera. Porém esse resultado se dá com apenas uma rodada. Em uma situação em que o jogo na máquina continua, o resultado é diferente, pois aquele que foi traído, na vida real, tende a não cometer o mesmo erro com a mesma pessoa.

E o jogo continua, explorando diversos casos diferentes, colocando o jogador contra diferentes tipos de oponentes. Mas agora vamos voltar nossa visão para nossa realidade.

Segundo uma pesquisa de 2021 do Instituto para Economia e Paz (IEP) ¹, que ranqueia 163 países de acordo com a pacificidade, o Brasil fica na 128 posição, próxima de países como a Palestina (138), que está em guerra.

Captura de Tela (14335465)

Foto: Vision of Humanity

#ParaTodosVerem – Mapa-Múndi do gráfico de pacificidade dos países. Os países são pintados de acordo com seus níveis de paz. Do mais pacífico para os menos pacíficos as cores são: azul escuro, azul claro, amarelo, laranja e vermelho.

A história do Brasil é uma história de violência, desde o seu início, com os massacres dos índios e a escravidão. Nos dias atuais, vivemos um Brasil dividido, onde discursos de ódio se tornaram algo comum no dia a dia.

O resultado é uma população muitas vezes marcada pelo pavor, e consequentemente pela desconfiança. Dependendo do horário e do local, as pessoas sentem medo ao andar na rua. No caso das minorias, as ameaças ainda são elevadas a outra potência. Os perigos são maiores e mais recorrentes, como é indicado pelo capítulo 7 do livro “Sobre o autoritarismo brasileiro” da autora Lilia Schwarcz. A partir de estatísticas, a autora mostra como a violência é mais comum contra as pessoas com marcadores sociais como sexo, gênero e raça.

Diante desse cenário fica a pergunta, será mesmo que, como Bruno Lemos aponta, estamos em tempos de paz? Em tempos como esses, como confiar no próximo? Deixe sua opinião

O jogo “A Evolução da Confiança” é um jogo que roda no navegador e gratuito para jogar, além de ser uma ótima experiência. Caso queira jogar, clique aqui.

Fontes:

Vision of Humanity

G1

#ParaTodosVerem – Imagem horizontal da abertura do jogo. No centro da imagem há o nome do jogo “A Evolução da Confiança”. Nos cantos da imagem, há desenhos de pessoas.