Hoje, dia 18 de setembro, é o Dia Nacional da Televisão, que marca a chegada da mídia aqui no Brasil há 71 anos. E como parte do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, nós do Comunica pensamos em fazer um post especial, já que a televisão teve e ainda tem um papel muito presente no dia a dia de grande parte das pessoas. 

Para isso, pedimos para alguns professores do curso indicarem algumas séries que se relacionam com suas matérias. É interessante destacar, que as séries criam vínculos fortes com o espectador, que muitas vezes acompanha as séries por anos, sempre esperando o próximo episódio para saber mais sobre a história contada, e tudo isso, proporcionado pela TV, que popularizou o formato de séries que temos hoje em dia¹.

Dito isso, vamos a lista:

The Wire – Prof. Gustavo Ferreira

Foto: HBO Max

Foto: HBO Max

#ParaTodosVerem – Imagem horizontal da série The Wire, onde um homem e uma mulher estão dentro de um carro preto. O homem está em primeiro plano, no banco do motorista e a mulher no banco do passageiro. No vidro do carro, pode se ver o reflexo de dois outros homens. O motorista do carro e um dos homens do reflexo estão se encarando.

Começando por The Wire, série criada em 2002 por David Simon e que conta com 4 temporadas. Segundo o professor Gustavo, cada temporada explora um aspecto da guerra às drogas na cidade de Baltimore, nos EUA: a polícia e o tráfico; a economia e os trabalhadores;  a política institucional; o sistema educacional estadunidense; e a imprensa. Dessa forma, explora tanto as políticas institucionais e cotidianas quanto suas várias relações entre comunicação, privacidade, tecnologia e mídia. A série foi apontada como indicação tanto para matéria de Teorias da Comunicação quanto Política. The Wire está disponível na HBO Max

Trapped (Netflix) – Prof. Valéria Assis

Foto: Netflix

Foto: Netflix

#ParaTodosVerem – Foto horizontal da série Trapped. Na imagem aparece um homem, com cabelo e barba longo e grisalho. O homem está atrás de barras metálicas.

Criada em 2015 por Baltasar Kormákur, Trapped conta com 2 temporadas. A série se passa em uma pequena cidade da Islândia e trata de temas importantes como homofobia, imigração, xenofobia, problemas de comunicação interpessoais e interinstitucionais. A indicação da professora Valéria teve em mente tanto a disciplina de Antropologia quanto a de Política. Trapped está disponível na Netflix.

A História do Cinema – Uma Odisseia – Prof. Dr. Rodrigo Gontijo

Foto: Clube do Colecionador

Foto: Clube do Colecionador

#ParaTodosVerem – Poster vertical da série A História do Cinema – Uma Odisseia. Na imagem o nome da série em inglês e o nome do criador está em letras grandes e pratas em contraste com o fundo escuro. Na parte superior, há um semicírculo vermelho, e o “O” da palavra “story” contém um olho no interior da letra.

Para a disciplina de Cinema, o professor Rodrigo recomendou a série documental A História do Cinema – Uma Odisseia de 2011, criada por Mark Cousins e que conta com 15 episódios, onde discorre sobre a história do cinema começando em 1895 até os anos 2000 para frente. A série está disponível na plataforma de streaming Now.

Star Trek – The New Generation – Prof. Dra. Ana Cristina Teodoro

Foto: Netflix

Foto: Netflix

#ParaTodosVerem – Um print horizontal da série Star Trek – The New Generation. Na imagem aparecem vários personagens, todos olhando de forma preocupada para algo que não aparece na imagem.

Star Trek teve diversas séries e filmes ao longo da franquia, mas a que foi escolhida pela professora Ana Cristina foi a de 87, Star Trek – The New Generation. Dentre os motivos da indicação, foi pela série discutir assuntos como racismo, facismo e sobre o corpo e a tecnologia, a fusão entre esses dois elementos. A professora também destacou a narrativa utópica onde há uma tentativa de convivência entre raças, valorização da ciência e respeito entre diversas culturas. A indicação teve em mente as disciplinas de Ética e Comunicação e História da Comunicação. Star Trek – The New Generation está disponível na Netflix.

House of Cards – Prof. Dra. Graça Rossetto

Foto: TecMundo

Foto: TecMundo

#ParaTodosVerem – Poster vertical da temporada final da série House of Cards. Na imagem uma mulher está sentada em um trono de pedra branca. A mulher veste roupas formais e tem uma postura de poder. Na parte superior está escrito o nome da série.

House of Cards é a indicação da professora Graça. O motivo apontado pela professora, é pela série tratar sobre o jogo político por trás das câmeras, na tramitação de projetos de leis. Além disso, a série também destaca a importância dos meios de comunicação no mundo político. A indicação tem em mente a disciplina de Política. A série está disponível na Netflix.

Amor, Morte & Robôs – Prof. Paulo Negre

Foto: AdoroCinema

Foto: AdoroCinema

#ParaTodosVerem – Poster vertical da série Amor, Morte & Robôs. Na imagem, o nome da série está escrito em preto, em contraste com o fundo cinza claro. Sobreposto em cima do nome, tem pichado imagens, de cima para baixo, de um coração, um “x” e um quadrado com dois círculos, como se fossem olhos.

A série indicada pelo professor Paulo é Amor, Morte & Robôs de 2019, criada por Tim Miller, que conta com 2 temporadas. Cada episódio é uma história diferente com artes e temas diferentes e que sempre surpreendem positivamente. A série foi aclamada tanto pela crítica quanto pelo público. O professor dá ênfase aos elementos que compõem a cena e as cores, recursos fundamentais para se pensar em Comunicação e Criação Visual, sendo que essa última é a disciplina para a qual o prof. Paulo recomendou a série. Amor, Morte & Robôs está disponível na Netflix.

Fonte:

¹Instituto de Cinema

#ParaTodosVerem – Foto horizontal com ângulo diagonal de vários modelos de TVs antigas dispostas em uma estante.