Quem acompanha a música e gosta de várias bandas e artistas, sabe que é preciso estar sempre atento para as novas músicas, entrevistas, shows e festivais. Mas infelizmente, há uma possível separação ou hiatos como nos casos das bandas, quando anunciam o fim de uma era, chocando os seus fãs.

Algumas bandas, ao longo do tempo, tiveram pausas e depois não voltaram a cantar juntas, como no caso da famosa boy band One Direction, que entrou em hiato no ano de 2016 e até este momento (2021) não retornou.

Mas para a felicidade dos fãs existem aquelas que voltam com tudo depois de um hiato. Algumas retornam para a comemoração de alguma data importante para banda, outras retomam o projeto.

The Police

A banda inglesa The Police, donos do hit “Every Breath You Take”, formado por Sting, Andy Summers e Stewart Copeland, surgiu entre 1976-77 mas se separou em 1986. Depois de quase duas décadas, em 2007 os integrantes se reuniram novamente para comemorar 30 anos da banda, realizando a abertura do Grammy Awards e uma turnê continental. Infelizmente em 2008 vieram anunciar que não voltariam a atuar juntos¹.

Novos Baianos

O conjunto Novos Baianos, donos da música Mistério do Planeta – “…passado, presente participo sendo o mistério do planeta…” –  tem como integrantes Baby Consuelo, Paulinho Boca, Luiz Galvão, Pepeu Gomes e Moraes Moreira. Começou em 1969, tiveram uma pausa em 1980 e retornaram em 1999³, se reunindo novamente em 2016 e até hoje estão juntos. Infelizmente, em 2020 Moraes Moreira veio a falecer².

Rouge

O grupo Rouge fez muito sucesso com a sua música Ragatanga.  Sendo formado por Aline Wirley, Karin Hils, Fantine Thó, Li Martins e Lu Andrade desde 2002, dando uma pausa em 2006, resolvendo se reunir em 2017, mas em 2019 anunciaram novamente um hiato³.

Tribalistas

O trio brasileiro Tribalistas – “Você é assim/ Um sonho para mim…” – formado por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte. A banda teve início e a pausa em 2002 e anunciou sua volta em 20174, entretanto em 2019, depois de seu show no Lollapalloza, o grupo manifestou que não voltaria a tocar junto5.

Jonas Brothers 

A banda Jonas Brothers, formada por três irmãos que começaram em 2006, fez sucesso de 2007 até 2013, quando deram um tempo. Entretanto, voltaram a tocar juntos em 2019 e até hoje estão juntos4, tendo um documentário sobre esse intervalo, o Chasing Happiness da Amazon Prime.

Percebe-se que das bandas citadas a maioria ficou menos de dez anos juntas e separam, e quando voltam, aturam por pouco tempo, a exemplo disso, como visto nos três conjuntos mencionados acima.

É curioso pensar que duram pouco tempo. Mas geralmente os motivos são variados: os integrantes querem seguir uma carreira e projetos solos, outros estão cansados, surgem conflitos internos nos grupos e ainda as personalidades dos membros podem não bater6.

Entretanto, neste ano três bandas de sucesso retornaram, cada um marcou um público em épocas diferentes.

ABBA

A banda sueca ABBA que começou em 1972 e se separou em 1982, voltou a tocar em 2021. Os integrantes lançarão, em conjunto, um álbum com 10 músicas no dia 5 de novembro. Dois singles: I Still Have Faith In You e Don’t Shut Me Down, ja estão nas suas plataformas. Mais o anúncio de shows, que será feito através de hologramas, o Abba Voyage, a partir de 20227.

The Wanted

Outra banda é a britânica The Wanted, existindo desde 2009 e separados há sete anos. Os membros anunciaram em 2021 o lançamento de um álbum dos seus maiores sucessos para novembro e irão se apresentar em um concerto que arrecada dinheiro para pesquisas do câncer8.

Big Time Rush

E a banda Big Time Rush, que teve um seriado na Nickelodeon de mesmo nome, tocou junto por cinco anos (2009-2014) e divulgou neste ano a volta. Confirmaram uma nova música e dois shows nos Estado Unidos, esse anúncio foi feito através de suas contas no Instagram, sendo um em Chicago e outro em Nova York em dezembro. Durante a pandemia, o grupo tinha postado um vídeo relembrando uma música da banda.

Esse ano está muito bom para quem é fã dos grupos que voltaram. Agora é só comemorar e aproveitar todas as fotos, vídeos, novas músicas e ir até em shows! Mas lembrando: estamos ainda em pandemia, então tome cuidado e se vacine. Vivam com eles! Pois percebe-se que as voltas de algumas bandas não foram definitivas. 

Fontes:

¹ Estadão

² Carta Capital

3 Isto é

4 Veja

5 G1

6 Tenho mais discos que amigos

7 Correio Braziliense

8 G1

#ParaTodosVerem – Foto em horizontal, mostrando o público de costas em um show, com uma banda não identificável no palco e luzes brancas iluminando o lugar.