No Brasil, já temos alguns grandes festivais com data confirmada para o ano de 2022, o Lollapalooza, nos dias 25, 26 e 27 de março, Rock in Rio, nos dias 02, 03, 04, 08, 09, 10 e 11 de setembro, Villa Mix, nos dias 24 de fevereiro a 1º de março, Psicodália, com data a ser definida e o MECA LOVE, nos dias 14 e 15 de maio. Tem ainda a Virada Cultural de SP, não tem data definida, mas vale ressaltar que é dos maiores eventos culturais gratuito do país.

Mas como está sendo a preparação desses eventos, levando em consideração a pandemia? A confirmação das datas desses festivais parte do avanço da vacinação contra a Covid-19¹. Espelhando-se nos países em que a vacinação começou antes e de forma massiva. Há ainda flexibilização das medidas sanitárias de combate a pandemia. O Brasil patinou um pouco na vacinação, mas agora deu uma guinada e na maioria do território nacional os jovens estão se vacinando e os idosos estão tomando a dose de reforço. O que traz uma confiança em marcar esses eventos.

Na Europa alguns países estão cancelando os festivais, por não terem uma legislação que regulamente a capacidade máxima de grandes eventos², como é o caso Tomorrowland, na Bélgica. Há que se ter em mente que temos a variante Delta, que é mais transmissível e tende a causar mais complicações nos pacientes.

Com relação aos festivais brasileiros pouco se encontrou sobre as medidas de combate ou precauções tomadas para evitar um contágio disseminado. Esperamos que os participantes estejam todos vacinados e bem de saúde.

#ParaTodosVerem: Foto de um show, que foi tirada de baixo para cima, na imagem há fogos de artifício e fumaça, está a noite, no canto inferior há um homem branco curvado, com se estivesse interagindo com o público.

Fonte:

¹ Correio do Povo

² Exame