Hoje, 19 de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Ela, que hoje faz parte do nosso cotidiano, nas selfies das redes sociais, nas publicidades, na tv e em muitos outros lugares.

O “click” já está mais acessível e não é mais restrito aos fotógrafos profissionais, como há alguns anos atrás. Por exemplo, a primeira fotografia reconhecida foi tirada no ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Porém, a invenção da fotografia não é obra de uma pessoa só, mas é resultado de um processo de vários avanços por parte de muitas pessoas, ao longo de muitos anos. Já hoje, como vocês mesmo sabem, podemos tirar uma foto através de uma câmera, celular, tablet, webcam e até equipamentos de segurança. 

É importante frisar que tirar uma foto não é só um ato de vaidade e perceber a importância da fotografia na história da humanidade, pois, a partir dela, muitas memórias visuais de momentos marcantes estão registradas até hoje. Em uma foto pode conter elementos que enriquecem nosso entendimento cultural e histórico. Já imaginou pesquisar sobre um assunto no Google e não encontrar nenhuma imagem sobre? Pois é.

Agora, deixando de falar sobre o passado, como você imagina uma foto do futuro? Foi pensando nisso que a equipe do Comunica preparou uma série de fotografias, mostrando as diferentes visões de futuro, dá só uma olhada:

fotopaulo

“Um segundo antes, um segundo depois.” Foto: Paulo Negri Filho

#ParaTodosVerem – Fotografia na vertical. Ao centro da foto, como elemento de destaque, encontra-se uma tomada num tom dourado brilhante e com três teclas estreitas e horizontais. Uma mão de pessoa branca invade o enquadramento, com o dedo indicador sobressalente em direção à tecla inferior, próxima de tocá-la ou imediatamente após tocá-la. Não é possível perceber se a ação ainda vai acontecer ou se já aconteceu. À esquerda do quadro é possível diferenciar a parede em material preto reflexivo, que difere da cor do resto da parede e porta, num tom de verde turquesa. Da porta só se vê parte do batente em verde turquesa, assim como a parede. Também se vê parte do trinco e da fechadura, ambos em prateado. A foto encontra-se inserida numa moldura preta.

fotogabriel

“Esperança…?” Foto: Gabriel Vieira dos Santos

#ParaTodosVerem – Descrição da imagem: foto horizontal em preto e branco, noturna, com ângulo diagonal entre barras metálicas de um portão. Pelas frestas das barras se vê uma rua asfaltada e vazia, do outro lado da rua, há silhuetas de casas e um poste, com a luz acesa, em meio a escuridão. A foto encontra-se inserida numa moldura preta.

LeilaDiaFoto

“Vir a ser.” Foto: Leila Antoniassi

#ParaTodosVerem – Fotografia  na vertical, com uma pessoa não-binária, gorda, branca, cabelo curto castanho, vestindo apenas um shorts branco com estampa de dinossauros, desenhados em vermelho e rosa, e com uma tatuagem pequena de uma ramo de flor no centro de seu tórax. A pessoa está boiando na água de uma piscina de vinil azul, redonda, de 5.000 litros, com a barriga para cima, palmas das mãos dos dois braços abertos em 90 graus, pernas retas e olhos fechados, boca levemente aberta, aparecendo os dentes superiores, sem esboçar movimento facial. Próximo de seus pés, um fio preto saindo de trás da piscina, conecta-se com uma tomada na parede de tom rosado. Na perspectiva da foto, a pessoa tem suas duas pernas e pés apontados para cima, ocupando aproximadamente dois terços da parte visível da piscina, sendo que a parte de água não ocupada pela pessoa, está na parte inferior  da foto, sobre a cabeça da pessoa. Na parte superior da esquerda, tem-se a parede de fundo formando uma imagem aproximada de um triangulo na diagonal, a tomada está no centro de sua base. A foto encontra-se inserida numa moldura preta.

fotobeatriz

“Quando vai acontecer?” Foto: Beatriz Sayuri Endo

#ParaTodosVerem – Foto na horizontal tirado como que por cima do ombro de uma pessoa branca, aparentemente sentada em uma cadeira, parecem somente seus braços, mãos e ombro esquerdo. A pessoa é branca e veste camisa cinza, com um elástico rosa no pulso.  Suas mãos estão segurando o zíper de uma mochila azul que está em seu colo, como se a estivesse fechando. Na sua frente, uma mesa de escritório fina, marrom, sobre ela, um pequeno bloco de anotações com diversas cores, um nootebook cinza fechado, com um fone de ouvido branco conectado e sobre a tampa. Do lado direito do noteboook, um mouse pad cinza com um mouse cinza em cima. Do lado  do mouse uma calculadora azul, duas caixas pequenas, uma transparente com a base azul, com papeis coloridos dentro e uma outra caixa com bordas brancas e o meio transparente divida em três gavetas. A 90° da mesa marrom tem uma mesa branca, do lado da pessoa, em sua superficie tem uma lixeira rosa e um compasso. As duas mesas estao grudadas com as paredes brancas, na qual possui do lado direito ate a sua metade, papeis nas cores azul, verde e rosa colados em fileiras horizontais uma de cada cor. E na parede esquerda uma tabela periodica e um papel branco grifado com marca texto rosa. A foto encontra-se inserida numa moldura preta.

fotojuliana

“Gerações basculho.” Foto: Juliana Thomaz Neves

#ParaTodosVerem – Uma mulher, negra, magra deita em piso cinza, com lixo reciclável em volta. O ângulo da foto dá a impressão de que ela está de pé. Na foto a mulher só aparece da cintura pra baixo, mas dá pra ver uns pedaços da blusa rosa e depois a barriga, está usando um shorts cinza, a perna direita está dobrada e a esquerda está mais estendia. O lixo em volta consiste em garrafas verde de cerveja, embalagens de marmita, garrafas pet, embalagens de plástico, um balde velho. A foto encontra-se inserida numa moldura preta.

 

E pra você? Como seria fotografar o futuro?