Aqui no blog temos uma entrevista com a Marina de Luca, sobre moda sustentável e inciativas que vem ocorrendo para uma moda mais consciente. Na entrevista Marina de Luca conta como se interessou pela sustentabilidade e como tem contribuído com esse movimento. Leiam, está muito pertinente.

A moda vem se questionando sobre a produção de resíduos e o incentivo ao consumo e como esse comportamento interfere as pessoas e as culturas locais. O Slow Fashion tem como proposta valorizar quem produz, o local onde é feita, o processo de criação e a cultura local. É o antônimo de Fast Fashion, que produz em grande quantidade, desrespeitando o processo de criação, a cultura local e até o meio ambiente, pois o principal objetivo é vender muita quantidade em período curto de tempo.

Muitas marca no Brasil estão nessa nova proposta. Como é o caso da Insecta Shoes que utiliza peças de roupas usadas e garrafas de plástico recicladas para fazer botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal.

 


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Insecta Shoes (@insectashoes)

Outra forma de pensar um guarda roupa sustentável é usar peças de brechós e bazares, até por que o guarda-roupa mais sustentável é o que você já tem, é a roupa que já existe e que não precisa seguir o Fast Fashioon. Mas há diferença de brechó para bazar.

Brechó tem uma curadoria nas peças, os donos procuram peças em bom estado e depois fazem a separação das peças por tamanho e/ou cores, em alguns casos lavam e consertam as peças se estiverem com defeito, funciona como uma loja mesmo, podendo ser online e/ou físico. Por conta disso os preços são mais caros que os bazares, porém mais barato que nas convencionais e sem falar que consegue peças únicas.

Em contrapartida os bazares, são mais bagunçados, com roupas amontoadas e sem seleção de tamanho ou cor, podendo ter defeitos, contudo os preços são a partir de R$1,00 ou R$5,00. Quase sempre são beneficentes, de quebra já ajuda quem precisa. Precisa de paciência e tempo para achar peças inigualáveis.

Aqui tem uma lista de brechós online, para dar aquela garimpada.

@brechócoulture

@breshows_

@supremobrecho

@digforfashion

Agora é só rever seu guarda roupa, ressignificar as peças e se precisar de algo novo dê uma garimpada.

#ParaTodosVerem a imagem de capar, que consiste em um campo verde de flores amarelas. Na frente tem uma mão segurando o desenho de moda: uma mulher vestindo um vestido, que esta recortado do papel, o fundo do campo seria o vestido.