O dia 19 de junho marca o Dia do Cinema Brasileiro.

Para comemorar esta data tão importante para a área de Comunicação mas, também, para a cultura, trazemos uma entrevista com o Prof. Dr. Rodrigo Gontijo, docente do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.

Gontijo é bacharel em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP, Mestre e Doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Transita entre as linhas de pesquisa: cinema experimental; cinema expandido; cinema ao vivo; performances audiovisuais; instalações; documentário contemporâneo; filme-ensaio. Atuou como professor de 2007 à 2013 na PUC-SP e de 2013 à 2019 no Centro Universitário SENAC. Ministrou cursos na Academia Internacional de Cinema (AIC), centros culturais e unidades do SESC.

 

COMUNICA: O cinema teve seu pontapé inicial no Brasil em 1896, quando foram exibidos no Rio de Janeiro uma série de filmes curtos retratando o cotidiano nas cidades europeias
Como o senhor percebe a influência do cinema internacional no nosso processo de pensar, produzir e consumir cinema atualmente?

RODRIGO:

 

COMUNICA: Temos acompanhado não só a falta de apoio à cultura e ao cinema pelo governo federal como, o que parece ser, uma tentativa de bancarrota dos mesmos. Seria possível comparar a crise atual à crise do cinema dos anos 1980?

RODRIGO:

COMUNICA: Nesse sentido, a gente se pergunta: existe uma luz no fim do túnel? Quais perspectivas futuras o senhor percebe para cinema nacional?

RODRIGO:

COMUNICA: O senhor ministrará, no curso de Comunicação e Multimeios da Uem, uma disciplina optativa no ano letivo de 2021 voltada para o Cinema Brasileiro através do sertão. Que abordagem seria essa do “Cinema Brasileiro através do Sertão”?

RODRIGO:

COMUNICA: Podemos perceber obras cinematográficas brasileiras que acompanharam e incorporaram influências do contexto social, econômico, cultural e político do país. Dessas, quais obras o senhor destacaria e indicaria para o público do Comunica?

RODRIGO:

 

Agradecemos o Prof. Rodrigo pela aula que foi essa entrevista!

Esperamos que você também tenha gostado e que, agora, corra pra tela ver um filme nacional.

Tá na dúvida?

Nesse mesmo dia, em 2018, a gente publicou uma lista com sugestões de alguns dos filmes que adoramos. Clique AQUI e inspire-se =D

 

#ParaTodosVerem – a foto de capa tem a legenda: “Gontijo apresentando na Mostra Cinema no Oi Futuro/RJ”. Na imagem a luz está baixa, o professor Rodrigo aparece em primeiro plano à direita, atento a um notebook em que controla o telão de exibição, ao fundo. O professor tem cabelo curto, barba, usa óculos, camiseta escura e pulseira alaranjada.