Atualmente, é evidente o grande espaço ocupado virtualmente pelo aplicativo Tiktok. O aplicativo que surgiu como Musical.ly, surgiu em 2014 e foi desenvolvido por uma empresa chinesa. Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance e no início de 2020 o aplicativo bombou de vez.

Uma das principais funções do Tiktok, é que ele conta com uma lista imensa de músicas disponíveis para os usuários. Muitas dessas músicas são usadas para os famosos “challenges”, que são vídeos curtos que as pessoas fazem no estilo desafio, ou vídeos de transformações que geram diversão na plataforma. Com os challegens, as músicas vão se repetindo em cada vídeo e disseminando músicas que, ás vezes, estouram por causa dessa corrente de challenges. E a lista não é pequena não, viu? Vou citar alguns exemplos aqui.

 

    • LAXED – SIREN BEAT

A música “Laxed” com certeza foi uma das que mais se tornou hit depois da ascensão dos challenges, os vídeos com dancinhas usando a música se tornou popular em diversos países.

 

  • DREAMS – FLEETWOOD MAC

As músicas não necessariamente precisam ser recentes para “estourar” no aplicativo. A música “Dreams”, de 1977, por exemplo, já era um sucesso antes do Tiktok, mas era desconhecida pela maior parte dos jovens de hoje. Depois que o vídeo do skatista Nathan Apodaca viralizou, ela passou a ser mais buscada e ouvida atualmente.

 

  • HEARTBREAK ANNIVERSARY – GIVEON

Heartbreak Anniversary é uma música daquelas com clima de romance, mas que virou meme na rede social. É uma canção do cantor e compositor americano Giveon. Foi lançado em 21 de fevereiro de 2020.

 

  • SAY SO –  DOJA CAT

“Say So” alcançou o primeiro lugar no ranking das 200 melhores músicas na plataforma do Tiktok, com mais de 16 milhões de vídeos criados e mais de 3 bilhões de visualizações nesses vídeos.

E você? Já está participando dessa grande tendência? O “Expresso Ilustrada”, podcast da Folha de São Paulo também falou um pouco sobre essa revolução na indústria da música. Confira!