“Em 1973, auge do governo militar no Brasil, Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo) ria, pelo texto de Dias Gomes, dos coronéis que desfilavam na linha de frente do poder. Os homens fardados demoraram a perceber que Sucupira, afinal, não era tão fictícia nem tão pequena.”
Este é um trecho do texto de Cristina Padiglione para a Folha Uol. Pode ser acessado clicando aqui.

A sátira ao coronelismo podia ser vista nos personagens Coronel Pantoja (Jô Soares) e Coronel Bezerra (Chico Anysio). Veja um trecho a seguir:

Tanto Jô, quanto Chico, mantiveram no ar, por anos, personagens diversos que, com diferentes abordagens, criticavam o governo, a política e os políticos.

Na época, contudo, não se fazia um debate amplo a respeito de algumas questões ligadas aos estereótipos ou racismos, presentes em parte das esquetes. A respeito do assunto, leia o texto: Com blackface e estereótipos, Chico Anysio dificilmente teria o mesmo sucesso hoje.

Daquela época para hoje, aprendemos um pouco. Tomamos consciência de alguns absurdos que eram feitos pautados no humor. Contudo, a crítica político-social tem minguado da TV aberta. Meio de comunicação mais presente para os nascidos antes da década de 1990.

A TV já teve expressiva importância na crítica e reflexão sobre as condições sociais e políticas do país. Basta lembrar de programas como: TV Pirata, Casseta & Planeta, Tá no Ar e até A Praça é Nossa.

Hoje, assistimos uma migração desse tipo de sátira e crítica para os meios digitais. Um exemplo é o canal Porta dos Fundos (desde 2012) que, dentre esquetes com outras temáticas, traz críticas políticas atuais. Inclusive, o canal já foi alvo de ataques, conforme matéria da BBC. Vale se questionar se o motivo do ataque foi, realmente, por Jesus ter sido interpretado como homoafetivo.

O especial de natal subsequente, acabou sendo um pouco mais explícito:

O que a TV aberta tem deixado de fazer, a internet tem proporcionado. Basta procurar com consciência.

Nesse sentido, duas atrizes têm ganhado muito espaço. Embasadas pela inteligência, críticas atualíssimas, excelentes interpretações, cuidado com cenário, figurino e caracterização e, claro, muito bom humor: Maria Bopp (a Blogueirinha do Fim do Mundo) e Ilana Kaplan (a Keila Mellman).

No caso de Bopp, a inteligência é tamanha, que faz rir até os apoiadores dos políticos criticados que, não percebem a crítica, entendendo ser elogio. Os textos usam a ignorância dos próprios internautas que se recusam a serem confrontados pelos fatos postos.

Assista o vídeo que viralizou e tornou a personagem conhecida:

Além da internet, a atriz está presente na TV desde 2011:

Ano Título Personagem Notas
2011–12 Oscar Freire 279 Zazá
2016–20 Me Chama de Bruna Bruna Surfistinha / Raquel Pacheco
2018 El Host Andy Episódio: “2”
2021–presente Saia Justa Blogueirinha Quadro: “Blogueirinha do Fim do Mundo”

Para ver mais da Blogueirinha do Fim do Mundo, clique aqui para  Instagram e aqui para Youtube.

Já Kaplan, atriz de teatro, TV e cinema, além de comediante, tem muitos anos na ativa, e, mais atualmente, dá voz e inteligência à personagem Keila Mellman.

Keila se identifica como “decoradora de lives”, trazendo sugestões de etiqueta nas redes sociais. A personagem critica, especialmente, aqueles com pouca (ou nenhuma) consciência social e política.

Veja um dos vídeos:

O currículo da atriz é vasto. Atuando no teatro e cinema desde 1986 e na TV a partir de 1990. Fizemos um compilado dos papéis mais recentes de Kaplan:

Teatro

Ano Nome Direção
2017 Baixa Terapia Marco Antônio Pâmio
2013 O Terraço Alexandre Reinecke
2007–08 Ensina-me a Viver João Falcão
2006–07 Ricardo III Jô Soares
2004–06 Terça Insana Grace Gianoukas
2003–04 Três Versões da Vida Elias Andreato
2002–03 Terça Insana Grace Gianoukas

Cinema

Ano Título Papel
2018 A Dupla
2017 TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva Médica
2010 Tô Frito Dona Rosa Paz
2009 High School Musical: O Desafio Sra. Evans
2007 Xuxa em Sonho de Menina Tia Memélia
2004 Nina Mulher no sonho
2003 Como Fazer Um Filme De Amor

TV

Ano Título Personagem
2021 5x Comédia Julita
2018-19 A Vila Daysi
2017 Mister Brau Ester (assistente social)
2016 Carrossel em Desenho Animado Professora Matilde (voz)
2015 I Love Paraisópolis Silvéria Mengarda Recanto de Queiroz
2014 Patrulha Salvadora Matilde
2013 Louco por Elas Marta
2012 Carrossel Matilde Carvalho

Para ver mais de Ilana Kaplan, acesse o Instagram aqui ou o Youtube aqui.

Que bom que temos atores e atrizes que se preocupam e trazem reflexões importantes no nosso tempo. Se a TV tem deixado de cumprir com um de seus papéis, outros meios podem, e devem, assumir essa responsabilidade.

A gente não ri da própria desgraça. Mas a gente passa a pensar sob novas perspectivas com as provocações desses críticos.

Você conhecia a Blogueirinha do Fim do Mundo e a Keila Mellman? Conta pra gente!