Por muito tempo cabelos cacheados e crespos foram vistos como sujos, feios, duros, entre outros adjetivos humilhantes que acabam com a autoestima de pessoas negras. Ainda temos muitas mulheres que não conseguem assumir e aceitar seus cabelos naturais. E também há homens que passam uma vida inteira raspando a cabeça. Percebemos que isso afeta desde a primeira infância até a vida adulta. Mas por que essa perseguição com os cabelos cacheados e crespos?
Munique: “Vamos explicar a partir da nossa história, acredito que fique mais didático. O Brasil tem 1521 anos e apenas 133 anos da Lei Áurea, que libertava todos os negros mantidos em regime de escravidão. A história e formação do Brasil é baseada no sistema escravocrata, o que inclui a economia, a política e a estética. É na estética que vemos como nossa formação do belo foi sendo moldada. E o belo não era o negro. Pelo contrário, o negro era feio, sujo, imoral… Notamos isso, principalmente, na fala até hoje”.
Hoje, mantermos nossos cabelos como são é uma forma de contestar essa construção estética e um ato político de resistência. Resistência porque desde muito cedo ouvimos e sentimos que não somos belos e assumir o Black nos liberta e afirma que somos belos com nossas características naturais.
Em 1960 os movimentos negros que lutavam pelos direitos civis nos EUA, especialmente os Panteras Negras, se apoderaram do volume do cabelo afro como símbolo de luta, representação e valorização da cultura negra. Assim nasce o Black Power. Desde então ele representa luta, resistência e valorização do negro. A atuação das mulheres foi muito importante para a afirmação Black Power. Foram elas as principais responsáveis por disseminar o movimento. Uma ativista que ajudou a disseminar foi Angela Davis, que também foi membro dos Panteras Negras.

Foto retirada do site Angela Davis filósofa e ativista do feminismo negro no EUA
No BBB 21 vimos um comentário de um participante branco que comparava uma peruca de um homem das cavernas com o cabelo de um outro participante negro (com cabelo crespo volumoso, o famoso Black Power). O problema dessa comparação é que um homem das cavernas não tem um mínimo de higiene pessoal, por isso seu cabelo com certeza vai ser sujo, fedido e mal cuidado. O que não é o caso de quem tem cabelo natural, cacheado ou crespo com volume, pois cuida do cabelo, mesmo que seja apenas lavar e secar. Fazer esse tipo comentário camufla, e ao mesmo tempo ressalta, uma lógica racista e acaba com a autoestima e autoconfiança de pessoas negras.
Há muitas pessoas que passam pela transição capilar, que é quando não se quer mais submeter o cabelo a processos químicos de alisamento, relaxamento ou similares. Hoje temos pessoas brancas de cabelo ondulado ou cacheado que assumiram seus cabelos naturais. A transição capilar é um processo de aceitação, valorização de suas características e acima de tudo auto conhecimento, já que têm muitas pessoas que alisam os cabelos desde crianças e nem sabem como realmente são seus cabelos naturais.
Notamos uma tendência em manter os cabelos naturais, sem uso de agentes químicos. Como consequência temos mais produtos para cabelos afro. Até uns 10 anos atrás não tinha produtos direcionados para cabelos crespo ou cacheado – a não ser para tirar o volume – para realmente cuidar e valorizar suas características. Hoje temos marcas e linhas de produtos capilares voltadas para cabelos crespo ou cacheado. Uma mudança incrível, mas não podemos ser ingênuos que ela veio apenas para dar autoestimas as pessoas negra. Essa mudança veio com o intuito de englobar mais um mercado consumidor.
Munique: “Até que enfim nos viram como mercado consumidor”.
No universo da maquiagem essa mudança também está acontecendo, com marcas produzindo tons de base para pele negra retinta. Confira aqui mais sobre o assunto.
Ter e manter seu Black é sim incomodar um sistema que vigora de forma sutil e velada. Ter um Black para cultivar é um ato de auto amor e auto conhecimento. Seu Black é Power.
Descrição da foto de capa: Foto em preto e branco de uma pessoa negra de costas. Em evidência está seu cabelo preto, cacheado e volumoso.