Quem aí gosta de passar horas e horas assistindo filmes ou conversando sobre eles? Hoje, nós do Comunica trouxemos uma indicação incrível para os fãs de cinema: O Caderno de Cinema! O material foi desenvolvido pelo Professor Dr. Rodrigo Gontijo junto à Camila Lozeckyi, aluna da turma de cinema, que colaborou fazendo o design. Nele você vai encontrar diversas indicações de filmes de toda a história da sétima arte. Nós conversamos com o professor pra falar um pouco sobre, dá uma olhada.
Comunica: Como surgiu a ideia do Caderno de cinema?
Rodrigo: A ideia do caderno de cinema foi organizar uma lista entregue aos alunos no final da disciplina de cinema para que eles possam dar continuidade aos estudos assistindo, analisando e aprendendo com diferentes produções, sejam as mais históricas até as mais contemporâneas
Eu sei que organizar uma lista é deixar muitos filmes de fora, ou seja, uma lista provoca sempre a vontade de criar uma outra lista com aquilo que ficou de fora. E essa foi também uma das propostas. Quando ela foi entregue aos alunos, pedi para, q daqui um tempo, depois que eles atravessem alguns filmes, que me devolvam uma nova lista com aquilo que não foi incluído para que a gente possa criar juntos outros cadernos de cinema
Comunica: Como foi escolhido cada filme?
Rodrigo: Podemos pensar na importância de um filme a partir dos seus procedimentos estilísticos, características inventivas, particularidades estéticas, relevância histórica, ineditismo e dispositivos narrativos. Intercalando filmes mais antigos com outros mais atuais e de fácil acesso, nasceu essa lista. Porém, nenhuma lista é definitiva, ou seja, ela não se esgota por aqui. Afinal, listar algo é sempre deixar de fora diversas possibilidades.
Além das produções norte-americanas e europeias que são sempre citadas nos livros de cinema, esta pequena seleção, dividida em 5 eixos com 10 filmes em cada, incorporou também cinematografias de outras partes do mundo como América Latina, Ásia e África. Atravessá-las pode ampliar o olhar sobre o cinema, tornando-se também um convite para a busca de outras referências.
Os textos sobre os filmes indicados são compostos por trechos de matérias, resenhas, artigos, críticas e reportagens publicados em relevantes veículos de comunicação, enciclopédias virtuais, instituições de ensino e catálogos de mostras de cinema. Estes trechos, que trazem diversas abordagens e pontos de vista, podem ser acessados na íntegra nos links indicados.
Comunica: Qual seu preferido da lista?
Rodrigo: Pergunta difícil, tenho vários preferidos. Dentre eles, somando-se as razões estéticas e estilísticas, aponto o Homem com uma Câmera do Dziga Vertov, de 1929. Esse filme é uma aula sobre cinema.
Comunica: Como você vê a importância do cinema pra sociedade?
Rodrigo: O cinema, e justamente quando olhamos para as produções para além das norte-americanas e da Europa, o que essa lista propõe, nos ensina sobre o mundo, nos apresenta lugares remotos, nos faz conhecer diferentes culturas e povos. Além de nos entreter e nos fazer sonhar, tb nos faz refletir sobre determinadas questões políticas, sociais, humanitárias. Muitos filmes sao verdadeiras aulas. O que seria de nós sem a possibilidade de ver filmes durante esse longo período que estamos vivendo de isolamento social?
Ficou interessado? Para ter acesso ao Caderno basta clicar aqui.