Já sabemos que na pandemia, a UEM adotou o ERE (Ensino Remoto Emergencial), como forma de manter os alunos estudando sem ter risco de contágio pelo Corona Vírus. Porém há muitas disciplinas que são práticas ou necessitam da prática para serem bem desenvolvidas. Esse é o caso de Cinema, do curso de Comunicação e Multimeios (CMM) da UEM, ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo Gontijo, que também lecionou a matéria de fotografia no primeiro semestre para a mesma turma. Dois exemplos de matéria que necessitam da prática para um bom aproveitamento. 

Apesar de todos os percalços que tivemos com o ERE a disciplina de cinema e fotografia mostrou o talento dos alunos do primeiro ano de CMM da UEM. O professor das disciplinas, Rodrigo Gontijo, criou um Instagram, @cmmuem2020, para poder veicular as produções dos alunos, com ajuda da aluna Camila Lozeckyi, do segundo ano. 

Durante as aulas de cinema e fotografia, o professor Rodrigo, sempre trazia convidados para dar palestras sobre seus trabalhos, como forma de deixar as aulas mais atrativas e dinâmicas; mostrar trabalhos consistentes de artistas, produtores, acadêmicos, entre outros e para os alunos terem contato com conteúdos diversificados. Com certeza esse foi um ponto muito positivo do ERE, assim era possível ter palestras em várias aulas. Sabemos que trazer um palestrante de fora dá trabalho, tanto para agendar quanto com custos, porém com as aulas online fica mais possível, com uso das tecnologias digitais. 

Em uma conversa agradável com o professor Rodrigo, ele disse que antes da pandemia, em fotografia, idealizava uma série de atividades coletivas entre os alunos, porém com o isolamento social ele reformulou seu planejamento para uma criação individual que unisse criatividade com as possibilidades para o momento. Na disciplina de cinema, os curta-metragem seriam realizados em grupo. E como unir grupo e distância? Bom, ele pensou na distância com o uso de tecnologias e plataformas digitais, sempre atento às circunstâncias atuais. Vocês vão notar que deu super certo essa estratégia. 

O professor Rodrigo nos contou também, que ficou muito satisfeito com o resultado dos trabalhos, com o esforço e empenho dos estudantes ao produzirem filmes bem pensados e estruturados, em como cada grupo idealizou formas alternativas de filmarem sem estarem todos reunidos. Galera, vamos concordar que deve ter sido uma dificuldade e tanto. 

A produção dos filmes foi feita em parceria com a matéria de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicação, ministrada pela Profª Drª Daniela Polla. Ela ajudou os alunos a pesquisarem sobre o tema escolhido, o que facilitou na escrita do roteiro dos filmes.

Como já foi dito, os filmes foram gravados em casa, com ajuda dos familiares, tanto na hora de gravar como atuando. Podemos notar que com recursos limitados os alunos fizeram trabalhos incríveis e se comprometeram muito, a ponto de a família entrar no jogo 😅. 

Para os alunos foi um grande desafio. Porque a maioria não tinha tido contato com a produção de um filme, até então; ter que pensar em todos os aspectos desde o início foi complicado e ainda mais em isolamento. Em conversa com os alunos do primeiro ano, percebi que todos curtiram a experiência, porém a distância era o ponto que a maioria colocava como negativo, por vários motivos; desde adaptação de roteiro e cenas até qualidade da gravação, iluminação, som e outros aspectos técnicos.

Giovana Storti disse: “gostei do resultado mas acho que se as circunstâncias fossem outras a gente teria uma produção melhor, pq eh difícil fazer cinema à distância num grupo de 4 pessoas com visões diferentes né. mas falando por mim eu também aprendi bastante sobre como algumas coisas deixam o filme mais dinâmico, sobre como ângulos e planos são importantes pra composição e como é difícil gravar sozinha ajsjdkk. acho q o meu grupo tb aprendeu bastante sobre iluminação já que a gente usou mto isso nas nossas cenas

Por fim me diziam que com todas as barreiras gostaram da experiência e ficaram satisfeitos com o resultado.  

Realmente os curta-metragem ficaram encantadores. Convido vocês a visitarem o Instagram da turma (@cmmuem2020) e curtirem, comentarem nos filmes que provocarem vocês de alguma forma. E é claro, compartilhar muito também. 😉 

Descrição da imagem de capa: A imagem é um print do Instagram dos filmes produzido na matéria de cinema. Na imagem aparece a foto de capa de cada filme.