No mundo literário há muitas referências de autores e autoras que tinham algum tipo de deficiência. Alguns são bem conhecidos outros nem tanto, o importante é que eles contribuem para termos uma literatura inclusiva e disposta a ler e valorizar autores com diferentes realidades e vivências. Como 03/12 foi Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, vamos listar alguns escritores PCDs:

  • Helen Keller foi uma autora, ativista social norte-americana. Foi a primeira cega e surda a entrar em uma instituição de ensino superior. Ela se formou em filosofia e lutava pelos direitos de pessoas com deficiência, pelos direitos das mulheres e direitos sociais. Helen escreveu a autobiografia “A História de Minha Vida”, publicada em 1902.

    Escritora Hellen Keller

    Escritora Hellen Keller. Foto da internet

  • Stephen Hawking. Esse nome já é mais conhecido, tanto no mundo da física quanto nas telas de cinema. Foi um físico teórico e cosmológico britânico, que tinha Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neurológica degenerativa. Durante sua vida foi perdendo movimentos do corpo, mas não deixou de contribuir com estudos e pesquisas no mundo da física.

    BRUNO VINCENT/GETTY IMAGES Astro-fisico Stephen Hawking

    BRUNO VINCENT/GETTY IMAGES
    Astro-fisico Stephen Hawking

  • Christy Brown, foi um escritor, poeta e artista plástico irlandês. Nasceu com deficiência física e paralisia cerebral, o que não o impediu de criar obras fantásticas. Por conta da paralisia cerebral não conseguia mexer o corpo, exceto seu pé esquerdo, com qual criava suas obras. Escreveu My Left Foot (Meu Pé Esquerdo). Fica uma sugestão de leitura.

    Christy Brown

    Christy Brown. Foto da internet

  • Alexander Pope, foi um famoso poeta e filósofo da Inglaterra. Considerado um grande escritor, com críticas picantes com as quais agredia seus desafetos. A escrita era forma de extravasar sua agressividade. Pope tinha uma baixa estatura e nasceu com vários problemas de má formação, durante a infância teve raquitismo, porém não o impediu de traduzir “Ilíada” e a “Odisseia” para o inglês. Ele têm várias obras e todas valem muito a pena a leitura.

    Alexander Pope

    Alexander Pope. Foto da internet

  • Jorge Luis Borges foi um escritor, poeta, crítico literário, tradutor famoso na Argentina, que ficou cego por conta de uma doença degenerativa. Muitos de seus escritos retratam a vida dos argentinos. Seus contos regionais são interessantes para expandirmos nossos horizontes. São vários contos e poemas que falam sobre sua condição. É um autor que tem uma obra extensa e diversa.

    Jorge Luis Borges

     Jorge Luis Borges. Foto da internet

Bom, deixamos alguns autores com muitas obras, boa leitura a todos.