Hoje, 03 de dezembro, é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Precisamos falar sobre isso, mas não somente falar. Precisamos respeitar, aprender e principalmente: incluir. Por isso, trouxemos três pessoas incríveis e com trabalhos maravilhosos para você conhecer e admirar!

Flávia Diniz

Flávia Diniz

Produtora Cultural, Flávia Diniz deu voz ao Outubro Rosa da OLX Brasil, é coordenadora geral/idealizadora /fundadora do coletivo sócio cultural Resenha das Pretas que visa dar representatividade ao feminismo negro.

Ela também participou do Festival Ori, que é um mergulho na ancestralidade e um salto para o afrofuturismo. Quer mais? Em meio a pandemia do coronavírus, Flávia ocupou juntamente com Marcelo Zig (@afrodeficiente_) o Instagram do Rodrigo França, com uma série de lives sobre a luta antirracista e a importância de ela ser também anticapacitista.

No seu Instagram, “E eu continuo sambando…”  ela aborda a temática da Acessibilidade urbana/periférica, com vídeos e lives. Vale a pena conhecer e aprender mais sobre esse conteúdo tão necessário 💛 Ah, todo domingo tem a Pílula do Samba, acompanhem!

Bartira Sene

Bartira Sene

Bartira Sene é estudante e artista. “Sou uma pessoa com deficiência desde sempre, ou seja, nasci desse jeito belíssimo. Tenho Artrogripose Múltipla Congênita. Sou cantora e compositora, toco alguns instrumentos também. Estudo licenciatura em música na USP-RP.
Gosto de cantar de MPB à ópera (canto lírico), um pouquinho de tudo. Mas minha criação foi em meio a manifestações culturais já que tanto minha mãe quanto meu pai são artistas.”

No seu perfil do Instagram, Bartira compartilha vídeos incríveis cantando, tocando e espalhando arte! Você pode conferir no nosso Instagram também: www.instagram.com/comunicauem.

 

Post Roxo Compartilhando sua Fantasia no Instagram (2)

Filósofo, Compositor, Servidor Público, Palestrante e Ativista AfroPcD, Marcelo Zig é idealizador do projeto Quilombo PCD. O projeto busca escutar e prestar serviços, se atentando às demandas de visibilidade da população preta com deficiência. Isso é feito através da busca de parcerias em um espaço de troca e construção.
Marcelo também é idealizador do projeto Mergulho Cidadão, que é uma Campanha Preventiva aos Riscos de Acidente/Lesão Medular por Mergulho em Águas Rasas.

Em novembro, o filósofo participou também do Festival Ori, da Cultne, que foi um evento histórico, principalmente com sua presença representado a comunidade preta e PCD, junto a Flávia Diniz. Ainda no mês passado, Marcelo Zig também fez parte da ocupação PCD no instagram do Rodrigo França lá você pode conferir uma série de lives grandiosas sobre o antirracismo junto ao anticapacitismo.

E não parar por aí! Recentemente, ele também participou do 1ª Congresso Pais Pretos Presentes, como representante da pessoa preta com deficiência. O congresso está disponível no canal do Youtube do movimento Pais Pretos Presentes.

São muitos trabalhos incríveis, né? Confiram tudo e nos contem o que acharam!