Eu como uma boa fã de carteirinha de RBD (literalmente, vocês lembram delas? a minha era da Roberta) estou muitooo animada de ter esse espaço para escrever um pouco sobre eles, tão animada que não sei nem como começar! Pensei em começar contextualizando o que foi o fenômeno Rebelde e introduzindo a banda para vocês, mas na minha cabeça é inconcebível alguém que não conheça eles, certo??

Como aprendi nas aulas de jornalismo que nunca posso presumir que meu público vá saber do que eu estou falando, vamos começar do início mesmo.

A banda RBD foi um grupo musical mexicano formado a partir da série de televisão Rebeldes (2004-06) e considerado um dos maiores grupos pop não só do México, mas da América Latina inteira. A banda é composta por seis integrantes, sendo eles os mesmos atores principais da telenovela acima mencionada: Alfonso Herrera (Miguel), Anahí (Mia), Christian Chávez (Diego), Christopher von Uckermann (Giovanni), Dulce María (Roberta) e Maite Perroni (Lupita).

Screenshot_1

A banda surgiu juntamente com a série de televisão em 2004, porém, o sucesso foi tanto que mesmo com o fim da série em 2006, a banda seguiu junto produzindo álbuns e fazendo shows até março de 2009 com o fim de sua última turnê “Tour del Adios”. Durante os quase 5 anos de carreira eles conquistaram diversos discos de platina, ouro e diamante com seus álbuns, realizaram turnês por mais de 23 países e 116 cidades, incluindo o Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, o Estádio do Coliseum em Los Angeles e o Madison Square Garden de Nova York, todos com ingressos esgotados. Além disso, algumas de suas apresentações superaram em vendas recordes de gigantes mundial como The Beatles e The Rolling Stones.

RBD conquistou o mundo do pop e se fez presente em todos os grandes meios de comunicação da época, mas de 2009 para cá presenciamos enormes mudanças na indústria musical e do entretenimento mundial que revolucionou nossa maneira de consumir música, principalmente devido as novas plataformas de streaming digitais como Spotifiy, AppleMusic e Deezer. Por muitos anos as produções musicais de RBD estavam fora desse mundo, sendo encontradas apenas pelo YouTube, em formatos desatualizados e antigos.

Porém, no dia 27 de agosto de 2020, os ex-integrantes da banda postaram em seus perfis do Instagram uma chamada um tanto quanto misteriosa sobre um possível novo trabalho de RBD, essa chamada nos levava para um site chamado RB2 e nele continha uma contagem regressiva. Já no dia 3 de setembro, as 21h horas horário de Brasília os fãs puderam matar a saudade de todas a músicas que por anos ficaram longe ao descobrir que os álbuns e produções da banda finalmente estavam remasterizadas e disponíveis em todas as plataformas de streaming!

ab67706f0000000347cf3c5e8b944f9b8fcf9af0

Claro que essa não era a única surpresa relacionada a tão esperada contagem regressiva, mas creio que o resultado desse lançamento com certeza foi uma surpresa para a própria banda e seus produtores. Batendo recordes sem parar, o lançamento da discografia no Spotify destronou o recorde do grupo de k-pop BTS (125 mil seguidores) de playlist com mais seguidores em suas primeiras 24h com 175 mil usuários e mais de 20 milhões de streamings.

A música Sálvame foi considerada pelo Spotify como a melhor estreia de uma música em espanhol de todos os tempos na plataforma. Eles também conquistaram o recorde de maior número de músicas simultâneas no top 200 Brasil com 32 músicas na playlist e 21 canções no TOP 50 viral brasil, além de que 9 músicas do grupo foram parar na playllist TOP 200 MUNDIAL e nas Top 50 virais e Top 200 de 17 dos 20 países da América Latina.

Uma das grandes revoluções que as plataformas de streaming trouxe para indústria da música foi a criação das playlists oficiais do Spotify como as TOP 50/200 tanto mundiais quanto nacionais, uma vez que muito da ideia de medir sucesso a partir da venda de CDs como se dava antes foi caindo em desuso, se transformando agora na ânsia de ver sua canção inserida dentro de alguma playlist TOP X do Spotify.

Ufa! Muuuita coisa para quem estava há anos fora da indústria musical e de suas novidades, certo? O fenômeno RBD chegou mostrando que todo sucesso de antes não foi o suficiente para eles e que agora mais modernos desbancariam todos também! Mas a história não para por aí. Lembram do site que comentei antes? No último dia 30, o cronometro do RB2 finalmente zerou e os fãs descobriram que vai haver um reencontro!! O show, que foi batizado de “Ser O Parecer” será realizado por meio de uma live paga no dia 26 de dezembro a ainda há rumores de que uma música nunca antes lançada vai ser uma surpresa a mais para o evento.

Não muito comum no Brasil, o costume de cobrar por fazer lives é bem comum no México, país natal da banda. E com mais essa novidade RBD mostra que mesmo separados a história da banda nunca poderá ser apagada e que ela segue se atualizando conformo seus fãs os apoiam.