Morar nas cidades tem sido um desafio. Quanto maior a cidade maiores são seus problemas. As cidades vêm enfrentando dificuldades com a mobilidade, moradia digna, acesso a recursos públicos, segurança, saneamento básico, sustentabilidade, proteção e inclusão de grupos específicos, como negros, índios, LGBT+, mulheres, entre outros. As cidades cresceram e se modernizaram, mas essa modernização não superou as desigualdades históricas. Por questões como essas e com o objetivo de promover a participação popular nas políticas urbanas é que nasceu o Projeto Brasil Cidades (BR Cidades).

O BR Cidades surgiu em 2017 pela demanda de uma nova agenda urbana, se iniciou na Frente Brasil Popular, que solicitou a arquiteta e urbanista, Erminia Maricato, que trabalhasse essas novas demanda das cidades. Para ajudar, nessa nova agenda urbana então ela convida a juventude e profissionais de sua área, de outras áreas e lideranças de movimentos sociais. O BR Cidades, então, é um projeto que repensa o direito à cidade, sinaliza seus problemas e busca formas de amenizar esses problemas, tudo isso levando em conta a real demanda da sociedade.

Organização

O BR Cidades é uma organização nacional, dividida em núcleos estaduais e municipais. Hoje atua em 17 estados e 19 cidades do país. No Paraná está presente em Curitiba, Londrina e Maringá. Cada cidade tem sua agenda urbana específica, à qual vai dar foco e ênfase, mas há também uma agenda nacional, que esse ano são as  eleições municipais. Essa agenda tem como objetivo aproximar e dar clareza aos candidatos das demandas de suas cidades para os próximos anos, além de incentivar a participação da população nas eleições.

Em Maringá o projeto é desenvolvido dentro da UEM, sob coordenação da professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Beatriz Fleury e Silva, com a participação de alunos e professores de vários outros cursos como Geografia, Direito, Sociologia, Comunicação e Multimeios, entre outros. Há também a participação de ex-alunos, e profissionais fora da universidade. Ao todo são 17 pessoas atualmente: Layane Nunes, Caroline Farias Freitas, Bárbara Dourado Sanches, Evelin Cavalini Santana, Isabella Lima Boso, José Pedro Racanello Servo, Maria Cecilia Ferreira Martins, Roberto Araújo da Silva, Júlia Queiroz Meneguello, Beatriz Bernardi, Carolina Menarim, Rodrigo Blaudt, Sandra Santos, Fernanda Gomes da Silva Pires, Graça Rossetto, Juliana Thomaz Neves e Victor Gabriel Menezes Menegassi.

Se interessou, que tal participar?

Qualquer pessoa que se interesse por contribuir para uma cidade mais igualitária, em direitos urbanos e direitos humanos pode participar. O grupo discute, publiciza essas questões e busca soluções para uma cidade mais sustentável, acessiva e inclusiva de forma geral, portanto basta a vontade de colaborar nesse sentido. Para fazer parte do grupo é só demonstrar seu interesse pelas redes sociais e a coordenação entrará em contato. Aproveite para seguir e compartilhar as atividades do Br Cidades Maringá: instagram.com/brcidadesmga e facebook.com/brcidadesmga

O BR Cidades Maringá tem como característica a promoção da participação da população nas políticas urbanas. A agenda urbana de Maringá tem 3 pontos principais: 1- Gestão democrática e políticas de intervenção urbana; 2- Politica sociais e de inclusão e 3- Proteção a grupos específicos. Maringá vem crescendo e espalhado criando muitas áreas periféricas, esse crescimento tem que vir acompanhado de infraestrutura, de serviços públicos, como transporte, saúde, educação, lazer, cultura, saneamento básico. O Br Cidades Maringá vem pensando todas essas demandas e trazendo a participação de líderes comunitários, sociais e da população como um todo. E o Comunica agora também faz parte dessa iniciativa!