#ParaCegoVer

Em maio, o Teatro Guaíra completou 51 anos e comemorou de forma diferente, longe dos palcos, mas não da plateia. O processo de adaptação à quarentena trouxe muitas coisas diferentes nos planos de todos e nos do Teatro também.

“…não só dança como imagem, nós temos trabalhado bastante com as artes visuais agora” – Karin Chaves

Como bons curiosos, nós pedimos alguns spoilers do que está para vir. Pedro e Karin falaram dos vários projetos planejados!

Começamos por um pensado pela própria Karin ao combinar a técnica de stop-motion com a dança. “Eu quis usar ele (stop-motion) como se eu desse dicas para as pessoas do que elas podem fazer para deixar o tempo delas mais produtivo, como elas podem se reinventar, uma maneira divertida de falar sobre isso, que passe uma mensagem no formato de dança, não só dança como imagem, nós temos trabalhado bastante com as artes visuais agora, como eu posso passar uma mensagem por esse formato.” Explica Karin sobre o futuro projeto. Além da ideia do stop-motion, o Balé Teatro Guaíra já vem disponibilizando semanalmente, pela plataforma YouTube, vídeos completo das obras do repertório da companhia.

Os dois maiores projetos da companhia atualmente estão sendo, um voltado para os ODS da Organização das Nações Unidas (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável): “isso foi uma encomenda do próprio estado, que entregamos agora para eles para ir a uma edição bem profissional, e vai para a web um pouco mais tarde para ser lançado em nível mundial.” nos conta Pedro. E o segundo maior projeto é que nesse mês de junho, o Balé Guaíra abriu as inscrições das aulas online para o interior do estado.

As inscrições para as aulas online já estão abertas, elas serão gratuitas e cada modalidade tem 100 vagas que estarão disponíveis à população de todo o Paraná até o dia 2 de julho de 2020. As oficinas acontecem de 6 de julho a 3 de setembro de 2020, você pode se inscrever e ver as modalidades aqui.

“…a companhia também é muito aberta para trocar com todo mundo” – Pedro Pires

O Comunica pediu para os artistas deixarem um recadinho especial para todos nós, nesse momento de isolamento:

Karin: meu recadinho é para que todos tenham muita paciência para esperar esse momento passar. Tentar ser positivo, fazer coisas produtivas, aprender coisas novas, continuar se exercitando de maneira, talvez, diferente mas que vai aumentar seu repertório de vivências, experiências e atividades. Vamos transformar esse limão em limonada.

Pedro: Fiquem ligados no Balé Guaíra, nós somos a vossa companhia, a companhia do estado, nós somos de vocês. Estejam ligados com a gente, entrem em contato com a gente, se tiver sugestão nós aceitamos, eu como diretor estou muito aberto, e a companhia também é muito aberta para trocar com todo mundo, pois temos a consciência que nós somos um produto do estado, estamos aqui disponíveis, o nosso trabalho, nós ganhamos para criar arte para o estado do Paraná.

Siga nas redes:

@baleteatroguaira

@teatroguaira

 

Se você ainda não assistiu o Balé Carmen, se liga aqui: