Devido a pandemia pela qual passamos e a impossibilidade de realização de aulas presenciais, no mês de maio a Universidade Estadual de Maringá estabeleceu alguns critérios para realização das atividades de forma remota. Confira abaixo a transcrição da entrevista da coordenadora do curso de Comunicação e Multimeios, profa. Dra. Valéria Assis, sobre as atividades de CMM para este período.

TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO COM SEPARAÇÃO DE TÓPICOS

Olá, vou dizer aqui um resumo do que foi decidido na universidade sobre seu funcionamento, tendo em vista a impossibilidade de realização de aulas presenciais neste período de pandemia e o que está sendo realizado no curso de Comunicação e Multimeios.

O que CMM fez no início da quarentena?

A suspensão das aulas para todas as universidades do Paraná ocorreu no mês de março, por decreto dos governos federal e estadual. Tendo em vista a impossibilidade de iniciar as aulas, desde a terceira semana de abril os professores do curso oportunizaram às turmas de multimeios encontros remotos por meio de videoconferências em todos os dias úteis da semana. Nesses encontros foram propostas conversas que versaram sobre temas de interesse do campo da comunicação e que contribuem para a formação dos estudantes. Também foi realizada, por meio de videoconferência, uma recepção aos calouros. Nela todos os professores do curso participaram com a presença da maioria dos calouros. Foi um momento considerado muito positivo, em que também estiveram presentes alguns veteranos, especialmente do centro acadêmico.

As decisões do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão

Neste meio tempo, por cerca de 40 dias, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEP) realizou sucessivas reuniões e estudos para decidir o que seria possível desenvolver no ensino de graduação, diante dos decretos que suspenderam as aulas presenciais, devido a crise sanitária. No dia 8 de maio, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEP) aprovou a possibilidade de algumas atividades remotas serem oferecidas à graduação nesta fase. Sabemos que faculdades privadas rapidamente mudaram as aulas presenciais para aulas remotas. No caso da UEM, uma mudança assim não é simples. Nossa universidade é muito grande com cursos muito diferentes e com necessidades igualmente diversas. Atravessando essa complexidade, também temos estudantes e professores em situações muito variadas de possibilidade de acesso à internet e uso de ferramentas online. Todos esses fatores foram considerados, discutidos e estudados para que o Conselho construísse e propusesse uma alternativa viável para esse tempo de pandemia. Assim, tendo em conta todos esses fatores, o CEP aprovou para um período de 60 dias, contados a partir do dia 13 de maio, que para o público de graduação da UEM as atividades remotas que poderão acontecer serão abertas e não obrigatórias. A maior parte delas poderá ser de curso ou eventos de extensão. Estes poderão, depois de concluídos, serem aproveitados como atividades acadêmicas complementares (AACs) ou como parte da carga horária obrigatória, a critério do colegiado de cada curso de graduação. Desta forma, é possível comtemplar a totalidade dos estudantes da UEM: os que podem terão a seu dispor atividades online, que depois de concluídas poderão ser incluídas em seus currículos. Os que não podem terão garantido o seu direito de que estarão em situação de igualdade com os demais quando as aulas obrigatórias puderem ser retomadas.

Como CMM vai reagir a partir das novas demandas?

No caso do curso de Comunicação e Multimeios foram criadas três atividades que tomarão três dias da semana até o final de julho, são dois cursos e um evento de extensão. Foram formados dois grupos de professores, cada grupo criou e está executando um curso de extensão; já no evento, todos os professores estão juntos para sua realização. Essas atividades se iniciaram no dia 26 de maio e já estão em andamento com divulgação em todos os meios digitais disponíveis. A diferença entre curso e evento está nos seus objetivos, organização e ações: um curso tem finalidade de treinamento, ensino, visando ampliar e atualizar um determinado conhecimento, oferecido com um programa e formas de avaliação dentro de prazos específicos. Evento é uma atividade de curta duração, que pode ser um congresso, encontro, ciclo de palestras, etc. Tem a finalidade principal de divulgação de conhecimento. Para esse período, ficou como atribuição da coordenação de curso receber e colaborar na proposição de atividades para o público de graduação, e como atribuição do departamento controlar para que todos os professores vinculados aos cursos de graduação, participem das atividades propostas para o período.

Existem prejuízos para quem não puder acompanhar as atividades remotas?

Finalmente, é importante destacar que a distribuição dos cursos e eventos da semana foi feita de tal forma a garantir que o estudante possa participar de todos eles se quiser, nada é obrigatório. É possível participar de uma, duas, ou três das atividades, assim como não participar de nenhuma, não existem prejuízos formais curriculares se não puderem fazer. Por outro lado, a impossibilidade de estar junto e de compartilhar atividades coletivas, é sempre uma perda para nossas possibilidades de aprender mais, desta forma, espero que possamos alcançar todos nossos estudantes e eles possam estar junto conosco neste período.