Na próxima segunda-feira, 04/05, nosso querido CineUEM voltará com as melhores discussões sobre a sétima arte. Agora, com um novo coordenador, o professor Rodrigo Contijo, o CineUem se adapta às condições de quarentena, que enfrentamos devido à epidemia do corona vírus. Os encontros vão acontecer através do Meet Google (clique para participar), às 16h. Para ter acesso, basta apenas ter uma conta no Google e muita curiosidade sobre os variados filmes que temos por esse mundo!

De acordo com o professor Rodrigo, o projeto funcionará de forma que todos possam opinar, sugerir e principalmente participar. As discussões serão prioritariamente sobre filmes com uma produção fora do eixo norte-americano e europeu, com a intenção de valorizar filmes como Parasita e Bacurau, que ganharam grande visibilidade, mas ainda estão fora do padrão das exibições dos cinemas comerciais.

Se liga nesse recadinho que o prof Rodrigo deixou pra gente no Insta do Comunica:


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Comunica UEM (@comunicauem) em

 

Rodrigo Contijo, nosso novo professor do curso, se formou em Comunicação e Multimeios na PUC – SP e veio cheio de vivências e histórias para compartilhar. Nossa equipe o entrevistou e vamos contar um pouco pra vocês, vem com a gente!

“As coisas se convergem, muitas vezes você está no mercado de trabalho, desenvolvendo projetos e dá vontade de fazer uma instalação, então vá e busque referências, as coisas não estão tão distantes.”

Comunica: Como foi pra você o curso de Multimeios?

Rodrigo: Entrei no curso já focado em audiovisual, mas sempre gostei de outras áreas como artes visuais, então o curso de cinema pareceu algo limitante pra mim, por isso escolhi Multimeios. Pra mim, conhecer diversas áreas é essencial no momento atual, os equipamentos são mais fáceis de carregar, mais acessíveis, então não precisamos ficar tão restritos às limitações.

Comunica: Durante a sua carreira você teve algum tipo de preconceito no meio do audiovisual, por ter cursado Multimeios e não um curso mais fechado?

Rodrigo: Tive em alguns momentos, não vou citar nomes (rs), mas trabalhei em uma produtora com muitos jornalistas e muitos formados em cinema, eu costumava levar ideias diferentes e diversas vezes essas ideias eram acatadas, o que gerou algumas críticas  no grupo, do tipo “ele nem fez cinema”, mas sempre levei ideias bem embasadas e com referências. No mestrado tive mais contato com Cinema, através do documentário e do cinema experimental.

“Eu sempre me interessei por muita coisa, então esse interesse me levou pra vários lugares. Eu já tive uma produtora de vídeo, trabalhei com dança contemporânea, então meu viés sempre foi mais focado no campo das artes visuais em diálogo com o cinema experimental”

Comunica: Quais as suas produções que mais te marcaram?

Rodrigo: No último ano da faculdade me inscrevi para um projeto voluntário na Indonésia, nessa época eu trabalhava na TV PUC e fiz uma parceria com eles, onde eu gravaria a minha vivência eles me emprestariam os equipamentos. Fiquei 4 meses no projeto, gerando um baita material, quando voltei também editei tudo na própria TV PUC, ficava até madrugada editando todo esse conteúdo depois do meu horário de trabalho. Depois de meses mandei esse trabalho para o Festival de Gramado, para a categoria de Cine vídeo, onde ganhei os prêmios: Melhor Documentário e Melhor da Categoria.

Depois de um tempo, comecei a fazer trabalhos com dança junto com uma amiga que era dançarina, editei tudo em madrugadas da TV PUC também, depois disso fui me aproximando e gostando cada vez mais dessa área. Eu e meu amigo Dudu nos inscrevemos em um edital com uma vídeo arte e ganhamos um Troféu APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, bem importante em São Paulo e isso fez com que muitas pessoas da dança começassem a me chamar para trabalhar com elas, me abriu muitas portas.

No campo do documentário, me juntei com algumas pessoas para no inscrevermos num edital da Secretaria de Cultura em parceria com a TV Cultura sobre bairros da cidade São Paulo, então fomos contemplados. Essa experiência me deixou bastante interessado nesse assunto e me despertou pra outras assuntos relacionados. Participei 4 vezes desse edital.

Comunica: Deixe um recado aqui para o pessoal.

Rodrigo: O grupo é para todos, estão todos convidados, aguardo vocês!

Não vão perder esse encontro, né? Nos vemos lá!